Juvêncio pede integração de projetos favoráveis aos índios

Fonte: Jornal do Senado

Comentários: (1)




Durante audiência pública realizada ontem na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, o senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) defendeu a integração das ações do governo em favor dos índios. O senador acredita que "não adianta cada um trabalhar para um lado e jogar a culpa do que dá errado nos outros". O senador Romeu Tuma (PFL-SP) questionou se é verdade que os índios da aldeia caiová-guarani, em Mato Grosso do Sul, onde crianças estão morrendo desnutridas, privilegiam os adultos na hora de repartir a comida, conforme noticiou a imprensa recentemente.

O membro do conselho do Instituto de Tradições Indígenas (Ideti), Jeremias Tsibodowapre, afirmou que "não é verdade". Garantiu que os povos indígenas tratam as crianças com prioridade total, "para que se formem novos guerreiros, tanto física quanto mentalmente", disse.

O representante indígena sugeriu que o governo Luiz Inácio Lula da Silva crie uma instância de representação do índio.

? O governo já criou representação do negro, da mulher, vai criar dos gays, por que não pode criar do índio? Queremos sobreviver, nos desenvolver em todos os aspectos da nossa vida.

Terra

O capitão da aldeia bororo, Luciano Arévalo, afirmou que o problema na aldeia caiová-guarani, onde as crianças estão morrendo de fome, é muito sério, uma vez que as famílias não têm terra suficiente para tirar o sustento para seus membros. O representante indígena explicou que a terra no local está "fraca e cansada".

O coordenador das Ações Indígenas da prefeitura de Dourados, Anastácio Peralta, afirmou que, para acabar com um povo, basta "tirar das pessoas a terra, a religião, o jeito de falar, o que é o mesmo que ir tirando pedaços de um corpo até a morte". Segundo ele, foi o que aconteceu com os índios.

? Tiraram a mata, destocaram, gradearam e agora estão plantando soja. A terra faz parte de nossa vida, é o nosso corpo.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/juvencio-pede-integracao-de-projetos-favoraveis-aos-indios

1 Comentários

Glaucio Resende Engenheiro21/03/2005 12:50 Responder

É, e antes desta expansão de fronteira agrícola, as crianças caiová-guarani morriam de desnutrição ? O que o "CIVILIZADO" quer é esconder a verdade utilizando argumentos absolutamente imbecís, como essa de privilégio aos adultos etc. Até entre os ditos "civilizados" as crianças têm precedência em situações extremas.

Conheça os produtos da Jurid