Ministro torna pública decisão que abriu inquérito sobre governador de GO

Apesar de a investigação trazer elementos que devem ser mantidos em sigilo, interesse público precisa ter a garantia do acesso a informações essenciais sobre os fatos em apuração

Fonte: Jornal do Brasil

Comentários: (1)




O ministro Humberto Martins determinou, nesta quarta-feira, a publicação da decisão relativa à abertura de inquérito sobre o suposto envolvimento do governador de Goiás, M. Perillo (PSDB) com o empresário-contraventor Carlinhos Cachoeira. Para o relator, apesar de a investigação trazer elementos que devem ser mantidos em sigilo, como dados fiscais e bancários e interceptações telefônicas, o interesse público precisa ser atendido com a garantia do acesso de terceiros a informações essenciais sobre os fatos em apuração.


A instauração do inquérito foi requerida pelo Ministério Público Federal (MPF) para apuração de supostos delitos cometidos por Perillo em ligação com Cachoeira. O governador foi citado por ele em telefonemas gravados durante investigações relacionadas à exploração ilícita de jogos de azar em Goiás. Identificado o potencial envolvimento do governador no caso, quando da transcrição das escutas, a investigação foi remetida pelo juiz federal que presidia o inquérito inicial à Procuradoria Geral da República.


Proximidade


Para o MPF, os elementos apurados até o momento demonstram a existência de "proximidade" entre Perillo e Cachoeira. A relação estaria indicada pelas conversas de Cachoeira com interlocutores como o ex-senador Demóstenes Torres e Wladimir Garcez, ex-vereador de Goiânia, “muitas relacionadas a decisões de governo”, e referências a encontros entre os dois.


Haveria certeza de pelo menos um jantar, ocorrido em maio de 2011, na casa do ex-senador. O MPF também entende haver influência demonstrada de Cachoeira na nomeação de pessoas para cargos de confiança em órgãos estatais, principalmente no Detran goiano.


Ainda conforme o MPF, além da relação de proximidade entre Cachoeira e Perillo, haveria indícios de prática de possíveis infrações penais pelo governador. Para o MPF, Perillo seria não só conivente como avalizaria negócios patrocinados por Cachoeira em favor de interesses da Delta Construções.


Documentos apreendidos na casa de um dos investigados apontariam a existência de contas bancárias em nome de Perillo no exterior, além de uma empresa denominada Aztec Group S/A, constituída nas Ilhas Virgens Britânicas, cujo representante legal teria outorgado procuração ao governador para negociar e firmar contratos com instituições financeiras estrangeiras.


Para o MPF, os diálogos indicariam ainda que Cachoeira tentou entregar dinheiro na sede do governo goiano a um assessor especial do governador. O numerário teria Perillo como destinatário final, já que uma ligação de Cachoeira trataria de mensagem enviada pelo governador a Cláudio Abreu, diretor regional da Delta, relativa a uma “parcela de 500” que deveria ser entregue até aquela sexta-feira. Cachoeira viveria em casa adquirida do governador.


Indícios suficientes


Ao autorizar a instauração do inquérito, o ministro Humberto Martins destacou que basta que os elementos colhidos indiquem a possibilidade de ocorrência de infração penal para que a investigação seja iniciada. “Ademais, o inquérito é o instrumento de que se vale o estado para prevenir-se contra a possibilidade do exercício de uma acusação penal infundada”, esclareceu.


Ele acrescentou que o próprio governador solicitou a apuração dos fatos. “O próprio governador Marconi Perillo concorda com a necessidade da instauração da presente investigação, em face da enorme projeção que os fatos ganharam na mídia nacional”, ressaltou.

Palavras-chave: Apuração; Inquérito; Operação monte carlo; Decisão pública; Acesso à informação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-torna-publica-decisao-que-abriu-inquerito-sobre-governador-de-go

1 Comentários

Cleomar Rosa Advogado17/08/2012 10:13 Responder

Acreditar em político hoje está dificil, entendo que o Brasil teria que passar por mudanças radicais, ao invés de políticos, gestores fiscalizados e remunerados que responderia por qualquer indicio de corrupção, é utopia, quem sabe, o fato é que está dificiz na forma que se encontra, precisamos mudar,

Conheça os produtos da Jurid