Ministra Eliana Calmon revela-se especialista em receitas culinárias

Nem só de julgamentos de processos de Direito Público vive a ministra Eliana Calmon, da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




Nem só de julgamentos de processos de Direito Público vive a ministra Eliana Calmon, da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Baiana de Salvador, mas "candanga" assumida há 15 anos, quando se mudou para Brasília, ela costuma causar surpresa à sua volta, sempre que lança uma nova edição das receitas culinárias que vem cultivando desde a infância, por influência e incentivo da mãe. REsp ? Receitas Especiais, já na quarta edição, revista e acrescida de novos pratos e dicas, revela uma profissional de forno e fogão tão experiente e segura quanto a que julga os inúmeros recursos especiais na sua rotina de trabalho no STJ. Daí o feliz trocadilho que dá nome à publicação.

A simplicidade da edição, que leva o selo da Thesaurus Editora (DF), é o primeiro sinal da intenção da autora quanto ao propósito do livro. "Direto ? é como sou ? e feito para a mulher pós-moderna, ocupada com tantos afazeres profissionais e domésticos, pois, embora eu saiba todas as receitas da culinária baiana, ponho no livro as mais simples, que incluem ingredientes que se tem em casa", conta a ministra. Esse diferencial em relação às inúmeras publicações sofisticadas no mercado editorial do gênero faz de Resp ? Receitas Especiais um sucesso de venda. É um livro convidativo, de fato, para se ter à cabeceira do fogão e pôr à prova os ensinamentos da ministra Eliana.

Entre as gostosuras que ensina, ela própria chama atenção para as "saladas maravilhosas, aprendidas com as amigas queridas e parentas", como a Café de Paris, a Tropical, a Alice e a de Repolho com Maçã, que integram o capítulo Receitas Light Salgadas, acrescido nesta quarta edição. Os demais capítulos são dedicados às Receitas Salgadas; Receitas Doces; Receitas Light Doces e Dicas Importantes.

Em Dicas Importantes,leitoras e leitores encontram desde o cálculo de quantidades de alimentos por pessoa e buffet, aos "doces segredos" da arte de receber, passando pelas confidências de como fazer um bolo gostoso, ou não deixar queimar os biscoitos caseiros e, até mesmo, o tratamento dado a alimentos cozidos no microondas. Uma lista do material mínimo necessário para cozinha, incluindo especiarias e indicações de como bem usá-las, completa os toques de Resp ? Receitas Especiais, que, segundo a ministra, vai mais longe por dar margem à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, atualmente.

"De modo geral, a mulher de hoje recusa a culinária por ser um símbolo secular da subserviência feminina. Mas as feministas, as intelectuais não se apercebem do quanto é prazeroso cultivar algo do nosso universo que continua a despertar a atenção e o interesse, tanto de homens quanto das próprias mulheres. Eu, que sou uma profissional bem-sucedida, não abro mão dos valores femininos: adoro cozinhar, decorar, enfeitar, embelezar", confessa a ministra.

Como tudo começou

O talento de Eliana Calmon para a arte culinária aflorou aos oito anos de idade, quando começou a acompanhar a mãe aos cursos do gênero e a iniciar coleção própria de receitas favoritas. A paixão pela cozinha a acompanhou a vida toda, mas publicar suas receitas foi idéia surgida em 1995, quando digitou no computador todas as "experimentadas" da coleção do seu antológico caderninho. A motivação foi justa: observou que não se comemorava o Dia da Mulher no Tribunal Regional onde trabalhava e onde as mulheres eram 52% do universo de servidores, e decidiu fazer a sua parte.

Propôs e obteve aprovação para fazer a agenda da festa e convidou a deputada Sandra Starling (PT/MG) para falar sobre violência contra a mulher. "Eu queria despertar o interesse dos juízes para a celebração", conta, quando anunciou, em clima de mistério, o futuro lançamento de um livro seu, intitulado Receitas de Mulher Moderna. O suspense causou frisson e o lançamento de suas primeiras receitas foi um sucesso. Daí em diante, as edições foram se sucedendo, enriquecidas com novas receitas e dicas e ganhando novos títulos: Doces Segredos e o bem-bolado Resp ? Receitas Especiais, ele próprio já na segunda edição.

Eliana Calmon mostra com sua arte culinária publicada que a mulher pode e deve desempenhar bem todos os seus papéis. Inclusive a filantropia. Desde a primeira edição, ela cede seus direitos autorais a entidades beneficentes e, agora, à Creche Vovó Zoraide, em Uberaba (MG), e à Sociedade Espírita Irmã Rosália, de assistência a famílias carentes moradoras em Águas Claras (DF).O livro está sendo lançado no STJ até quarta-feira, em evento interno, mas a ministra tem sido convidada a participar de eventos diferentes Brasil afora, onde o seu talento literário-culinário não passa despercebido.

Resp ? Receitas Especiais ? Preço de capa: R$ 10,00, postagem R$ 4,55. Interessados em adquirir um exemplar devem depositar a quantia em nome da Sociedade Espírita Irmã Rosália, no Banco do Brasil, Agência 3592-0, Conta: 8100-0. Enviar fax para (61) 319 6360, comprovando o depósito e solicitando dedicatória em nome de quem desejar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 319 6050 ou 6052.

Angélica Torres

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministra-eliana-calmon-revela-se-especialista-em-receitas-culinarias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid