Hospital autorizado a fazer transfusão de sangue sem permissão da família

Transfusão de sangue sem permissão da família.

Fonte: TJGO

Comentários: (0)




A juíza substituta Luciana Monteiro Amaral, em plantão no feriado desta quinta-feira (26), autorizou o corpo clínico do Hospital São Salvador a fazer transfusão de sangue no idoso José Paz da Silva sem necessidade de autorização de qualquer pessoa da familia. A medida foi requerida pela filha dele, professora Regina Célia Paz da Silva Ramos, ao argumento de que seu pai, sua mãe e parte dos irmãos são adeptos da religião Testemunhas de Jeová e assinaram um documento no hospital desautorizando a transfusão.

De acordo com atestado emitido pelo médico Glaydson Jeronimo da Silva e juntado aos autos, José Paz está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com quadro de hemorragia digestiva e vem desenvolvendo instabilidade hemodinâmica com risco iminente de morte. "Em dadas condições clínicas, torna-se imprescindível a hemotransfusão", observou.

Na decisão, a juíza lembrou que a religião da qual José Paz é adepto considera o sangue como sendo de natureza sagrada e não permite que seus seguidores submetam-se à transfusão. Admitindo que o artigo 5º da Constituição Federal estabelece como inviolável a liberdade de consciência e de crença, Luciana Monteiro salientou que o mesmo dispositivo legal dispõe, no entanto, que ninguém será privado de direitos por motivos de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

"Malgrado haja previsão constitucional acerca do direito à crença, insta salientar que nenhum direito é absoluto, porquanto encontra limites nos demais direitos igualmente consagrados na Constituição Federal. Assim, havendo conflito entre dois ou mais direitos ou garantias fundamentais, deve ser utilizado o princípio da harmonização. No presente caso, resta evidente o conflito acima referido, haja vista que a CF também garante o direito à vida", comentou a juíza, entendendo que, entre o direito à vida e o direito de crença, deve prevalecer o primeiro.

Palavras-chave: hospital

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/hospital-autorizado-a-fazer-transfusao-de-sangue-sem-permissao-da-familia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid