Habeas-corpus tranca ação penal contra suposto autor de crime contra o sistema financeiro

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas-corpus em favor de Peter Alexis Probst.

Fonte: Notícias do Superior Tribunal de Justiça

Comentários: (0)




A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas-corpus em favor de Peter Alexis Probst. A decisão determina o trancamento da ação penal na qual Probst, ex-diretor da empresa Alfred C. Toepfer Exportação e Importação Ltda., era acusado de crime contra o sistema financeiro nacional.

Segundo o Ministério Público, Probst e outros seis empregados da Alfred Toepfler teriam prestado informações falsas ao Banco Central sobre compra e venda de dólares no mercado financeiro por meio da simulação de contrato de exportação. As operações teriam sido realizadas nos dias 11, 12 e 14 de janeiro de 1994. Por essa razão, foram denunciados e condenados em primeira e segunda instâncias pelo crime previsto no artigo 21 da Lei nº 7.492/86: "Atribuir-se, ou atribuir a terceiro, falsa identidade, para realização de operação de câmbio."

No pedido de habeas-corpus, a defesa de Probst demonstrou, por meio de documentos levados ao processo, dentre os quais as anotações constantes em sua carteira de trabalho, que ele não possuía vínculo com a empresa na época em que o crime foi cometido. Os documentos demonstraram que Probst foi admitido na Alfred Toepfer em 3 de julho de 1995, portanto um ano e meio após a realização das operações criminosas.

Além de acolher essa alegação da defesa, os julgadores entenderam que a denúncia contra Probst não trouxe a narrativa específica demonstrando sua efetiva contribuição nas operações de câmbio. Diferentemente disso, menciona apenas que o acusado era diretor da empresa. Para o relator do habeas-corpus, ministro Paulo Medina, a simples condição de diretor não é suficiente para justificar a imputação que é feita ao acusado de ser co-participante do crime.

Sustenta o ministro no relatório que embasou a decisão: "Os documentos apresentados pelo paciente (Probst), cuja autenticidade não é posta em discussão, por sua vez, bastam para desconstituir essa circunstância de coexistência entre o mandato do paciente e a execução dos delitos em nome da empresa ? circunstância indiscutivelmente necessária à imputação, da qual não cuidou o Ministério Público de observar."

A concessão do habeas-corpus se deu por unanimidade de votos. No entanto o trancamento da ação penal foi concedido apenas para Probst. Os demais denunciados, que, à época do crime, exerciam cargo de administração e representação na empresa, continuarão a responder ao processo.

Luiz Gustavo Rabelo

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/habeas-corpus-tranca-acao-penal-contra-suposto-autor-de-crime-contra-o-sistema-financeiro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid