ICMS não faz parte da base de cálculo de contribuição previdenciária

A decisão foi fundamentada em recente entendimento do STF.

Fonte: TRF3

Comentários: (0)




O desembargador Federal Wilson Zauhy, da 1ª turma do TRF da 3ª região, deferiu tutela antecipada em favor de uma empresa de transporte e logística que buscava a exclusão do ICMS da base de cálculo da contribuição previdenciária sobre a receita bruta. Decisão foi fundamentada em recente entendimento do STF.


A empresa entrou na Justiça para pedir a exclusão do imposto da base de cálculo da contribuição. Entretanto, o pedido foi negado pelo juízo da 1ª instância. A companhia, então, entrou com recurso alegando que o valor do tributo não é abrangido pelo conceito de faturamento ou receita bruta do erário estadual.


Ao julgar o caso, o desembargador Federal Wilson Zauhy citou recente decisão do STF de retirar o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. Ele considerou que o imposto não pode integrar a base de cálculo de contribuições por não se incorporar ao patrimônio do contribuinte.


Com esse entendimento, o magistrado deferiu tutela recursal em favor da empresa.


"A discussão posta nos autos em razão da base de cálculo imposta por essa nova lei reaviva o antigo debate atinente à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, daí porque entendo aplicável à espécie o mesmo entendimento fundamentado para aquela celeuma."


O número do processo não será divulgado em virtude de segredo de Justiça.

Palavras-chave: ICMS Base de Cálculo Contribuição Previdenciária PIS Cofins Receita Bruta

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/icms-nao-faz-parte-da-base-de-calculo-de-contribuicao-previdenciaria

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid