Cinema não pode impedir entrada com alimentos comprados em outros locais

Medida foi considerada prática abusiva que configura venda casada além de violar a liberdade de escolha

Fonte: Jornal O Povo

Comentários: (0)




O empreendimento São Luiz de Cinemas EPP (Centerplex) não pode impedir a entrada, em todas as suas salas de exibição, de consumidores que adquiram produtos iguais ou similares aos também vendidos nas lanchonetes da empresa, independentemente da embalagem ou marca. A decisão é da juíza Carla Susiany Alves de Moura, titular da 3ª Vara Cível de Maracanaú.


Segundo os autos, o Ministério Público do Ceará ajuizou ação, com pedido liminar, alegando que o Centerplex está proibindo o acesso às salas de exibição de pessoas que levam alimentos comprados em outros estabelecimentos. Disse que, dessa forma, o cliente é obrigado a comprar os produtos vendidos em lanchonete mantida pela empresa.


Argumentou que tal medida é prática abusiva que configura “venda casada”, infringido o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, viola a liberdade de escolha.


A liminar foi deferida conforme requerido. Na contestação, o Centerplex argumentou que a conduta não é abusiva. Também defendeu que não ficou caracterizada afronta à liberdade de escolha.


No último dia 7, a magistrada julgou procedente o pedido e confirmou a liminar concedida. “Ao compelir o consumidor a comprar no próprio cinema, a empresa dissimula uma ‘venda casada’, pois quem vai lá assistir a um filme e quiser beber ou comer tem que comprar dela. E aí é que está o abuso que nossa legislação não permite”.

Palavras-chave: direito do consumidor venda casada liberdade de escolha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cinema-nao-pode-impedir-entrada-com-alimentos-comprados-em-outros-locais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid