Comissão de Estágio e Exame de Ordem anula três questões do Exame 135 e sobe para 31,56% o percentual de aprovados

Fonte: OAB-SP

Comentários: (3)




Palavras-chave: exame

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-de-estagio-e-exame-de-ordem-anula-tres-questoes-do-exame-135-e-sobe-para-3156-o-percentual-de-aprovados

3 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)09/06/2008 15:14 Responder

Um local que não sabe fazer questões, que erra na gramatica e não sabe fazer uma provinha, quer questionar a cultura jurídica de pessoas que acabaram de sair de uma faculdade/universidade? Seus organizadores são pessoas que estão no mercado a mais de 20 anos (e se gabam!), ou seja, para o direito, pessoas com mais de 20 anos de profissão, são ultrapassadas, não se reciclam, erram em perguntas e o pior, erram na prova a "saudoza limquá potuqueza"! Vergonha nacional... "ACABEM COM ESSA POUCA VERGONHA DE EXAME DA ORDEM (CAÇA-NÍQUEL CARA DE PAU!)!

wilma souto maior pinto advogada27/09/2008 17:50 Responder

Em parte concordo com o colega que me antecedeu. Pelo número de exames que a OAB já realizou, deveria ter percebido que os encarregados da programação das questões das provas não estão preparados . Em todos os exames SEMPRE formulam questões que dão margem a contradição, confusaão induzindo os candidatos a êrro., igualmente~respostas erradas. Tanto assim que. ao recorrem ,recuperam os respectivos pontos.e questoes são anuladas. Penso que está na hora da OAB rever toda a programação, bem como escolher profissionais práticos e competentes para tal mister.,porque a idéia inicial do EXAME DE ORDEM ,diga-se de passagem , é boa, não resta dúvida, mas não como vem sendo realizado.! Tambem os termos usados nas questões não são claros, precisos quando deveriam estar condizentes com a capacitação que se espera de um recem formado -bacharel. ;Deveria, isso sim, incluir questões que envolvam os institutos dos respectivos Códigos, legislação enfim a que se referem .O que se pode esperar desses candidatos, quando eles se deparam com tanto erro, e até mesmo deleixo da Instituição que os submetem ao exame? Esses exames não tem o condão de elevar o candidato ao nível de um hermeneuta, um jurisconsulto e sim para avaliar sua capacidade para INICIAR uma profissão e, só com o decorrer dos anos, com a prática e dedicação será capaz de conhecer O DIREITO E EXERCER BEM E COM DIGNIDADE A PROFISSÃO. Logo a função ,nessa seara, da nossa OAB deve ser de estimular o bacharel.,com questões que integraram efetivamente o seu currículo na Faculdade,incluindo, obviamente o PORTUGUES. e por que não, abandonar o critério da múltipla escolha. e adotando questionários ,e uma peça processual, numa única prova, pois pelas respostas já se poderia avaliar a capacidade, inclusive, repita-se o conhecimento do idioma pátrio.

Kleber Barreto corretor de imóveis09/10/2008 13:45 Responder

É nítido que o objetivo da OAB é tornar a profissão cada vez mais fortalecida e confiável aos olhos da sociedade. Quanto ao exame da ordem, bastavam aplicar uma prova naquilo que realmente encontramos nas leis e/ou conforme entendimento doutrinário, sou totalmente avesso às "pegadinhas" e exigirem conhecimento, também, de posição jurisprudencial que, não raro, vislumbramos divergências de posicionamentos. ATENÇÃO ORDEM! A PROVA É DIFÍCIL POR SÍ SÓ, NÃO PRECISA DIFICULTAR MAIS, OK?!

Conheça os produtos da Jurid