Ex-presidente Lula recorre à ONU para denunciar "abuso de poder" do juiz Sergio Moro

A petição entregue ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, condena a detenção arbitrária que Lula foi vítima e acredita que a presunção de inocência do ex-chefe de Estado foi violada.

Fonte: Istoe.com.br

Comentários: (0)




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou nesta quinta-feira uma petição perante a Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra para denunciar “abusos de poder” contra ele, anunciaram seus advogados em Londres.


Lula, presidente de 2003 a 2010, é suspeito de se beneficiar da rede de corrupção em torno da Petrobras, um caso investigado pelo juiz Sergio Moro.


De acordo com os advogados brasileiros e britânicos, que viajaram a Genebra para apresentar a petição, o juiz Moro seria culpado de “abuso de poder” por violar o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.


A petição entregue ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas condena a detenção arbitrária que Lula foi vítima e acredita que a presunção de inocência do ex-chefe de Estado foi violada.


“Lula decidiu levar o caso para as Nações Unidas porque ele não consegue ter justiça sob o sistema judicial inquisitório do Brasil”, disse o advogado britânico Geoffrey Robertson, denunciando um sistema judicial em que um “mesmo juiz” encarregado da investigação pode julgar a pessoa que investigou e “decidir sua culpa ou inocência, sem jurados”.


Símbolo da luta contra a corrupção, o juiz Moro está a cargo da operação “Lava Jato”, que revelou o caso corrupção na Petrobras destinada principalmente para financiar partidos e políticos.


Os advogados de Lula havia solicitado no início de julho a transferência do processo para outro tribunal, questionando a imparcialidade do juiz Moro.

Palavras-chave: ONU Lula Sergio Moro "Abuso de Poder" Petrobras Operação Lava jato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ex-presidente-lula-recorre-a-onu-para-denunciar-abuso-de-poder-do-juiz-sergio-moro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid