Francisco Fausto recebe homenagem dos ministros do TST

No último dia de mandato, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, foi homenageado hoje (12/04) em sessão extraordinária do Pleno marcada pela emoção.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




No último dia de mandato, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Francisco Fausto, foi homenageado hoje (12/04) em sessão extraordinária do Pleno marcada pela emoção. Um a um, os ministros registraram as conquistas obtidas pelo TST durante o mandato de Fausto e destacaram, com ênfase, o resgate da importância dos direitos sociais para a Justiça do Trabalho e a convivência solidária entre os ministros na Presidência de Fausto. Além de agradecimentos, os ministros manifestaram as idéias humanistas do presidente que encerra o mandato hoje.

O ministro Vantuil Abdala, que será empossado amanhã no cargo de presidente do TST, registrou duas ?emoções diferentes?, a dele, de responsabilidade pelo cargo que assume, e a de Francisco Fausto, de ?dever cumprido, muito bem cumprido?. Abdala disse que mesmo com a aposentadoria antecipada, anunciada por Fausto, a amizade manterá ambos unidos.

O ministro Rider de Brito, que será empossado no cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho, agradeceu a Fausto a dimensão que ele deu ao Tribunal Superior do Trabalho e à Justiça do Trabalho. Ele destacou a convivência fraterna dos ministros sob a Presidência de Francisco Fausto e o clima agradável resultante da ausência de hierarquia entre os ministros mais antigos e mais recentes. Rider qualificou Fausto de ?um disseminador de idéias, líder e amigo?. No cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Rider de Brito disse que, pela primeira vez desde que ingressou na magistratura, em 1968, sairá da ?linha de frente? para se dedicar às missões do novo cargo.

Francisco Fausto havia determinado que não houvesse manifestação na sua despedida, ?mas não há nada mais tradicional do que a quebra da hierarquia e a desobediência à ordem expressa?, disse o ministro Lélio Bentes. Francisco Fausto ?valorizou este Tribunal e ocupou todos os espaços que estavam desocupados e, com isso, a Justiça do Trabalho ficou engrandecida na sua gestão?, disse o ministro Luciano Castilho.

O ministro Antônio José Barros Levenhagen que, em nome de todos os ministros do TST, fez o discurso na posse de Francisco Fausto, em abril de 2002, lembrou que de forma premonitória havia destacado a necessidade de a Justiça do Trabalho ocupar um espaço maior. ?O TST é hoje o Tribunal da justiça social?, afirmou emocionado. Levanhagen agradeceu a Fausto o resgate desse papel que cabe à Justiça do Trabalho.

O ministro Lélio Bentes, o último a se manifestar, contou que se candidatou ao cargo de ministro do TST por ter ficado entusiasmado com a atuação de Francisco Fausto em defesa da justiça social e na promoção dos direitos fundamentais da cidadania. Ele relatou o episódio em que o chefe do programa internacional do combate ao trabalho escravo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Roger Plant, disse-lhe que nunca havia ouvido um magistrado pronunciar-se de forma tão veemente contra as desumanidades do trabalho escravo contemporâneo. Lélio recorreu à letra da música ?Disparada?, de Geraldo Vandré, para fazer a despedida.

O ministro Milton de Moura França disse que durante a gestão na presidência do TST, Fausto ressaltou a importância do sentido jurídico e social da Justiça do Trabalho. Para ele, também marcou o atual mandato, a união dos ministros, ?tão fundamental?, possibilitada pela ?generosidade e compreensão? de Fausto.

Emocionado, o ministro João Oreste Dalazen recorreu à literatura para fazer a despedida, com citação de escritores clássicos como Leon Tolstoi. Dalazen disse que o presidente do TST ?resgatou os mais caros princípios da Justiça do Trabalho? e deu notoriedade e respeito a ela. Entre as inúmeras qualidades do amigo, Dalazen destacou ?a fidalguia, a coragem, a cordialidade, o comprometimento e amor à instituição?.

?Endosso as palavras de elogio e de agradecimento ditas até agora?, disse o ministro Gelson de Azevedo. Ele destacou dois aspectos da gestão que se encerra hoje: o desapego pessoal do presidente do TST e o sacrifício, às vezes da própria saúde, com que se dedicou à instituição. O legado de Francisco Fausto é um exemplo, afirmou

O ministro Carlos Alberto Reis de Paula enfatizou a nova dimensão conquistada pelo TST durante a gestão de Francisco Fausto. ?Ele escreveu o presente e vários futuros?, disse. Reis de Paula . Fausto ?trouxe a sociedade para dentro do TST e levou o TST para dentro da sociedade?.

O ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho disse que o momento era de tristeza e de alegria. Tristeza pela despedida, mas alegria de ?dever cumprido?. Gandra destacou o trabalho desenvolvido por Fausto que ?elevou a Justiça do Trabalho ao patamar merecido? e sua atuação em defesa intransigente da justiça social. A convivência harmônica entre os ministros, segundo ele, é um exemplo para todos os tribunais.

O ministro João Brito Pereira relatou os momentos difíceis vividos pelos ministros do TST antes da aprovação do projeto que prevê a criação das 269 varas da Justiça do Trabalho. Para ele, a lição que Fausto deixa para os colegas será sempre lembrada como estímulo de aprimoramento do trabalho.

A ministra Cristina Peduzzi disse que Fausto tinha motivos para se orgulhar de ter feito, durante a gestão, o que seria feito em 20 ou 30 anos. Ela afirmou que a Justiça do Trabalho e a sociedade civil reconheciam todo o trabalho dele à frente do TST. ?Empreendedor, culto, orador invejável, é um paradigma para nós?, observou.

O ministro José Simpliciano destacou o caráter humanista do presidente do TST e relatou episódios sobre a experiência profissional de Fausto . Para o ministro Renato Paiva, Fausto deixa como marca a ?grandeza de caráter? presente ?em momentos delicados na vida de cada um?. O ministro Emanuel Pereira disse que o ?melhor do homem pode ser relembrado em sua obra? e destacou o empenho do presidente do TST na ?luta sem trégua? ao combate escravo.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/francisco-fausto-recebe-homenagem-dos-ministros-do-tst

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid