Gestão estratégica de sociedades de advogados

Público alvo: sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.

Fonte: Central Prática Educação Corporativa

Comentários: (0)




Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças - 15 de dezembro - terça -feira - 9h às 17h30
Módulo II - Gestão de pessoas - 16 de dezembro - quarta-feira - 9h às 17h30
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia - 17 de dezembro - quinta-feira - 9h às 17h30


Objetivo: as modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.

Público alvo: sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.



PROGRAMAÇÃO

O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças

- Planejamento estratégico:

* como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
* níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
* atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
* construção de planejamentos estratégicos setoriais.

- Manuais:

* normas e padrões de funcionamento;
* manuais que devem estar presentes em escritórios;
* como elaborar os manuais (parte prática);
* manuais de atribuição de funções;
* planos de ausência;
* funcionogramas;
* organogramas;
* fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.

- Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:

* utilização do sistema de controle processual;
* controle de qualidade e de prazos.

- Planejamento financeiro e orçamentário:

* controle de custos;
* budget;
* controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
* custo dos serviços;
* centro de custos;
* organização, controle e re-embolso de despesas e honorários.

- Desempenho e qualidade na advocacia:

* certificações de qualidade na advocacia;
* indicadores de desempenho.

- Equipamentos e sistemas:

* o processo digital no escritório;
* inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.

- Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:

* como tornar o software útil e eficaz;
* implantação;
* exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
* cuidados no cadastro de informações;
* manual de utilização do sistema: características básicas;
* indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

- Organização de arquivos:

* apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.

Módulo II - Gestão de pessoas

- Desenvolvimento de Líderes:

* diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
* qualidades, características e habilidades dos líderes;
* desenvolvendo lideranças;
* empowerment;
* cases.

- Visão e missão:

* apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
* exercício prático.

- Estratégias motivacionais:

* políticas de recompensa;
* como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
* como motivar a equipe.

- Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:

* ferramenta motivacional para advogados;
* criação de profissionais multiplicadores;
* cases.

- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:

* processo de atração: tornando seu escritório desejado;
* passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
* técnicas avançadas de entrevista;
* principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).

- Treinamento e desenvolvimento:

* elaboração de projeto de treinamento;
* levantamento das necessidades;
* principais tipos e técnicas de treinamento;
* implantação e avaliação;
* análise de benefícios e custos de treinamento.

- Regras e comportamentos:

* regras e regulamentos na gestão de pessoas;
* punições, promoções e problemas;
* cases.

- Remuneração:

* tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
* plano de carreira ou plano de cargos e salários? é possível desenvolvê-los num escritório?
* cases.

- Administração de conflitos;

- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

* o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
* vantagens;
* apresentação de modelos.

- Apresentação de estudos de casos de re-estruturação humana;

- Pesquisas de clima.

Módulo III - , relacionamentos e negócios na advocacia

- O mercado da área jurídica - constatações e tendências;

- Atendimento e relacionamento:

* como diferenciar-se;
* planejamento de contatos e relacionamento.

- Gestão da qualidade como diferencial;

- Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;

- Networking eficaz no meio jurídico:

* associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.

- Pesquisas de satisfação:

* formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
* exercício prático: montando uma pesquisa.

- Marketing de acordo com o código de ética:

* decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
* legislação aplicável;
* diretrizes sobre as restrições e proibições;
* construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.

- Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;

- Técnicas negociação e apresentação;

- Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística - que podem ser utilizadas em escritórios;

- Valor dos serviços e aspectos psicológicos:

* como o cliente enxerga o valor dos serviços.

- Projeto de marketing - exercício prático.

Marketing

PALESTRANTES

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

Vanessa S. Scheer, formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

Fred Costa, profissional com 14 anos de experiência em gestão estratégica nas áreas comercial, marketing e comunicação. É formado em publicidade e propaganda pela UNI FMU - FIAM, com cursos complementares em marketing pela ESPM, ISO 9000 e qualidade total, comportamentos éticos, sociais e empresariais. Especialista na elaboração e execução de ações mercadológicas com foco em resultados. Possui larga experiência no lançamento de novos produtos e serviços, além de implementação de ações de CRM, B2B e B2C, desenvolvimento de comunicação empresarial e comunicação digital. É diretor de negócios do grupo Central Prática.

OBSERVAÇÕES

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e dois coffee breaks(por módulo).

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Para fazer sua inscrição, faça o download da ficha de inscrição (formato PDF) clique aqui e envie a mesma (devidamente preenchida) para uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270. Após contato com nossa central, deposite o valor da primeira parcela na conta abaixo discriminada e envie o comprovante para: (11) 3120-6806. Sua inscrição só será validada quando confirmado o recebimento do valor correspondente à primeira parcela do evento. Não deposite nenhum valor antes de contatar nossa central, pois nossas vagas são limitadas.

Banco: Itaú - agência 1618 - c/c.: 20.404-2
Favorecida: Central Prática Educação Corporativa Ltda-EPP.
CNPJ: 10.612.073/0001-98 (para efeito de DOC).

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/gestao-estrategica-sociedades-advogados1

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid