Marqueteiro do PT é denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Monica Moura, esposa de João Santana, também foi denunciada pelos mesmos crimes. Lobista Zwi Skornicki também é denunciado na esteira das investigações da Lava Jato.

Fonte: Veja.com

Comentários: (0)




O Ministério Público Federal do Paraná denunciou o marqueteiro do PT João Santana, a mulher dele, Monica Moura, e o lobista Zwi Skornicki, apontado como operador de propina da Odebrecht no exterior. Presos desde fevereiro, quando foi deflagrada a 23ª fase da Operação Lava Jato, eles são acusados de terem cometido os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.


Na semana passada, a Polícia Federal indiciou os três, além de mais cinco investigados na etapa batizada Acarajé. De acordo com as investigações, Santana recebeu 3 milhões de dólares de offshores ligadas à construtora Odebrecht e 4,5 milhões de dólares do lobista e engenheiro representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, Zwi Skornicki. Monica Moura é acusada de dar as coordenadas de duas contas no exterior a Skornicki.


Nesta segunda-feira, o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba (PR), enviou os processos referentes à 23ª fase da Lava Jato ao Supremo Tribunal Federal (STF). Isso inclui a "superplanilha da Odebrecht", que foi apreendida na casa do ex-diretor-presidente da construtora Benedicto Barbosa Silva Junior. A planilha indica repasses da construtora a mais de 200 políticos de 24 partidos. Não está claro se os valores foram transferidos legal ou ilegalmente.


O documento inclui citações a políticos no exercício do mandato, que, por isso, têm direito a foro privilegiado. Por essa razão, todo o processo foi remetido por Moro ao Supremo.

Palavras-chave: Operação Lava Jato Odebrecht Lavagem de Dinheiro Corrupção Passiva Organização Criminosa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/marqueteiro-do-pt-e-denunciado-por-corrupcao-passiva-lavagem-de-dinheiro-e-organizacao-criminosa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid