Cobrança judicial de uma dívida no RS leva, em média, 1.453 dias

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (0)




Dentre 13 estados brasileiros pesquisados, o Rio Grande do Sul é o que apresenta o pior desempenho quando se trata de solucionar, em juízo, a cobrança de uma dívida. Essa nada gloriosa constatação se faz a partir da leitura da reportagem "A solução está aqui dentro", publicada no último número da revista Exame.

Ela informa que "a desvantagem na comparação" não é apenas gaúcha. Mesmo os estados brasileiros com bom desempenho em alguns procedimentos ficam longe dos melhores padrões mundiais. São Paulo tem o menor tempo de processo para cobrar uma dívida na Justiça: 546 dias. Mesmo assim, são quase dois anos de trâmite, muito aquém do prazo da campeã mundial nesse item, a Tunísia (ali, uma ação desse tipo leva no máximo 27 dias).

O Rio Grande do Sul - que está entre os mais ágeis no processo de abertura (35 dias) de uma empresa - é o último no quesito tempo para a cobrança de uma dívida na Justiça.

"São inacreditáveis 1.453 dias em média, o equivalente a quatro anos de trâmite até a execução da dívida" - escreve a revista. Considerando o cenário internacional pesquisado, é uma performance pior ainda do que a da Guatemala, país com o maior prazo do mundo nesse tipo de processo. O relatório não explica qual foi o critério de seleção dos estados pesquisados.

Segundo o Banco Mundial, a base de dados da Doing Business fornece indicadores comparáveis em 155 economias. Eles indicam os custos regulatórios dos negócios e podem ser usados para analisar regras especificas que fomentam ou reprimam investimentos, produtividade e crescimento.

Tempo médio de tramitação de uma ação

São Paulo 546 dias
Maranhão 690 dias
Distrito Federal 730 dias
Mato Grosso do Sul 755 dias
Rondônia 794 dias
Rio de Janeiro 813 dias
Amazonas 835 dias
Bahia 873 dias
Ceará 942 dias
10º Santa Catarina 1.017 dias
11º Minas Gerais 1.068 dias
12º Mato Grosso 1.157 dias
13º Rio Grande do Sul 1.473 dias
Referência mundial Tunísia: 27 dias
Fonte: Doing Business no Brasil - Banco Mundial

Palavras-chave: cobrança

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cobranca-judicial-de-uma-divida-no-rs-leva-em-media-1453-dias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid