Ministro Teori reconsidera e mantém presos investigados na operação Lava Jato

Miinistro Teori Zavascki revogou mandados de prisão expedidos em decorrência da investigação

Fonte: Migalhas

Comentários: (1)




Depois de ser questionado pelo juiz Federal Sérgio Moro, do PR, sobre decisão que suspendeu os inquéritos e ações penais relacionados à operação Lava Jato, o ministro Teori Zavascki, do STF, reconsiderou e determinou que sejam mantidas as prisões da operação até que ele analise os processos e inquéritos do esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Na decisão, ele assegurou liberdade apenas ao ex-diretor Petrobras Paulo Roberto Costa, que foi solto pela manhã.


Nesta segunda, 19, o ministro havia determinado a revogação dos mandados de prisão expedidos em decorrência da investigação, além da remessa imediata de todos os autos ao STF. A decisão do ministro Teori se deu em caráter liminar na reclamação ajuizada por Roberto Costa para questionar a competência do juízo da 13ª vara Federal da seção Judiciária do Paraná. O ministro argumentou que, como há indícios de participação de parlamentares, o foro competente para determinar as investigações é o STF e determinou a remessa imediata dos autos ao Supremo.


Para o juiz Sérgio Moro, o esclarecimento do alcance da decisão é necessário "a fim de evitar que os processos, a ordem pública e a aplicação da lei penal sejam expostas a riscos por mera interpretação eventualmente equivocada". Segundo ele, há outros processos que não foram informados ao Supremo na semana passada, inclusive uma ação penal que envolve o tráfico de 698 quilos de cocaína e que um dos presos foi detido na Espanha. "Há indícios de que compõe grupo organizado transnacional com diversas conexões no exterior e dedicado profissionalmente ao tráfico de drogas."


Operação Lava Jato


Deflagrada em março deste ano, a operação investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bi. O personagem central era o doleiro Alberto Youssef, que foi preso na ocasião, no entanto, as investigações apontaram o envolvimento do doleiro com Paulo Roberto Costa e com o deputado André Vargas. Segundo a PF, o doleiro também mantinha relações com outros políticos.

Palavras-chave: operação lava jato direito penal prisão revogação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-teori-reconsidera-e-mantem-presos-investigados-na-operacao-lava-jato

1 Comentários

DANILO BONISSONI aposentado20/05/2014 20:25 Responder

ME ENVERGONHO SER DO ESTADO DE SC, TERRA DO \\\"MINISTRO\\\" ZAVASCKI. DEIXOU EM LIBERDADE O PIVÔ DE TODO O ESQUEMA. QUAL SERIA O MOTIVO???? PROVAVELMENTE...

Conheça os produtos da Jurid