Ministro do STF quer adiar prazo do novo Código de Processo Civil

Contra uma sobrecarga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes defende que o início da vigência do novo Código de Processo Civil (CPC) seja adiado em até cinco anos. O texto foi sancionado em março

Fonte: OAB/RJ

Comentários: (1)




Contra uma sobrecarga no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes defende que o início da vigência do novo Código de Processo Civil (CPC) seja adiado em até cinco anos. O texto foi sancionado em março.

A reforma foi elaborada por uma comissão, coordenada pelo ministro Luiz Fux. A discussão durou cinco anos.

O prazo para o novo CPC entrar em vigor é março de 2016. Mendes quer alterar essa estreia via projeto de lei. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi procurado por Mendes e disse que vai apoiar a proposta.

A principal crítica de Mendes é que as novas regras vão sobrecarregar a corte. Hoje, quem decide se o recurso "sobe'' ou não é o tribunal de origem. Agora, caberá aos ministros do STF opinarem se admitem os recursos.

"Vamos perder um filtro. Fazer uma reforma no CPC para agravar a situação já grave das cortes supremas é algo que não se recomenda", afirma. Ele propõe adiamento para adaptação à nova regra.

O ministro Marco Aurélio faz coro: "Agora veio essa novidade de não se ter o juízo primeiro, e o recurso subir imediatamente ao STF e ao STJ [Superior Tribunal de Justiça]. Sob minha ótica, não é uma evolução, é retrocesso".

Para Roberto Barroso, a mudança é "relativamente indiferente". O que mais sobrecarrega, diz, é a obrigatoriedade de ministros elaborarem votos só para reforçar decisões das instâncias inferiores.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, disse que a corte estará preparada no prazo aprovado pelo Congresso.

Ministros reclamam reservadamente que a mudança na admissibilidade de recursos atende a interesses de advogados, ao garantir acesso à corte com mais recursos. A Ordem dos Advogados do Brasil foi procurada para comentar, mas não respondeu. 

Palavras-chave: Ministro STF Adiamento Prazo Novo Código de Processo Civil

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministro-do-stf-quer-adiar-prazo-do-novo-codigo-de-processo-civil

1 Comentários

Alberto Louvera Professor23/06/2015 18:27 Responder

Postei no Facebook, outro dia, que o VELHO Código de Processo Civil, sofreu alterações geográficas, pontuais e que estas significam um retrocesso para o processo e um avanço para a corrupção que há no Poder Judiciário. Eis, aí, a primeira manifestação de peso contra as SATISFAÇÕES de interesses codificados no novo (velho, medieval) livro de ritos civis. A sociedade reagirá também tal como a maioria esmagadora dos advogados, caso, algum dia, estes consigam compreender o que há nas entrelinhas de cada dispositivo desse Código. Entre adiar para 5 anos sua vigência e refazê-lo, prefiro que seja refeito por quem conhece Direito e não por leigos, limitando-se o Congresso, como no caso presente, a aprovar o novo projeto de lei. Sim, o NCPC precisa de um novo projeto para modificá-lo e torná-lo sério.

Conheça os produtos da Jurid