Governo muda redação do Programa de Direitos Humanos

A terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), lançado em dezembro de 2009, foi modificada hoje (12) com a publicação, no Diário Oficial da União, do Decreto nº 7.177, que altera parte da redação do programa.

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




A terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH 3), lançado em dezembro de 2009, foi modificada hoje (12) com a publicação, no Diário Oficial da União, do Decreto nº 7.177, que altera parte da redação do programa. Foram alterados os tópicos mais criticados como a questão do aborto, a mediação de conflitos, a ação programática sobre os meios de comunicação e as referências à ditadura militar (1964-1985).

Com a modificação, o documento que estabelecia ?apoiar a aprovação do projeto de lei que descriminaliza o aborto, considerando a autonomia das mulheres para decidir sobre seus corpos? ganha novo texto eliminando a possibilidade de descriminalização ? como criticava a Igreja Católica, mas defendiam as feministas. A nova redação diz apenas: ?considerar o aborto como tema de saúde pública, com a garantia do acesso aos serviços de saúde?.

O decreto também modifica a proposta de institucionalizar a audiência pública nos processos de ocupação de áreas rurais e urbanas. A proposta era criticada pelo Ministério da Agricultura e pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Com a nova redação, a ideia de propor um projeto de lei sobre a mediação prévia entre proprietários e ocupantes é mantida, mas ?sem prejuízo de outros meios institucionais [como a reintegração de posse]?.

Além da Igreja e do agronegócio, os donos dos meios de comunicação também foram atendidos. O PNDH 3 não mais propõe a criação de lei prevendo ?penalidades administrativas, suspensão da programação e cassação de concessão para os veículos que desrespeitarem os direitos humanos?. O novo texto apenas sugere ?a criação de marco legal, nos termos do Art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados?.

Os militares também tiveram suas queixas atendidas na nova redação do PNDH 3, que agora não faz duas referências diretas à ditadura militar. Foram modificadas a parte que tratava da produção de material didático-pedagógico sobre o regime de 1964-1985 e ?a resistência popular à repressão?. A nova redação também não mais propõe ?identificar e sinalizar locais públicos que serviram à repressão ditatorial?.

Segundo o novo texto, mais genérico, fica mantida a proposta de produção de material didático-pedagógico ?sobre graves violações de direitos humanos?, ocorridas no período de 18 de setembro de 1946 até 5 de outubro de 1988 (Promulgação da Constituição Federal). A identificação de locais públicos será feita em pontos onde tenham ocorrido ?prática de violações de direitos humanos?.

Palavras-chave: governo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/governo-muda-redacao-do-programa-de-direitos-humanos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid