Educação aprova prioridade de matrícula para filhos de mulher vítima de violência

Emenda inserida pelo Senado pretende impor sigilo sobre os dados dos envolvidos.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Educação aprovou emenda do Senado Federal a proposta que concede prioridade de matrícula a filhos de mulher que sofre violência doméstica. O texto original, de autoria da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), havia sido aprovado em março pela Câmara dos Deputados.


A relatora, deputada Maria Rosas (PRB-SP), recomendou a aprovação. “A emenda não altera o mérito das disposições anteriormente aprovadas”, disse. Em função revisora, o Senado alterou a proposta, que retornou à Câmara recebendo nova numeração (Projeto de Lei 1619/19).


Por meio de alteração na Lei Maria da Penha (11.340/06), o texto original (PL 8599/17) amplia a proteção à mulher vítima da violência doméstica e familiar e a seus dependentes, cuja matrícula ou transferência será priorizada pelas escolas mediante apresentação de documentação que comprove registro de ocorrência policial ou de existência de processo em curso.


Sigilo dos dados


A emenda inserida pelo Senado pretende impor sigilo sobre os dados dos envolvidos, inclusive sobre essa documentação, a eles tendo acesso apenas os operadores de Direito e os órgãos públicos competentes.


Tramitação


A proposta ainda será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.


ÍNTEGRA DA PROPOSTA:


PL-1619/2019

Palavras-chave: Prioridade Matrícula Filhos Vítima Violência Doméstica Lei Maria da Penha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/educacao-aprova-prioridade-de-matricula-para-filhos-de-mulher-vitima-de-violencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid