Ministério da Saúde vai defender pesquisas com células-tronco embrionárias

Fonte: Portal da Cidadania

Comentários: (0)




O Ministério da Saúde vai defender as pesquisas com células-tronco embrionárias, que tiveram a constitucionalidade questionada pelo procurador-geral da República, Claúdio Fonteles. O ministro Humberto Costa determinou que o Departamento de Ciência e Tecnologia e a Consultoria Jurídica dêem apoio à Advocacia Geral da União para defender a legalidade dessas pesquisas no Supremo Tribunal Federal, onde a Lei de Biossegurança aguarda julgamento.

Costa considerou "um retrocesso" a ação da Procuradoria Geral da República. Segundo o ministro, a visão de Fonteles não corresponde à necessidade que o Brasil tem hoje. "As pesquisas com células-tronco embrionárias são uma grande porta que se abre para o futuro do nosso país no tratamento de diversas doenças", afirmou.

Os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia estão investindo, somente neste ano, R$ 8 milhões nas pesquisas de células-tronco embrionárias. De acordo com a Lei de Biossegurança, somente poderão ser usados nesses estudos embriões doados com o consentimento dos pais. Esse material também precisa estar congelado há mais de três anos ou a partir da data de publicação da lei, para ser liberado para pesquisas ao completar três anos de congelamento.

Não serão permitidos o comércio desses embriões, sua produção e manipulação genética. Também será vetada a clonagem humana. O Ministério da Saúde pretende empregar o potencial de transformação das células-tronco no tratamento de uma série de doenças e na reconstituição de tecidos, pele, ossos e dentes. Pesquisa patrocinada pelo ministério testa a viabilidade de substituição do tratamento tradicional de algumas cardiopatias por novas terapias, que poderão significar redução de cerca R$ 37 milhões por mês nos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações do Ministério da Saúde

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ministerio-da-saude-vai-defender-pesquisas-com-celulas-tronco-embrionarias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid