Justiça manda prefeitura incluir alunos da APAE no transporte escolar

Juiz fixou multa diária no valor de R$ 500 mil reais por cada caso de descumprimento da determinação

Fonte: MPPR

Comentários: (0)




A Justiça determinou que o município de Irati (região dos Campos Gerais) inclua alunos de uma escola local da APAE no transporte escolar. A decisão, do juiz Fernando Eugênio Martins de Paula, foi proferida com base em uma ação civil pública do Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Proteção da Educação e defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais de Irati.


A ação teve como objetivo garantir o transporte escolar para os alunos da Escola José Duda Júnior - APAE. A entidade oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental para alunos com necessidades especiais. O MP-PR é representado na ação pela promotora de Justiça Maria Luiza Correa de Mello.


Como relata a Promotoria na ação: “A Escola José Duda Júnior – Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial é totalmente excluída do transporte escolar, restando configurada a violação ao princípio da igualdade, não garantindo o município de Irati, por sua Secretaria de Educação, o acesso à educação, com o provimento de transporte escolar adequado às necessidades dos alunos da Escola José Duda Jr.” Os custos com o transporte desses alunos têm sido assumidos pela APAE. “Nosso questionamento é: por qual razão na política pública municipal do transporte escolar de Irati estão incluídos aqueles que podem caminhar com suas próprias pernas e estão excluídos aqueles que não podem?”, questiona a promotora de Justiça.

Palavras-chave: Multa; Deficiência; Educação; Transporte escolar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-manda-prefeitura-incluir-alunos-da-apae-no-transporte-escolar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid