Cobrador baleado após furtar ônibus não tem direito à indenização

Ele furtou um ônibus da empresa em que trabalhava como cobrador e passou dirigir, recolhendo passageiros sem ter autorização para tanto

Fonte: TJSP

Comentários: (1)




A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença que julgou improcedente pedido de indenização proposto por funcionário de empresa de ônibus baleado após furtar coletivo. O julgamento ocorreu na última terça-feira (9).


De acordo com o pedido, J.M.S.B. furtou um ônibus da empresa em que trabalhava como cobrador e passou dirigir, recolhendo passageiros sem ter autorização para tanto. No momento em que foi abordado por policiais, atirou nos agentes e tentou fugir, até que foi atingido no braço. Sob alegação de que houve violência policial sem motivo razoável, ajuizou ação, pleiteando indenização por danos materiais.


O pedido, no entanto, foi julgado improcedente pelo juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho, da 6ª Vara da Fazenda Pública da capital, sob o fundamento de que o acusado deu causa aos fatos. Para o magistrado, o “revide da polícia, afastando o perigo aparente com tiro de alerta em parte não vital do corpo, como o braço, do individuo surpreendido na pratica de crime, não configura ao ilícito imputável ao Estado, razão pela qual o pleito indenizatório não tem como prosperar”.


Inconformado com a decisão, apelou, mas o desembargador José Luiz Germano (relator) negou provimento ao recurso, mantendo a sentença de improcedência. Segundo o desembargador, “o autor foi alvejado por um tiro no braço, mas sua ação delituosa foi a única responsável por esse fato, já que os policiais estavam agindo em estrito cumprimento do seu dever legal”. Da decisão, unânime, participaram também os desembargadores Alves Bevilacqua e Lineu Peinado.


Apelação nº 0008697-02.2010.8.26.0053

Palavras-chave: Indenização; ônibus; Furto; Direito; Cobrador

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cobrador-baleado-apos-furtar-onibus-nao-tem-direito-a-indenizacao

1 Comentários

Augusto sua profissão13/09/2011 20:45 Responder

Querer se beneficiar de sua própria torpeza e demais....

Conheça os produtos da Jurid