Dilma sanciona cota de 20% das vagas no serviço público

Nova legislação atende concursos realizados para a administração pública, autarquias, fundações públicas e empresas públicas

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (9) a lei que estabelece reserva de vagas para negros no serviço público federal. Em até 10 anos, os postos oferecidos em concurso público deverão preencher 20% de todas as vagas. Clique aqui e leia a íntegra no Jurid+.


“Esta é a segunda lei que eu tenho a honra de promulgar com ações afirmativas, para fechar um fosso secular de direitos e oportunidades engendrados pela escravidão e continuados pelo racismo, ainda existente entre negros e brancos em nosso país”, disse a presidente, em referência à lei de cotas para as universidades federais.


Leia mais


> Câmara aprova cotas para negros em concurso públicos


> Senado aprova cota para negros em concursos públicos


> Cota para negros em concurso ajudará a reduzir desigualdade salarial, defende deputado


> Cota de 20% para negros em concursos públicos gera polêmica


A nova legislação atende concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União, como a Petrobras, Caixa, Banco do Brasil e Correios. A lei não vale para concursos para cargos nos poderes Judiciário e Legislativo, apesar de o Senado já ter estabelecido o mesmo percentual de cotas em seus concursos.


É a segunda lei de grande impacto na área de ações afirmativas sancionada no governo Dilma. Em 2012, entrou em vigor uma lei que estabelece reserva de metade das vagas para escolas públicas com recorte étnico-racial nas universidades federais do País. A instituições têm quatro anos para oferecer 50% das vagas. Até lá, o governo estipulou um sistema gradual de aumento do percentual.

Palavras-chave: direito público cota direito do trabalho serviços públicos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/dilma-sanciona-cota-de-20-das-vagas-no-servico-publico

1 Comentários

Bito Advogado11/06/2014 16:22 Responder

Gostaria de cotas também para ser jogador de futebol e pagodeiro, afinal, 99% desses se enquadrariam nos 20% destinados aos conc. públicos... Vai aparecer alguém dizer que isso depende de outros fatores, tais como dom, aptidão física (e mental?!?), treino, dedicação... Como se isso não fosse necessário para concursos!! Os beneficiários que me desculpem, mas é uma verdadeira discriminação, ignorância total pensar diferente. É meio absurdo, mas em ano eleitoral deveria haver total impedimento de novas leis, DECRETOS e outros normativos que beneficiem grande parcela da população, pois a finalidade todos sabem, digo, infelizmente a minoria sabe!!

Conheça os produtos da Jurid