Companheira de militar não faz jus à pensão por morte ocorrida antes da CF/88

Decisão é da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais

Fonte: CJF

Comentários: (0)




O colegiado da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, na sessão do dia 9, confirmou as decisões de 1º e 2º graus que negaram à companheira de militar falecido o direito ao benefício de pensão por morte. A sentença foi mantida pela 1ª Turma Recursal do Ceará com o entendimento de que a lei 7.774/71, que dispõe sobre a pensão por morte devida a militar, não inclui a companheira entre os dependentes.


A autora apresentou pedido de uniformização à TNU, com o argumento de que o acórdão recorrido seria divergente da jurisprudência do STJ, para o qual a CF em vigor (artigo 226, § 3º) equipara a companheira à legitima esposa, para todos os fins de direito.


Ocorre que, segundo destacado, no caso, a morte do militar ocorreu em 3 de julho de 1988, portanto, antes do advento da CF, configurando uma situação diferente das anteriormente tratadas pelo STJ e que deram origem à jurisprudência citada como paradigma. E em não havendo essa similitude, não ficou configurada a divergência necessária para o conhecimento da questão na TNU.

Palavras-chave: direito civil pensão por morte

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/companheira-de-militar-nao-faz-jus-a-pensao-por-morte-ocorrida-antes-da-cf88

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid