Falta de empregada à audiência não acarreta improcedência de pedido sobre horas extras

A empresa que tem mais de 10 empregados deve apresentar os controles de frequência.

Fonte: TST

Comentários: (0)




A ausência de uma operadora de telemarketing à audiência de instrução não afastou a obrigação da Fleury S.A. de apresentar controles de frequência para comprovar o pagamento de horas extras. Com esse entendimento, a Segunda Turma do TST determinou o retorno do processo à 3ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro para que julgue os pedidos da operadora.


O juízo de primeiro grau e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) haviam entendido que, por não ter comparecido à audiência, a profissional se tornou confessa quanto aos fatos apresentados pela empregadora. Ou seja, concluíram como verdade processual as alegações da Fleury, que não anexou ao processo os cartões de ponto.


No exame do recurso de revista da empregada, o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, assinalou que o entendimento do TST quanto às consequências da aplicação da confissão ficta não conduz necessariamente à improcedência dos pedidos. Segundo ele, a presunção de veracidade dos fatos alegados pela empresa é apenas relativa e pode ser cotejada com outras provas já reunidas no processo, nos termos do item II da Súmula 74 do TST.


Por outro lado, o ministro destacou que caberia à empresa, que tem mais de 10 empregados, apresentar os registros de horário, conforme prevê o artigo 74, parágrafo 2º, da CLT. Trata-se, a seu ver, de caso de “confissão recíproca”, em que a empregada não compareceu à audiência na qual deveria depor e a empregadora não juntou os controles de jornada. Nessa situação, o posicionamento do TST é o da presunção em sentido contrário, ou seja, em favor da empregada (item I da Súmula 338).


Por unanimidade, a Turma deu provimento ao recurso e determinou o retorno do processo ao primeiro grau.


Processo: 10724-30.2014.5.01.0031

Palavras-chave: CLT Súmula TST Reclamação Trabalhista Audiência de Instrução Pagamento Horas Extras

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/falta-de-empregada-a-audiencia-nao-acarreta-improcedencia-de-pedido-sobre-horas-extras

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid