Julgamento no TRF de juízes e delegados da PF deve terminar hoje

O julgamento da Operação Anaconda, que começou terça-feira no TRF (Tribunal Regional Federal), em São Paulo, e corre sob segredo de Justiça, deve terminar hoje.

Fonte: Folha Online

Comentários: (0)




O julgamento da Operação Anaconda, que começou terça-feira no TRF (Tribunal Regional Federal), em São Paulo, e corre sob segredo de Justiça, deve terminar hoje. A operação já produziu 16 denúncias, 11 delas recebidas pela Justiça criminal.

A Anaconda foi uma operação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal que desmontou, em outubro de 2003, uma suposta quadrilha acusada de negociar sentenças judiciais.

Estão sendo julgados os juízes federais João Carlos da Rocha Mattos e Casem Mazloum; os delegados da PF José Augusto Bellini, Dirceu Bertin e Jorge Luiz Bezerra da Silva; o agente da Polícia Federal César Herman Rodriguez; os empresários Wagner Rocha e Sérgio Chiamarelli Junior; os advogados Carlos Alberto da Costa Silva e Affonso Passarelli Filho; e Norma Regina Emílio Cunha, ex-mulher de Rocha Mattos.

O Órgão Especial do TRF da 3ª região, composto pelos desembargadores mais antigos, julga, em três sessões secretas, a principal denúncia: crime de formação de quadrilha ou bando, que prevê pena de um a três anos de prisão. Os outros processos só deverão ser julgados em 2005.

Por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal), o juiz federal Ali Mazloum saiu do julgamento pelo crime de formação de quadrilha, mas ainda vai responder por abuso de poder e ameaça.

O julgamento da Operação Anaconda foi iniciado com a leitura do relatório da desembargadora-relatora, Therezinha Cazerta, com mais de 300 páginas. A sustentação oral do MPF é dividida entre as procuradoras da República Janice Ascari, Luiza Cristina Frischeisen e Ana Lúcia Amaral. Cada réu teve uma hora para a defesa.

O TRF já recebeu sete denúncias e há cinco pendentes de recebimento ou rejeição. Há três recebidas na primeira instância e uma no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Foi movida ação civil pública por improbidade administrativa e foram instaurados nove inquéritos judiciais, três inquéritos policiais, um procedimento disciplinar e uma medida cautelar de indisponibilidade de bens.

Acusações

Segundo a denúncia, Rocha Mattos e os irmãos Mazloum, agindo como magistrados, favoreciam o grupo, que tinha no escritório do advogado Passarelli o suporte para atuação. Outro ponto de apoio era o escritório de Wagner Rocha.

Os policiais Bellini, Bertin e Bezerra da Silva ofereciam "serviços" a pessoas investigadas. César Herman, "peça-chave no esquema de ilícitos", executava atividades determinadas pelo grupo: reintegrado à Polícia Federal, da qual fora afastado, tinha acesso a inquéritos e instrumentos de investigação. Norma Regina gerenciava e mantinha parte dos recursos auferidos por alguns integrantes da quadrilha. Costa Silva atuava como advogado e era um dos gestores do produto auferido.

Considerado um dos "mentores" da quadrilha, Rocha Mattos é réu em outras sete ações penais, denunciado por falsidade ideológica, peculato, prevaricação, corrupção passiva, adulteração de placa de veículos, abuso de autoridade e denunciação caluniosa.

Rocha Mattos e César Herman foram acusados de prestar declaração ideologicamente falsa à Receita Federal e de simular empréstimo para "esquentar" a origem de dinheiro. O juiz foi acusado de emprestar armas apreendidas em processos de sua Vara e de proferir sentença para beneficiar o empresário Sérgio Chiamarelli Junior.

Mattos ainda responde uma ação penal pela posse indevida de fitas de áudio sobre a investigação do assassinato em 2002 de Celso Daniel, prefeito de Santo André.

Entre as várias investigações envolvendo Rocha Mattos, apura-se possíveis crimes de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro na compra de um apartamento em que residia, imóvel pertencente a uma empresa offshore uruguaia (cujo procurador é o advogado Costa Silva). É investigado, também, por possível prática de corrupção ao expedir um alvará de soltura, por quebra ilegal de sigilo telefônico e por suspeita de proferir sentença mediante recompensa.

O juiz Casem Mazloum e César Herman foram denunciados por falsidade ideológica e interceptação telefônica ilegal. Mazloum também é réu em ação penal por adulteração de placa de veículos e suspeito de requisitar inquérito policial para averiguar crime sabidamente inexistente. Com o delegado Bellini, é investigado por patrocinar interesses privados na liberação de caminhão apreendido de propriedade de um parente.

Ali Mazloum foi denunciado por ameaça e abuso de autoridade. Em outra ação, também com denúncia recebida, foi acusado de prevaricação por despachar depois das 19h, sem ser o juiz de plantão, favorecendo interessado cuja causa seria assumida por um advogado particular seu.

César Herman é co-réu em ação penal no STJ com o subprocurador-geral da República Antonio Augusto César, por corrupção.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/julgamento-no-trf-de-juizes-e-delegados-da-pf-deve-terminar-hoje

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid