Justiça concede liberdade a delegado que atirou em homem após audiência

Henrique Pessoa foi preso na tarde de quarta-feira após balear Carlos Gomes, membro da igreja Geração Jesus Cristo

Fonte: O Dia

Comentários: (2)




O delegado titular da 79ªDP (Jurujuba) Henrique Paulo Mesquita Pessoa conseguiu na madrugada desta quinta-feira a liberdade provisória concedida no plantão judiciário. Ele está preso desde a tarde de quarta na 13ªDP (Ipanema) após balear Carlos Gomes, de 29 anos, membro da igreja Geração Jesus Cristo, liderada pelo pastor Tupirani da Hora. Pessoa foi solto no início desta tarde.


No final da manhã desta quinta, ao lado dos familiares de Carlos Gomes, que aguardam a hora da visita no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon, o pastor Tupirani mostrou indignação com a liberdade do delegado Henrique Pessoa. "É um absurdo. A delegada tinha me prometido que ele seria preso em flagrante, vou pedir um esclarecimento a ela", garante.


No entanto, a advogada Luciana Pessoa, filha do delegado Henrique Pessoa, afirmou que o pastor Tupirani vem perseguindo sua família há anos. "A minha família vem sendo perseguida pela igreja há muito tempo. Desde que começou o processo, tem campanha na internet para difamar o delegado. A gota d'água foi que ele (pastor Tupirani) divulgou uma informação de que o meu pai era envolvido com o jogo do bicho".


Confusão durante audiência em Copacabana


O caso aconteceu durante uma audiência de conciliação no 5º Juizado Especial Cível de Copacabana envolvendo um pastor evangélico e o delegado. Após a análise das câmeras de segurança do Juizado, a delegada titular da 12ªDP (Copacabana), onde o caso foi registrado, Izabela Silva Rodrigues Santoni, determinou a prisão de Henrique Pessoa em flagrante por tentativa de homicídio. Segundo Santoni, ficou claro nas imagens que o delegado tinha a intenção de atirar contra o membro da igreja.


De acordo com informações de testemunhas, o delegado, se desentendeu com o pastor na saída do Juizado. Antes de disparar contra a vítima, ele ainda deu uma cabeçada no líder da religião evangélica.


Tupirani disse que a agressão provocou a revolta das pessoas próximas. Foi quando o delegado, segundo ele, disparou o tiro. "Ele moveu uma ação judicial contra um membro da igreja. Quando ele viu que a causa ia ser contrária a ele, saiu da audiência, deu as costas para todo mundo e foi gritando 'eu sou Lúcifer'. Quando ele passou por mim, me deu uma cabeçada que fez meu nariz sangrar. As pessoas gritaram para o delegado 'seu covarde'. Ele virou pra trás e deu um tiro".


Na 12ªDP, Henrique Pessoa alegou, em depoimento, que agiu em legítima defesa, após ser agredido pelo grupo de religiosos. "Eu fui surrado, estou com a cabeça aberta. É lamentável o nível de virulência desse homem que se diz liderança religiosa. Ele já me ameaçou de morte, disse que está preparando a minha forma. Hoje, ele recolheu vinte pessoas para me agredir. O que eu fiz foi atirar para o chão, na direção deles, para me defender".


Pessoa alega ainda que, por sua atuação contra a igreja comandada pelo pastor, é alvo de vídeos difamatórios publicados pelo religioso no Youtube. Ele foi responsável por prender o pastor sob a acusação de destruir um terreiro de religião matriz africana. "Ele mandou os fiéis quebrarem o Templo de Oxalá. Ele me persegue desde 2009. Me chama de viado, de macumbeiro. Estou processando ele civil e criminalmente. Ele intitula o grupo dele de camisas pretas, parece mais uma milícia religiosa", declarou.

Palavras-chave: justiça igreja evangélica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/justica-concede-liberdade-a-delegado-que-atirou-em-homem-apos-audiencia

2 Comentários

Juca Vianna leitor04/09/2014 23:25 Responder

Esse daí tem as costas quentes, tem proteção dos judeus, maçons, macumbeiros, da Globo, enfim, todo o sistema diabólico está em defesa dele, e por certo não será condenado. Pobrezinho do delegado, ainda fica se fazendo de vítima...

Augusto Sávio Agrônomo09/09/2014 16:50 Responder

Um homem de bem, Delegado e Professor Universitário, é difamado, caluniado e injuriado, tem a si e a sua família ameaçada, é cercado e agredido covardemente por fundamentalistas cristãos inebriados pelo ópio de um homem irresponsável, que publica filmes insanos, coléricos e que incitam a violência e a desobediência civil, desmoralizando as instituições públicas e ainda é taxado como agressor (sic). Na verdade, o cidadão e homem Henrique Pessoa demonstrou uma grande resiliência, pois suportar o descalabro verbal irresponsável desse líder religioso, que se diz pastor de almas, o Sr. Tupirani, por tão longo período, é, de fato, de se admirar. Uma verdadeira paciência de Jó! E olhem que tudo começou quando o dito pastor foi preso por ferir o princípio legal constitucional da liberdade religiosa! Que se exerça o bom Direito!

Conheça os produtos da Jurid