Comissão do Meio Ambiente do CNMP lança publicação sobre valoração de danos ambientais

Obra é destinada a fornecer aos membros e servidores do Ministério Público elementos técnicos e jurídicos para a valoração de danos ambientais.

Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

No dia 21 de setembro, às 14 horas, a Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP) lança a publicação “Diretrizes para valoração de danos ambientais”. O lançamento será feito na sede da instituição, em Brasília, com transmissão, ao vivo, pelo canal do CNMP no YouTube.


O evento contará com a exposição dos autores da publicação, composta por um capítulo geral sobre valoração dos danos e capítulos específicos sobre flora, fauna, poluição, loteamentos irregulares, mineração e patrimônio cultural.


A obra é coordenada pelo presidente da CMA, conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, e prefaciada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Luiz Campbell.


A intenção da publicação é a de facilitar, disponibilizar e apresentar, com flexibilidade e respeito à independência funcional dos membros do Ministério Público, meios e caminhos viáveis para valorar o dano ambiental. O público-alvo das diretrizes são os membros e os servidores do Ministério Público que atuam na defesa do meio ambiente.


O trabalho foi desenvolvido por membros e servidores dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, além de especialistas de instituições e órgãos governamentais e de instituições de outros segmentos da sociedade civil, integrantes do Grupo de Estudos de Valoração de Danos Ambientais, instituído por meio da Portaria nº 01/2020/CMA/2020.


Em 30 de junho, o grupo de estudos encerrou as atividades com a elaboração do documento, contendo diretrizes para valoração do dano ambiental.


A iniciativa de elaboração de uma obra com essa temática se originou-se a partir de uma demanda dos membros colaboradores da CMA, especificamente como sugestão apresentada pela procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul Sílvia Cappelli. 


O Grupo de Estudos da Valoração do Dano Ambiental elegeu como escopo levantar os métodos de valoração mais utilizados na atuação ministerial, discutir, estudar, pesquisar e compartilhar formas e estratégias de valoração do dano.


As diretrizes constantes da publicação foram feitas com base no apoio das unidades e ramos do Ministério Público e de instituições públicas e privadas de grande importância para a preservação do meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e universidades, e também de técnicos, pesquisadores e doutrinadores com avançada expertise no assunto.


Por ser um tema interdisciplinar, e por possuir múltiplos aspectos e elementos interdependentes, foi necessário empreender esforços de diversas áreas técnicas e jurídicas.

Palavras-chave: Comissão Meio Ambiente cNMP Lançamento Publicação Valoração Danos Ambientais

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-do-meio-ambiente-do-cnmp-lanca-publicacao-sobre-valoracao-de-danos-ambientais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid