Mercado Livre firma parceria com marcas contra falsificação e pirataria na América Latina

Levi Strauss & Co., Pink, Tommy Hilfiger, Under Armour e Victoria’s Secret são algumas das primeiras marcas a aderirem à Aliança Antifalsificação. Iniciativa oferece ambiente digital ainda mais seguro e confiável e promove a conscientização dos usuários da plataforma.

Fonte: Enviado por Debora Camargo

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

São Paulo, 29 de novembro de 2021 - O Mercado Livre dá mais um passo importante para a proteção dos direitos de propriedade intelectual com o lançamento da Anti-Counterfeiting Alliance, ou Aliança Antifalsificação, uma parceria com outras empresas para combater a falsificação e a pirataria no e-commerce da América Latina. Já integram o projeto marcas como Levi Strauss & Co., Pink, Tommy Hilfiger, Under Armour Victoria’s Secret, dentre outras. Com mais essa iniciativa, a plataforma intensifica o combate às infrações de propriedade intelectual, ampliando a conscientização sobre o tema e a segurança do ecossistema digital para a comercialização de produtos e serviços.


A Aliança Antifalsificação é uma iniciativa 100% colaborativa, baseada em cinco ações principais, que trazem uma nova abordagem para a América Latina: monitoramento proativo de anúncios com base em algoritmos semânticos e detecção de produtos; fortalecimento da colaboração com autoridades e agências reguladoras; ações judiciais conjuntas contra infratores que usam o ecossistema para vender produtos falsificados ou pirateados; orientação aos vendedores sobre boas práticas e técnicas de publicação, a fim de reduzir a infração a direitos de terceiros; e orientação aos compradores para identificar e denunciar produtos falsificados ou piratas.


“A Aliança Antifalsificação é um grande passo na luta contra a pirataria e falsificação, uma vez que demanda um esforço coletivo com maior poder de mobilização. Temos padrões rígidos para oferecer a melhor experiência para compradores e vendedores e, por isso, acreditamos firmemente que trabalhando em conjunto com proprietários das marcas, trocando informações e apoiando uns aos outros, podemos reduzir a atuação de vendedores mal intencionados", destaca Jacobo Cohen Imach, vice-presidente sênior Jurídico e de Relações Governamentais do Mercado Livre para América Latina. "Carregamos os valores do trabalho em equipe e do espírito colaborativo em nosso DNA e estamos confiantes de que, à medida que a ação se fortalecer, outras marcas se juntarão a nós para trabalharem lado a lado."


A iniciativa é pioneira na região e está pautada nos valores fundamentais do Mercado Livre: confiança, integridade e transparência. Além disso, reforça a experiência acumulada ao longo de mais de 20 anos por meio da colaboração com diferentes grupos de interesse do setor público e privado. “No Mercado Livre, estamos em beta contínuo e acreditamos que sempre existe a oportunidade de melhorar e inovar em tudo o que fazemos. Embora já tenhamos várias ferramentas e processos que nos ajudam a detectar anúncios que não cumprem os nossos Termos de Condições e Uso, esta aliança nos permitirá trabalhar de uma nova forma integrada e estratégica com os proprietários das marcas para um ambiente ainda mais seguro e protegido”, acrescenta Cohen Imach.


Ao longo dos anos, o Mercado Livre aprimorou as ferramentas e processos para identificar, denunciar e eliminar suspeitas de violação de propriedade intelectual. Dentre algumas das medidas fundamentais que a plataforma tem adotado para um ambiente livre de falsificações e pirataria estão: melhorias contínuas nas ferramentas, com base no relato dos proprietários de marcas; o uso de machine learning e tecnologias avançadas do Brand Protection Program (BPP), o Programa de Proteção de Marca na tradução literal, para notificação e eliminação de anúncios que possam infringir os DPI (Direitos de Propriedade Intelectual) e de vendedores, assim como a implementação de uma conta para que as marcas reportem ocorrências regionalmente.


Nesta fase inicial, o Mercado Livre está convidando marcas que já participam ativamente do BPP e cujas denúncias envolvem, principalmente, anúncios de produtos falsificados ou pirateados. Conforme a Aliança Antifalsificação avançar, a oportunidade de fazer parte dela será aberta às demais marcas. A plataforma, que sempre se esforçou para ser o melhor parceiro na América Latina, continua fortalecendo o compromisso com seus usuários, respeitando a propriedade intelectual e trabalhando em conjunto com as marcas para garantir a melhor experiência de compra. As marcas que desejem aderir à iniciativa podem visitar o site oficial da aliança: www.mercadolivre.com.br/alliance.


Sobre o Mercado Livre - O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e da fintech Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o mercadolivre.com tem 78,7 milhões de usuários ativos, sendo mais de 17 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas, alcançando 30 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 31,6 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.


www.mercadolivre.com.br/institucional

Palavras-chave: Mercado Livre Parceria Marcas Falsificação Pirataria América Latina

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mercado-livre-firma-parceria-com-marcas-contra-falsificacao-e-pirataria-na-america-latina

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid