Dilma veta integralmente projeto que criaria novos município

Técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma ?pulverização? na repartição do FPM

Fonte: Veja

Comentários: (1)




A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios.


No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”.


A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.


Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa.


O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.


Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.

Palavras-chave: veto dilma rousseff congresso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dilma-veta-integralmente-projeto-que-criaria-novos-municipio

1 Comentários

SERGIO LUIZ PEREIRA LEITE advogado militante na Comarca de Tiet?. SP16/11/2013 14:19 Responder

Muito oportuno o veto. Não é possível que o aumento de municípios se faça da forma como se nossos políticos o realizam, atendendo apenas interesses paroquiais, sem eira nem beira. Espero que o bom senso volte a reinar no Congresso, se é que ele algum dia ali existiu.

Conheça os produtos da Jurid