Chance de acabar com a dor de cabeça em cinco minutos de conciliação

Dívida sobre pagamento de conserto de motor em carro "atormentava" credor e insolvente, que finalizaram acordo com conciliação e aperto de mãos

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




O comerciante Gideão André Chardozino e o funcionário público Rafael Pinto de Almeida Neto são dois brasileiros que conheceram e aprovaram, na tarde desta segunda-feira (29/11), a conciliação como alternativa para resolução de litígios.


Em menos de cinco minutos, na mesa da sala de conciliação do Juizado Especial Cível (JEC) da Comarca de Lages, eles se livraram de uma dor de cabeça que atormentava a ambos desde o início do ano.


Rafael teve o motor de seu Fiat Uno fundido e buscou socorro na oficina de Gideão. O conserto saiu por R$ 400, mas Rafael, com inesperados problemas no âmbito familiar, transformou-se em insolvente, e o mecânico em credor.


Em audiência marcada por conta da Semana Nacional da Conciliação, iniciada em todo o país nesta segunda-feira, os dois acertaram a situação. Flávio pagará seis parcelas de R$ 100 em favor de Gideão. Os dois apertaram as mãos ao final da audiência, sob responsabilidade da conciliadora Josiane Martello.


“Ufa, é muito bom se livrar de uma situação dessas!”, comemorou Flávio. Gideão, também satisfeito, não escondeu uma ponta de desconfiança em relação ao cumprimento do acordo. “Não tem por que se preocupar, há uma cláusula no termo que aplica uma multa de 30% sobre o saldo remanescente, em caso de inadimplência”, tranquilizou-o a conciliadora.


A audiência foi acompanhada também pelo advogado Vilson Campos, que ali estava junto de seu cliente, proprietário da oficina mecânica. “Na maior parte das ações é briga mesmo, mas na parcela em que é possível conciliar, não vejo por que não”, garante Campos.


O Juizado Especial Cível da Comarca de Lages colocou em pauta, nesta semana, cerca de 150 processos em busca de conciliação. Cobranças de cheques, de aluguel, de serviços e de danos materiais em acidentes de trânsito, segundo o escrivão Rodrigo Francisco Santos Almeida, dominam o movimento. O JEC de Lages possui, atualmente, cerca de 2 mil processos em trâmite.
 

Palavras-chave: Conciliação Dívidas Conserto Ação Pagamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/chance-de-acabar-com-a-dor-de-cabeca-em-cinco-minutos-de-conciliacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid