Evite o uso excessivo da conjunção "que"

Fonte: Luiz Cláudio Barreto Silva

Comentários: (1)




Luiz Cláudio Barreto Silva O uso excessivo da conjunção "que" é criticado de forma contundente pela doutrina especializada. É considerado defeito de estilo. Os modernos revisores de textos na área da informática já efetuam o controle desse defeito.

Poderia se objetar que a substituição do "que" é impossível em certos casos. Todavia, de acordo com a doutrina, existem recursos suficientes para a substituição como, por exemplo, pela vírgula, a título de elipse.

Nessa linha de entendimento, com a sugestão de substituição do "que" pela vírgula, as oportunas considerações de Marcus Cláudio Acquaviva:

"Outro defeito de estilo muito comum na redação forense é o excessivo abuso do "que" (pronome relativo ou conjunção integrante). Silveira Bueno (op. cit., p. 107) apresenta os seguintes e jocosos exemplos: 1) Disseram-me que o homem que aqui veio, que me procurou e que não quis deixar o nome, é o mesmo que ontem me telefonou... 2) A moça, que estuda, que toca piano e que pinta, pode considerar-se de talento...3) Quiseram que o enfermo se recolhesse ao hospital, mas, a família ordenou que o levassem, para o interior...Como resolver essa abusiva repetição? Substituindo o " que" pela vírgula, a título de elipse".(1)

Em igual sentido, com sugestões e exemplos para substituição da conjunção "que", a orientação de Eduardo de Moraes Sabbag:

"Há situações em que é possível omitir a conjunção 'que'. Tal partícula tem o condão de enlaçar as orações, mas é possível suprimi-la em abono da sonoridade. É o 'que elíptico'. Exemplos:

Ele propõe seja reformado o prédio.

Peço a você me forneça mais dados sobre o acusado.

'Pouco importa me batas pelo dobro'.

'Agora pedir-vos-ei a mercê que espero me concedais".(2)

Na mesma linha de entendimento, rotulando o defeito de estilo como "muletas da escrita", a lição de Ézio Luiz Pereira:

"A utilização de sinônimos, por sua vez, concorre para que se evitem repetições enfadonhas, as redundâncias. Evite-se o uso excessivo do 'ai , 'então', 'que.....que.....que.....' etc. (verdadeiras muletas da escrita)".(3)

É também a lição de Regina Toledo Damião e Antonio Henriques:

"Tanto na Contestação, quanto na Inicial, o redator deverá escapar do excesso de "quês", formulando cada parágrafo gráfico em torno de um assunto, expondo de maneira clara e objetiva".(4)

Portanto, em atenção ao posicionamento da doutrina, e em abono da sonoridade, o uso excessivo da conjunção "que" deve ser evitado, utilizando-se, para a supressão, as orientações doutrinárias supramencionadas.



Notas:

1 - MARCUS CLÁUDIO ACQUAVIVA. Dicionário enciclopédico de direito. São Paulo: Brasiliense, v. q-z, p. 25-26. [Voltar]

2 - SABBAG, Eduardo de Moraes. Redação forense e elementos da gramática. São Paulo: Premier Máxima, 2005, p. 106. [Voltar]

3 - PEREIRA, Ézio Luiz. Da petição Inicial. 2. ed. São Paulo: Edjur, 2003, p. 23. [Voltar]

4 - DAIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de português jurídico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 199. [Voltar]

Palavras-chave: conjunção

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/evite-o-uso-excessivo-da-conjuncao-que

1 Comentários

pablo jose ferrero guarda noturno21/02/2007 20:43 Responder

Que tal a justiça eliminar os "quês" dos processos travados e não andam em função de "quesitos" que somente a justiça e advogados muito bem pagos podem ver. Justica tardia não é justiça

Conheça os produtos da Jurid