Justiça mantém decisão contra Google Brasil por não revelar IP de blogueiro

Google Brasil Internet Ltda terá de pagar uma indenização, no valor de R$ 8 mil, por não ter fornecido o provedor de acesso “IP” de um blogueiro

Fonte: TJPB

Comentários: (0)




A Google Brasil Internet Ltda terá de pagar uma indenização, no valor de R$ 8 mil, por não ter fornecido o provedor de acesso “IP” de um blogueiro, que publicava matérias ofensivas e pejorativas contra Indústria de Papel da Paraíba S/A (IPELSA). Desta maneira, os membros da Primeira Câmara do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negaram provimento ao recurso da empresa demandada. O relator do Agravo Interno (0022030-85.2012.815.0011) foi o desembargador José Ricardo Porto.


O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora etc) em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.


No recurso, a Google disse que era impossível informar o IP do blogueiro, por limitação técnica, devido o decurso do tempo, uma vez que as informações são armazenadas por apenas oito meses. A empresa, também, alegou a ausência de culpa, já que não existe legislação que regule o prazo de informações, bem como a impossibilidade de controlar o conteúdo publicado pelos blogueiros que hospeda.


Ao desprover o recurso, o desembargador Ricardo Porto ressaltou que o Superior Tribunal de Justiça, mesmo após a vigência do ‘Marco Civil da Internet (Lei Federal nº 12.965/14), manteve o entendimento no qual reconhece a responsabilidade subjetiva do provedor responsável por abrigar o blog, com o dever de exclusão de postagens de cunho ofensivo, no prazo de 24 horas, desde que devidamente comunicado pela vítima.


“Sendo assim, cumpre manter o decisório impugnado, sobretudo pelo fato de, inobstante as afirmações do recorrente de que não possui qualquer responsabilidade quanto ao conteúdo ofensivo publicado pelo seu cliente, é consenso a responsabilidade subjetiva do provedor quando informado da existência de publicações pejorativas e este não toma providências em tempo hábil, respondendo solidariamente como autor lesivo, segundo orienta pacificamente a Corte Cidadã”, concluiu o relator.

Palavras-chave: Google Brasil Indenização Endereço IP Blogueiro

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-mantem-decisao-contra-google-brasil-por-nao-revelar-ip-de-blogueiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid