• facebook-footer
  • twitter-footer
  • googleplus-footer
Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1980-4288

Faculdade indenizará aluno por acidente durante aula no curso de educação física

Estudante sofreu traumatismo em atividade que simulava “corrida de cegos”.

Fonte: TJSP

Comentários: (0)


Reprodução: pixabay.com

A 25ª câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve a condenação de uma faculdade por acidente com estudante do curso de educação física.


O autor da ação alegou ocorrência de traumatismo craniano e da face, tratados cirurgicamente, além de outras lesões corporais severas, depois de chocar-se com outra aluna enquanto desenvolviam atividade monitorada de educação física que simulava “corrida de cegos”, ordenada pelo professor da matéria para mostrar a vivência das limitações físicas dos deficientes visuais.


Aplicando o CDC, o desembargador Marcondes D’Angelo, relator, considerou “evidente” que professor não adotou as cautelas necessárias de segurança, ainda mais por ter colocado os alunos para fazerem a atividade, de olhos vendados, correndo, em ambiente escuro e inadequado, e sem orientar sobre a direção que deveriam seguir.


“O professor não previu a possibilidade do acidente por falta de experiência ou de formação profissional técnica específica para ministrar a aula de ‘educação física adaptada’.”


O desembargador também entendeu que houve falha de atendimento da instituição, que não prestou o socorro médico imediatamente.


Em 1º grau, o juiz fixou indenização por dano moral no valor de R$ 50 mil, porém negou danos estéticos. Já o relator das apelações concluiu que o aluno fazia jus aos danos morais e estéticos, e arbitrou-os no valor único de R$ 50 mil, “para evitar labor desnecessário, com redução da reparação moral de um lado, em acolhimento do recurso de apelação da requerida, e de fixação de reparação por danos estéticos de outro, em acolhimento do recurso do autor”.


Os advogados Joaquim de Almeida Baptista e Luiz de Almeida Baptista Neto patrocinaram a causa pelo aluno.


Processo: 0199507-16.2012.8.26.0100

Palavras-chave: CDC Indenização Danos Morais Danos Estéticos Acidente Aula Curso de Educação Física

URL Encurtada

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/faculdade-indenizara-aluno-por-acidente-durante-aula-no-curso-de-educacao-fisica

0 Comentários