Governo quer votar reforma da Previdência Social na comissão especial até quinta-feira

O governo quer concluir a votação da proposta no colegiado ainda nesta semana, para evitar que o relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), acabe cedendo à pressão de diversas categorias por mudanças no parecer.

Fonte: Istoe.com.br

Comentários: (0)




Em reunião nesta segunda (1) com o presidente Michel Temer e ministros no Palácio do Alvorada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), definiu que não realizará votações no plenário da Casa na quarta-feira (3) para acelerar a apreciação da reforma da Previdência na comissão especial que analisa a matéria. O governo quer concluir a votação da proposta no colegiado ainda nesta semana, para evitar que o relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), acabe cedendo à pressão de diversas categorias por mudanças no parecer.


O Planalto considera já ter votos suficientes para aprovar a proposta da reforma da Previdência na comissão especial que discute o tema na Câmara. No mapeamento de votos feito pelo gabinete de Temer, já se contabilizam ao menos 22 votos favoráveis ao projeto entre os 37 integrantes da comissão, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.


A ideia do governo é ampliar essa margem de vantagem até 25 votos, para ter segurança de aprovação. Para chegar aos 308 votos necessários para garantir a reforma no plenário, o governo vai liberar emendas e cortar cargos de dissidentes para repassá-los aos indecisos.


A discussão na comissão especial deve ser encerrada nesta terça-feira (2). Com isso, a votação no colegiado poderá começar no dia seguinte. A ideia do governo é acelerar os trâmites na quarta-feira, para que a votação possa ser concluída até a quinta-feira (4). Caso o presidente da Câmara abrisse a ordem do dia no plenário da Casa, a votação da reforma na comissão especial teria de ser interrompida, o que poderia atrasar o calendário.


Embora o governo diga que quer votar a matéria na comissão nesta semana, líderes de partidos da base aliada dizem que a previsão “mais realista” é só concluir a votação na semana que vem. Eles argumentam que precisam de mais tempo para negociar o texto. O argumento é que o relatório de Oliveira Maia tem de ser o mais amarrado possível, para evitar que deputados da base aliada apresentem emendas ou votem a favor de emendas da oposição no plenário, desconfigurando os eixos da reforma.


Além de Maia e de Temer, participaram da reunião no Alvorada os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco; da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy; e da Educação, Mendonça Filho. Os líderes do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), também estiveram presentes no encontro, assim como o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI).

Palavras-chave: Votação Comissão Especial Câmara dos Deputados Reforma Previdência Social

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-quer-votar-reforma-da-previdencia-social-na-comissao-especial-ate-quinta-feira

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid