CCJ do Senado rejeita PEC para eliminar exame da OAB

"Um advogado que não obtenha pelo menos a nota 5 para obter sua carteira, não dá", alega o relator

Fonte: O Estado de São Paulo

Comentários: (29)




A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) rejeitou hoje, por unanimidade, proposta de emenda (PEC) à Constituição do senador Geovani Borges (PMDB-AP) que eliminaria a necessidade dos formandos em Direito se submeterem a exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercerem a profissão. O presidente da Ordem, Ophir Cavalcanti, acompanhou a sessão.


O relator Demóstenes Torres (DEM-GO) lembrou que o exame da Ordem virou "um tormento" para estudantes não qualificados. Ele alega que o fim do exame estimularia a criação de faculdades despreparadas e de profissionais sem condições de exercer o trabalho. "Um advogado que não obtenha pelo menos a nota 5 para obter sua carteira, não dá", alega. "Resultaria em profissionais desqualificados".


O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) lembra que, com a desativação de faculdades inoperantes, a ponto de terem sido fechadas 23 mil vagas do curso de Direito, tem aumentado o número de profissionais aprovados no exame da OAB. A senadora Marta Suplicy (PT-SP) e outros parlamentares defenderam o descredenciamento de "faculdades de Direito de quinta categoria", que - segundo ela - assolaram o País.

Palavras-chave: Exame de Ordem; Rejeição; PEC; OAB; Eliminação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-do-senado-rejeita-pec-para-eliminar-exame-da-oab

29 Comentários

wilson estudante02/03/2011 21:29 Responder

No exame da ordem o que é mais constrangedor é o absurdo do valor cobrado, R$ 200,00 que por si só não se justifica, um concurso para a magistratura o valor é bem menor e mais, o ponto de corte de 50% na primeira etapa é desagradavél para todos.

Horst Fuchs Advogado, professor de direito. 03/03/2011 9:30

Acredita que acertar apenas a metade das questões é desagradável para todos? Concordo, e ainda mais pensando na qualidade do profissional atuando no mercado querendo defender os DIREITOS dos cidadãos, sem estar qualificado! Seria bem desagradável para que recebesse o atendimento deste profissional.

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 10:07

Desagradavel deve ser para quem assiste a tua aula, que até o aluno aprender o teu nome já se passaram os 05 anos na faculdade.

Cesar Brandão Professor 04/03/2011 11:46

É sr. Cesar Augusto... Parece que vai ter que estudar mesmo... E isso pelo que vejo, não lhe agrada. kkkk. CONSELHO: Vai estudar, e pára de ficar o tempo todo criticando!!!

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 12:51

O teu nome não CESAR, oteu nome nome é CARLINHA BRANDÃO, e não confunda cú com bunda.

GETULIO REIS funcionário público aposentado02/03/2011 22:04 Responder

O problema não é o EXAME em sí, mas a forma como é praticado, o excesso de falhas, o seu alto custo e falta de transparência na aplicação do recurso arrecadado. Pq não incluir esse EXAME no último semestre do CURSO DE DIREITO, aplicado diretamente pelo MEC (órgão próprio) e podendo ser fiscalizado pela OAB, MP, CNJ e quem não lograr aprovação não pode ser titulado bacharel, daí resolveria todo esse embróglio

Horst Fuchs Professor de direito, advogado. 03/03/2011 9:26

O exame da OAB é para o exercício da advocacia; assim, substituir tal exame por outro, aplicado pelo MEC gerará conflito de competências. O curso de direito forma bacharéis nesta área da ciência, outra coisa bem diferente é o exercício da advocacia, como já foi salientado pela própria OAB, inclusive. Todavia, concordo que o MEC deveria criar um exame para aferir a qualidade de ensino, e de preferência, semestralmente; contudo, sem extinguir o exame da Ordem, como é feito em muitos outros países no mundo.

Edilene Albus Pedagoga, Psicopedagoga, Administradora Escolar e Bacharel em DIreito - Funcionária Pública Municipa03/03/2011 0:52 Responder

Penso que se houvesse uma maior qualificação das Instituições de Ensino Superior - IES que oferecem o curso de Direito, com utilização de grade curricular e conteúdos mínimos NACIONALMENTE UNIFICADOS e ainda, a aplicação de exame selecionador para cursar a fase seguinte, a aplicação do Exame seria, no mínimo, mais justa. O que não se pode mais conceber e tolerar é a exigência do Exame Unificado somente após o curso completo, o quase completo, onde os conteúdos curriculares diferem de IES para IES. Se o acadêmico, o findar o primeiro semestre do curso realizasse exame dos conteúdos UNIFICADOS NACIONALMENTE não obtivesse aprovação, este estaria impedido de cursar o segundo semestre, e assim sucessivamente. Ao findar do curso, certamente este bacharel DEVERÁ estar de fato preparado e detentor do conhecimento mínimo para a prática jurídica e o exercício da profissão de ADVOGADO. Tanto o MEC, quanto o Poder Judiciário e a OAB devem caminhar lado a lado para a aplicação da prova sistemática, garantindo a qualificação mínima exigida por tão nobre profissão. Ocorre que no formato atual, o Exame da Ordem tornou-se um grande nicho de mercado, para a indústria de cursos preparatórios para tal exame, bem como grande fonte de recursos para a Ordem dos Advogados. Ainda, como pode se conceber uma \\\"desqualificação\\\"ou \\\"reprovação parcial\\\"? Ora, o candidato que obteve aprovação na primeira fase necessitar realizá-la novamente, caso tenha reprovado na segunda fase, é no mínimo inconcebível. A OAB já analisou este critério? Cobrem, se este for o caso, nova taxa para prestação da segunda etapa do exame, mas habilitem o candidato anteriormente aprovado na primeira fase, para apenas realizar a segunda fase. Sigam, neste caso, as normativas do MEC, quanto à convalidação do conhecimento adquirido, a exemplo da aplicação destes ditames no Ensino Básico. Continuo: a aplicabilidade de exame profissional para o exercício da práxis nas demais áreas do conhecimento seria viável, em especial às áreas da saúde e da educação (esta última dominada pelos cursos semipresenciais e à distância)? As áreas (saúde e educação) além de atuarem diretamente na \\\"propriedade\\\" material e na \\\"liberdade\\\" do ser humano afetam diretamente na VIDA (no sentido mais amplo deste BEM), pois sem uma educação de qualidade (desde o início de sua vida) e saúde condizente, nem ao curso superior ingressam, pois se tiverem a má sorte de terem recebido atendimento dos profissionais da saúde e da educação de má qualidade, certamente não entenderão os reais valores da \\\"liberdade\\\"e dos valores \\\"materiais\\\" e imateriais.

Luiz Dário Rocha Advogado 03/03/2011 2:39

Quero saber qual a profissão que Edilene deseja seguir. Bota comentário confuso nisso. Ainda não passou no exame de ordem? É compreensível.

Edson Machado Consultor Empresarial, pós graduado em Direito e Processo Trabalho (lato senso), professor, Empresá 03/03/2011 12:30

DRA, parabéns pelo seu comentário, é de uma visão extrema, quanto aos comentários desses que se diz advogado e acha seu texto confuso, bem...também é bastante compreesnível. Grande abraço! Edson Machado DR, vai estudar interpretação de texto, posso indicar um cursinho

Luiz Dário Rocha Advogado 03/03/2011 13:13

Para tanta qualificação acima exposta Sr. Edson, não precisa dizer mais nada, você é o cara. Sugiro fazer o exame de ordem.

Edilene Albus Pedagoga, Psicopedagoga, Adminsitradora Escolar, bacharel em Direito, Func. Púb. Municipal 04/03/2011 1:35

Dr. Luiz Dário Rocha Respondendo-lhe digo: não está em questão qual a profissão que desejo seguir, pois nela já atuo há 24 anos, e sim, o exame da ordem. Até onde meus \\\"limites confusos\\\" alcançam, não há impeditivos nos estudos tão pouco, serem em áreas diversas à atuação profissional. Quanto ao comentário confuso, quero crer que ao realizar a leitura do mesmo, já a tenha feito com \\\"sentença\\\" proferida. Ora, caso o Dr. não tenha entendido, sou contra o exame da ordem nos moldes atuais. Acredito que sua reformulação quanto à aplicação aliada a padronização curricular seja o melhor \\\"remédio\\\". Ainda, não vejo obrigatoriedade em qualquer manifestação acerca do assunto ter como pré-requisito a prestação do exame e sua aprovação. Conocorda Dr.? Até onde conheço, é livre (sem pré-requisito algum) a manifestação. Se me permite questionar, há quanto tempo o Dr. graduou-se? Prestou o exame? Concorda com a prestação regular, como sugestão aposta em outros comentários? A aprovação no exame da ordem garante profissionais de fato qualificados, sérios e preocupados com a causa de seu cliente? Obrigada pelo comentário, incitador de maiores discussões, pois esta é uma das formas de se obter conhecimento, afinal, a verdade não é única...

Edilene Albus sua profissão 04/03/2011 1:44

Obrigada Sr. Edson... Realmente eu \\\"tentei\\\" expressar meus sentimentos quanto à qualidade dos cursos de graduação, do formato do exame, dos aspectos obscuros do mesmo, da importância da qualificação não só da advocacia... Gosto de pensar e repensar e como pedagoga que sou, não acredito que o conhecimento seja medido apenas através de provas. Digo isso por estudar diariamente a avaliação e saber que cada um reage diferente de outros quando está sendo testado e sob pressão. A cobrança para a aprovação noexame vai muito além do exercício da profissão. Mexe com valores e sentimentos de frustação incapacidade, inutilidade... Até o momento não conheço ninguém que tenha sido reprovado (não só no exame da ordem) que possa ter \\\"crescido\\\"de fato. No caso do exame da ordem, é mais fácil... basta cursar \\\"receita de bolo\\\", onde os mestres ensinam o que importa para a PROVA e não para o exercíco da advocacia. E isto é ruim, estamos ensinando \\\"decoreba\\\" e não a busca do saber, do conhecimento. Obrigada!

IVAN PINHEIRO empresario03/03/2011 1:07 Responder

acho um absurdo essa exigencia, pois ta cheio de advogados(as) que passam no exame de ordem, pegam a carteira e nao sabem fazer uma petição inicial, e não são poucos, atuo na area juridica ha 15 anos e vejo muito isso, tem advogado que não sabe o que é um despacho, fala serio, e esse exame nunca vai qualificar um advogado, a unica finalidade que pode atingir, é testar o bacharel, nada mais. ao meu vê, acho que poderia ser substituido por um curso de pratica em todas as areas, e com um certificado desse curso estaria apto a pegar a carteira. cada unidade da OAB poderia criar esse curso- ESCOLA DE PRATICA DA OAB, PRONTO, ESTARIA RESOLVIDO O PROBLEMA, esses duzentos reais poderia pagar o curso, seria bem mais aplicado.

Luiz Dário Rocha Advogado 03/03/2011 2:46

Absurdo é defender uma barbaridade dessas Ivan. Exame de ordem é um mal necessário.

Edilene Albus sua profissão 04/03/2011 1:49

Dr Luiz Dário Rocha Agora sim estou confusa: \\\"Exame da ordem é um MAL necessário\\\". (Luiz Dário Rocha, Advogado, 03/03/2011 às 00:46) ?????????????????

Maria Helena Matos Administradora-Professora de Contabilidade- Bacharel em Direito03/03/2011 2:53 Responder

Concordo com o Sr.Ivan Pinheiro - OAB que crie uma Escola de Pratica da OAB, ou um estágio em escritório de advocacia de pratica forence DA OAB, porque eu tenho CARTEIRA DE OAB - SOU ESTGIÁRIA MAS ME DESCULPE OS dirigentes da OAB, exame de 5 horas nao qualificada um advogado e muito menos uma carteira , digo de cadeira isso, porque tenho colegas que passaram no Exame da OAB com carteira e tudo e nao tem condições nem de reconhecer o nome do cliente, fazer uma petição e muito menos realizar uma audiencia, nao tem condições de enfrentar um juiz, MUITO MENOS REALIZAR UMA INDICAÇÃO NOS TRAMITES DO DIREITO COM argumento e saber juridico. É isso a Carteira da OAB, Data Venia o que esta ocorrendo é uma reserva de mercado, reserva de Curso Preparatório do Exame da OAB, via internet, fim de semana, apostilas, livros de perguntas de respostas,ultimamente até oferecendo curso preparatorio de psicologia para se preparar para Exame da OAB, entrem por favor nos sites juridicos e vejam quantos e quais são os tipos de Cursos Oferecidos é por que? é barato? ou visam dar sustentação ao bacharel ou é por que virou comércio o tao falado Exame da OAB. O mais interessandte é que se estiver alguem do acordo governamentais reunidos em nome da Extinção do Exame da OAB sempre esta presente o Sr Ophir(A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) rejeitou hoje, por unanimidade, proposta de emenda (PEC) à Constituição do senador Geovani Borges (PMDB-AP) que eliminaria a necessidade dos formandos em Direito se submeterem a exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercerem a profissão. O presidente da Ordem, Ophir Cavalcanti, acompanhou a sessão. Sim, parece que ate é so para a midia pensar que isso e o correto. Porque Sr. Ophir Cavalcanti, muda o discurso e inscreve os profissionais advogados na OAB e apos fiscaliza,não seria bem mais proveitoso que viver nessa total polemica e desmotivando a classe de bacharel advogdo que ja estao desmotivados em seus recursos. a CF/88-LDB ESTAO EM VIGOR mas para o resto dos profissionais menos para a classe dos advogados porque existe uma Lei propria da OAB, E QUE ATE PODE SER CHAMADOS DE DOUTORES sem ao menos cursar doutourado. Existe lei para os outros profissionais mas para a classe de advogados não, entra com liminar por melhor que seja a causa e no final são cassadas pela simples e real desculpa que vai causar uma bagunça generalizada e muitas ações desencadedas quando um bacharel ganhar os seus direitos , os outros tambem vao ingressar na justiça. E ai da muito incomodo ao Status quo da OAB. Quando existe um CONCURSO onde o canditado almejam uma vaga e um salario corresponde que lhe estão galgando,quando do exercicio desse cargo e o Edital nao condiz com o que ocorreu no Concurso é anulado por inteiro ao menos aqui no Estado. Na OAB pode ocorrer todos os tipos de fraudes, que nada acontece por que será????? Porque a OAB esta do lado dos Orgão da Justiça??? do lado do s Senadores??? do lado da CNJustiça, do STF mas quem poderá nos ajudar???? Ou so a OAB é exemplo do Conselho das Profissões. Tenho faculdades, Administração de Empresa. Pedagogia -Licenciatura em Estatistica e Contabilidade pelo MEC e Direito, so nao posso exercer a profissão na faculdade de Direito. Mas porque existe Faculdade de Direito, porque o MEC, nao legitima, o simples fato de fazer os cursinhos????? e passar na provva da oAB de 100 questoes e depois a 2ª prova é um excelente profissional para desempenhar a Profissão de advogado nos tribunais... Os próprios tribunais tem o JEC onde atuam os juizes leigos e a OAB nao nos da o direitos e exercer a nossa profissão sem o Famigerado exame da OAB, que se fosse exame normal nao teria tanta polemica. Muito me praz a Srª Marta Suplicy educadora por excelÊncia e outros terem a opinião que tem que descredenciar as faculdade de quinta categoria em função de um Exame da OAB de 100 questões em 5 horas, ou seja por pior que seja uma faculdade mas em 5 anos vão ensinar bem mais e medir muito mais conhecimentos que um Exame de OAB de 5 horas aplicados em condições adversas que nao se pode nem levar uma agua mineral com rotulo, porque embaixo do rotulo pode conter algo estranho????? Isso tudo em nome da JUSTIÇA E NAO LESAR A SOCIEDADE. POR FAVOR CJDO SENADO, USE DO BOM SENSO E PRESENCIEM UM DIA UM LOCAL DE EXAME DA OAB PARA VOCES TEREM A REAL SITUAÇÃO DE UM BACHAREL EM DIREITO IMPEDIDO DE EXERCER SUA PROFISSÃO. TENHO CERTEZA QUE MUDARAM SEUS PENSAMENTO VOTARAM PARA EXTINÇÃO DO EXAME DA OAB.

joelcio Advogado03/03/2011 10:59 Responder

O que eu estou a entender é o seguinte: Os Advogados mais antigos na profissao que na época nao havia a Prova do OAB,será que eles sao incapazes de Advogara por falta de capacidade?

Joélcio Saad Advogado03/03/2011 11:02 Responder

Outra pergunta que nao me deixa calado. Em outras profissoes,como Médicos,Engenheiros,Veterinários,etc, tem o PROVÃO?

Luis Alberto Agente Administrativo03/03/2011 11:03 Responder

O que esta em jogo não é o exame, a qualidade de profissionais no mercado. O que esta em jogo é que vários cursinhos para aprovação na ordem , que são de advogados, magistrados , procuradores e outros vão deixar de arrecadar muito dinheiro, bem como a OAB, que diga-se de passagem cobra uma taxa absurda e ainda não tem competência sequer para contratar uma empresa que consiga aplicar o exame com zelo.Isto que o CCJ fez , foi apenas continuar a dar dinheiro a quem é ........Desculpe-me Senador Demóstenes mas a incompetência é de um Senado que já não tem credibilidade alguma perante o povo brasileiro e se acovrda diante de um bom montante em suas contas

Joélcio advogado03/03/2011 11:06 Responder

Nao sou contra o PROVÃO,acho que é necessario,mais deveria ter o Provao para todas as profissoes,Principalmente para os Advogados que nao fizeram,os Advogados mais antigos,Nao acham?

Cesar Augusto autônomo e bacharél de direito03/03/2011 11:27 Responder

Eu vejo que a OAB remunerou bem estes politicos, inclusive com a presença do seu presidente Ophir Cavalcante, para garantir que estes políticos votariam contra. A OAB adota a mesma medida dos chefes de governo, que só libera dinheiro para quem é fiel nas votações, como foi feito com o salário mínimo. Que profissão exerce um político? Vejam que os políticos que votaram contra são o Sr. Demostenes Torres, que não sei serviço ele presta e ajuda o seu Estado de Goiás, basta ver o partido que ele pretence. O Lindberg Farias não sei em que faculdade ele cursou e se completou para ser Presidente da UNE, e chegar a Prefeito de Nova Iguaçú (onde só fez merda) residindo em Copacabana e agora Senador. A Marta Suplicy começou na televisão ensinando sacanagem, e acabou corneando o marido maluco Eduardo Suplicy foi uma merda de Prefeita em São Paulo que adora defender o seu eleitorado, que são homosexuais. E para finalizar é este Pastor Crivela que engana uma porrada de gente, com a ajuda do Bispo Macedo, que esses pastores deveriam estar em cana, pois são tudo 171. Então eu volto a perguntar, qual a profissão destes políticos? Quero ver o Tiririca Presidente da República, pelo menos a gente vai achar graça, porque desses politicos oportunistas a gente só vai esperar o que aconteceu, que é a venda dos seus votos, como o fez para favorecer a OAB. Triste fim da política brasileira. Eu estou colhendo assinaturas para lançar o meu Partido Político, que será o PENIS (Partido Estudantil Nacional de Introdução Social), entrem no PENIS voces também, que vai ser o único partido ereto deste país.

Marcos Lula da Silva Carroceiro Senior 03/03/2011 15:35

Sr.Cesar Augusto, esperamos que vsa. continue Bacharel pelos próximos 100 anos. V.sa não tem moral para ser Advogado, pois as besteiras que escreveu aqui são inenarráveis, a Senadora Marta Suplicy, junto com Prestes Maia e Pires do Rio, foram os melhores prefeitos da Cidade de São Paulo. Vsa. precisa procurar seu verdadeiro Eu, aliado a Configurar seus valores medievais e anacronicos que estão impedindo sua caminhada e voltar para a faculdade e ESTUDAR MAIS !

Carlos Henrique Bacharel em Direito 03/03/2011 19:08

Data venia, mas Vossa Senhoria , vai ser o ator principal do filme intitulado: \\\" A VOLTA DO ZÉ BESTEIRA\\\", FALA SÉRIO.

Carlos Hentique Bacharel em Direito 03/03/2011 19:13

Este comentário, foi para o Sr. e eterno Bacharel em direito Cesar Augusto.

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 9:50

Agradeço ao senhor carroceiro senior, que não sei que profissão é esta, acredito até que seja de carroça de cavalo, só que este senhor como ainda senior deve ser o cavalo. Mas mesmo assim agradeço que pelo menos me desejou uma vida de 100 anos, que vejo que este senhor não deve ter a mesma sorte, pois um cavalo não dura 100 anos. E quanto a este colega bacharel de direito o Carlos Henrique eu também vou te dar um papel no filme a GAIOLA DAS LOUCAS, que voce está mais para viado, pois o teu comentário encheu de plumas o meu computador. Abraços

Sem nome Sem profissão 04/03/2011 12:06

Eu acho que esse Cesar Augusto deve colocar o partido PENIS na BUNDA dele. Quem sabe pára de falar besteira.

novamente sem nome novamente sem profissão 04/03/2011 12:15

Vai estudar !!!! César Augusto. OU não tem capacidade de passar no exame da OAB????

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 12:46

O sem nome e sem profissão, e pelo jeito sem futuro também. Um cara que não tem nome, não tem profissão, vejo que voce vai acabar mendigando pelas ruas, mas como eu gosto de ajudar as pessoas desamparadas, eu vou deixar voce pegar no mastro da bandeira do partido, que vejo que voce tem uma paixão por um pau. Pelo amor de Deus, por favor, não sente no mastro da bandeira.

J0sé Carlos Scribel Engenheiro03/03/2011 12:14 Responder

Depois de mais de 10 anos de existência o Exame da OAB não conseguiu melhorar a qualidade dos advogados, o que prova que um bom profissional não pode ser medido em um só exame, mas por sua educação continuada, prática forense e atuação dedicada. A pergunta que se deve fazer é: quantos advogados que hoje militam nos tribunais seriam aprovados neste exame? Além disso, por trás dele está muitos outros interesses financeiros e a reserva de mercado, já que há uma verdadeira indústria que beneficia a OAB, advogados, juízes, promotores, defensores, universidades e donos de cursinhos que fizeram do Exame de Ordem um grande negócio. Diante disso, haverá isenção da Justiça para julgar sua inconstitucionalidade? Os cursos de Direito devem ser repensados e divididos por áreas de atuação. Quem confiaria num advogado que atua na área Administrativa para defender um réu num Tribunal do Juri, a despeito da OAB assim o permitir? Por que a OAB não credencia advogados por especialização, submetendo-os a exames periódicos ao invés de simplesmente aprová-los em um só exame? Pode a OAB assumir as funções constitucionais do MEC e impedir o livre exercício do trabalho? As leis e jurisprudências mudam conforme a dinâmica da sociedade, o que impõe a constante atualização profissional. Mas, isso parece não ser preocupação da OAB e o resultado é que os maus advogados - que na época do exame possuíam conhecimento (não prática) e foram aprovados - continuam a ser construídos ao longo do tempo, ao não acompanharem as mudanças das leis. O Exame de Ordem é uma vergonha. Uma afronta à Constituição e ao Estado de Direito. Há outras formas de proteger a sociedade de maus profissionais, mas isso dará à OAB e ao sistema judiciário mais trabalho e menos dinheiro.

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 10:03

Vejo que o Senhor não é só um engenheiro, pois o seu comentário é muito melhor do que muitos advogados de carteira, pois não precisa ser um especialista em direito para enchergar a ilegalidade e a inconstitucionalidade da lei, que está aí para enriquecer de forma ilícita os organizadores deste exame e seus colaboradores. Parabéns

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 11:50

Desculpas José Carlos por escrito a palavra ENXERGAR de forma errada no meu comentário, mas é porque eu fico tanto comentário idiota e sem fundamento que me enchem o saco. Volto a parabenizá-lo pelo seu comentário coerente sobre a matéria.

ALICE PROMOTORA FEDERAL03/03/2011 12:59 Responder

MEUS CAROS ADVOGADOS...SEJAMOS RAZOÁVEIS NAS DISCUSSÕES...NÃO PRECISAM SE OFENDER TANTO..FUI CARTORÁRIA POR 7 ANOS, PASSEI NO EXAME DA OAB, DEPOIS ADVOGUEI MAIS UNS 4 ANOS E COM MUITO ESTUDO HOJE CHEGUEI NO MEU OBJETIVO.SE CADA UM FIZESSE SUA PARTE, TRABALHANDO E/OU ESTUDANDO SERIA MELHOR AO INVÉS DE TROCAREM OFENSAS DESNECESSÁRIAS...

Luiz Dário Rocha Advogado 03/03/2011 13:23

Parabéns Promotora. Não precisamos tecer maiores comentários sobre o assunto. Foi uma pérola seu comentário. Portanto, vamos estudar.

Alice PROMOTORA FEDERAL03/03/2011 15:58 Responder

POIS É DOUTOR LUIZ DÁRIO ROCHA, TIVE A HONRA DE CONHECER O DR. WALDIR TRONCOSO PEREZ, ADVOGADO BRILHANTE, EDUCADO E ESTUDIOSO. APRENDI MUITO, ESTUDANDO E SEGUINDO ÓTIMOS EXEMPLOS.....MAS VOU SIM OPINAR;ACHO QUE EXISTE PÉSSIMAS FACULDADES ....O QUE REALMENTE PRECISA, É MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO, COM PROFESSORES MAIS QUALIFICADOS E QUE PREPAREM OS ALUNOS PARA A PRÁTICA DA ADVOCACIA.MENOS FACULDADES, MAIS QUALIDADE DE ENSINO,LABORATÓRIO FORENSE ADEQUADO, PORQUE NÃO ACREDITO QUE UMA PROVA COM QUESTÕES CONFUSAS E PEGADINHAS PREPARAM OS ALUNOS.ME FORMEI NA USP EM 1997.....E NÃO PAREI DE ESTUDAR ATÉ HOJE.NÃO É UMA PÉROLA, É UMA REALIDADE.....

Luiz Dário Rocha Advogado 03/03/2011 23:38

Mais uma vez, parabéns Promotora. Concordo plenamente com seus dois comentários e, ao contrário do que você possa imaginar, a expressão pérola não foi pejorativa, realmente gostei bastante. A intervenção foi ótima e muito oportuna.

Fernando advogado03/03/2011 16:02 Responder

Sou contra o exame. Melhor explicando: Com o perdão da comparação, a CNH se renova a cada cinco anos. Os advogados submeteriam-se aos exames, de renovação de suas habilitações nas áreas específicas de atuações. Não tenho quaisquer restrições nas aplicações aos exames. Submeteria sem problemas. Valorizaria a classe.

Carlos Zerti Advogado03/03/2011 17:01 Responder

Senhores e Senhoras , quem reclama do exame da OAB, é porque não tem capacidade de ser aprovado !

Edilene Albus sua profissão 04/03/2011 1:58

Desculpe Dr. Carlos Zerti... Discordo veementemente de vossa opinião. Não se mede capacidade com aprovação em provas.

Carina Bacharel em Direito04/03/2011 0:00 Responder

Como muitos, estou lutando pela aprovação na OAB. Acho que a elaboração da prova deveria ser feita mais cuidadosamente em vários aspectos que não pretendo aqui citá-los. Porém, quando leio comentários de alguns e vejo erros gravíssimos de português, só chego a uma conclusão: A matéria de Português deveria ser inserida na prova da Ordem.

EDUARDO VIANNA Advogado, pós graduado penal e processo, doutor em ciencias juridicas e funciónário público04/03/2011 13:03 Responder

é incrivel a relação de capacidade e conhecimento que é dada ao exame de ordem, fui aprovado recentemente, mas com tudo posso lhe afirmar que a capacidade de conhecimento não se limita a ELE, comungo de uma amizade que querendo os senhores comprovo, que este amigo que prestou o exame junto comigo não tem a minima qualidade ou qualificação para exercer tal profissão conforme próprias palavras, tanto que não a exerce pois não tem conhecimento para isso, com a palavra os defensores.

Fábio Fonseca advogado04/03/2011 15:21 Responder

Fraude em Exame de Ordem da OAB será investigada pelo MPE, decide CNMP http://bit.ly/gcPsw8 e http://mnbdrj.ning.com/ Vídeo Clipe do Exame de Ordem da OAB http://www.youtube.com/watch?v=105nZFiTx3A e http://mnbdrj.ning.com/ Senadores mensaleiros e mercenários do PT defendem Exame Fraudulento de Ordem da OAB http://bit.ly/fmFWpQ e http://mnbdrj.ning.com/

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito 04/03/2011 21:19

O PT, é o partido que a direita gosta, já dizia o Ilustre Senador Darci Ribeiro. A CCJ da Câmara aprova um mensaleiro e a OAB fica calada, enquanto os mensaleiros da CCJ do Senado que rejeitaram a PEC, com o fim do Exame de Ordem, a OAB fica satisfeita, porque ela é aliada da ILEGALIDADE, e pagou com o dinheiro dos bacharéis de direito através do seu presidente os mensaleiros da CCJ do Senado. Quem é este Lindberg Farias, que faculdade e que curso ele fez. Ele sempre foi um nitrato de pó de peido misturado com merda e com a ajuda do PT se torna um senador de merda, como foi como Prefeito de Nova Iguaçú. Agora nós estamos vendo para onde está sendo usado o dinheiro arrecadado nos exames e sai de baixo que eles vão gastar muito mais no STF. Abraços

Floriano Queiroz de Oliveira Contador.05/03/2011 2:25 Responder

Acredito que há uma confusão sobre o exame da ordem. O que se discute é sua legalidade quanto aos direitos constitucionais do cidadão. Uma vez formado não deveria passar por tal prova para exercer a profissão. Com excessão da advogacia, nenhuma outra profissão precisa de exame de suficiência. Quanto a formação academica de má qualidade, compete ao MEC fiscalizar as instituições.

DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO ADVOGADO05/03/2011 12:46 Responder

Aos desavisados, o Exame da OAB, é para saber, se o cidadão, sabe ou não o direito(aprendeu),não(colou na prova)não é um zé mane, que vai sujar o mome dos Causídicos que dependem da profissão, para sobreviver, e não ter apenas mais um diploma, e dizer, passei no exa me da Ordem dos Advogados do Brasil, é facil, agora eu sou \\\"dotor\\\" e sai por ai a fora, fazendo barba- ridades Jurídicas e sujando o nome dos bons advogados, porque na verdade, são \\\"Non Sui Juris\\\" e ainda, \\\"Melius Titulum Non Habere Quam Vitiosum\\\" e ainda \\\"Nunquam Emimentia Invidia Caret\\\", deu para entender o bando de \\\"dotores\\\".

Cesar Augusto autônomo e bacharel de direito06/03/2011 10:25 Responder

Voce é advogado ou padre? Haja que tener cujones senhor!

sem nome sem profissão 09/03/2011 21:06

Cesar Augusto... Já estudou para o exame da OAB??? kkkk. Ou vai ser ETERNO bacharel de direito??

juarez de Mello Rosa Bacharel em direito07/03/2011 9:56 Responder

Diante de tantos comentarios,só tenho a dizer ,está ordem é o quarto poder no País.

Edson Veríssimo Machado Empresario16/07/2011 16:18 Responder

EXAME DA ORDEM- QUE ORDEM? Diante da polêmica nacional sobre a obrigatoriedade do exame da ordem para o graduado em direito poder exercer sua atividade profissional eu resolvi dar minha opinião expressa publicamente, embora não tenho ligação alguma a qualquer das partes. Sou membro do CREA-RS. A impressa divulgou que foram mais 110.000 inscritos no último concurso da OAB. Se considerarmos que 110.00 vezes 200 reais, tiramos um total de Vinte Dois Milhões arrecadados pela Ordem dos Advogados do Brasil, genitora e responsável. Conforme noticiado também, apenas nove mil e poucos inscritos conseguiram aprovação num total de mais de cem mil inscritos em todo o nosso país, ou seja, aproximadamente nove por cento foram aprovados apenas. Eu não sou contra um órgão de classe arrecadar muito dinheiro, não sou. Provavelmente a OAB se fizer quatro concursos durante um exercício, Cem Milhões de Reais serão arrecadados aproximadamente durante apenas um ano. O exame da OAB está sendo exigido há muitos anos, provavelmente estes valores arrecadados já estão computados para orçamentos futuros. Eu sou contra aos responsáveis pelo ensino em nosso país ( MEC ) deixarem que tais práticas e atitudes , cerceiam os direitos livres e soberanos do cidadão os quais acreditam em nossa carta magna. Um cidadão que cursa um curso de direito por cinco anos, com todas as dificuldades que lhe são impostas durante todo esse tempo, não deve ser punido dessa forma ilógica e travestida de preceitos ditados por um órgão o qual se considera acima da lei. Se apenas nove por cento dos graduados em direito conseguem habilitarem-se para trabalharem legais em sua profissão atualmente, porque deixarem para pós-conclusão de curso fazerem uma análise soberana e super-rígida sobre todos os formandos. Então não precisa mais curso de graduação (vamos economizar), estuda-se direito por conta própria e submete-se ao exame da ordem, aprovado, será um profissional. De nada adianta os responsáveis pela OAB culparem a fraqueza das faculdades de direito pelo baixo índice de aprovação no exame da própria ordem. Os demais conselhos de classes jamais culpam as faculdades inerentes e dos demais cursos os quais possam produzir péssimos médicos, engenheiros ou outros profissionais. Porque a OAB se acha superior sobre as demais? Porque os digníssimos Ministros do Supremo não dão guarida a tais reclames justos que lhes são impostos nos tribunais de todo o Brasil? Será que o clube está se fechando cada vez mais? Será que além da boa arrecadação produzida pela grande repetência, os graduados estão sendo colocados como ?descartáveis\\\" para o atual momento, não é possível repartir as fatias do bolo com todos aqueles que foram convidados para a festa? Bem. Eu atribuo a responsabilidade desse descalabro cível aos administradores do ensino em nosso país ( MEC). Cabe a eles repararem as injustiças futuras que advirão se continuarmos nessa prática absurda. Ao MEC cabe analisar quem tem condições ou não de ser um profissional apto para sua profissão, as faculdades de direitos reconhecidas pelo MEC tem o direito e dever de tirar os conhecimentos dos alunos para aprovarem os mesmos. Se a OAB quiser privilegiar seus futuros membros com uma exigência de conhecimentos extremos, que a mesma junte-se ao MEC e promovam provas de avaliação em conjunto desde o primeiro até o último semestre durante todo o curso de direito e em todas as faculdades do Brasil. Não é justo ao estudante cursar durante cinco anos uma faculdade de direito e ficar mais cinco ou mais anos se submetendo a avaliações cada vez mais exigentes, como o que está ocorrendo atualmente. A cada exame da ordem, menor é o índice de aprovação. A cada prova aplicada, mais denúncias aparecem de \\\"pegadinhas\\\". Pegadinhas não produzem análises de conhecimentos, são maneiras de tapar o sol com peneiras para dizer um \\\" não te queremos \\\" de uma forma muito obscura e traiçoeira. Aos responsáveis, está na hora de fazerem justiça aos milhares de jovens que sonham e lutam para exercerem a profissão que escolheram, pois se assim continuarmos dessa forma (negando-lhes seus direitos), certamente num amanhã muito próximo ninguém mais saberá ao certo se estudar direito nesse país dará o direito de dizer: EXAME DA ORDEM-QUE ORDEM?. Edson Machado - Empresário - edson@mardigrasbrazil.com.br 13/07/2011. Publicado no Jornal A GAZETA DO SUL em 15/07/2011

A. M. Silva Consultor Jurídico e Imobliário25/06/2013 17:09 Responder

Nem sou contra a prova, mais de que se tornou um meio de ganhar dinheiro, tanto com o valor absurdo da prova, bem como dos cursos que são ligados provavelmente a OAB, as faculdades que teriam que ministrar esses cursos num valor bem menor, no entanto são cursos separados, geralmente administrados por pessoas ligadas a OAB, pode isso? Logo a prova tem sua indignidade por trás dela. Tudo bem que tem um custo, mais como nesse país tudo é superfaturado, porque a OAB não prova quanto paga para que essa prova seja aplicada, será que alguém não está levando algum por fora? Infelizmente nesse país rege assim... \\\"Algum $ por fora\\\", então senhor OFIR, seja transparente no valor cobrado da prova e os conchavos com os cursos. Prova sem corrupção. Universidades assumam essa função de ministrar o curso para a OAB.

A. M. Silva Consultor Jur?dico e Imobli?rio25/06/2013 17:27 Responder

Ainda opino. como pode um simples curso intensivo de direito te dar um meio de passar na prova, porque essa discrepância? Conheço alguns advogados com OAB que não sabem nada sobre andamento processual, nem fazer uma conta-razão e outros meios recursais, a prova nem prova nada, aprova para ter a carteira oficial, entretanto não dá respaldo para a continuação da carreira. Outras profissões só precisam de estágios, porque o advogado que nem lida com a vida direta de seu cliente tem de fazerem a prova. Tanto mostra em outras profissões que precisam serem trazidos de fora, e advogados importados pode ser? Muitos dos grandes juristas e muitos dos que passaram pelo STF, STJ, STT (Nicolau) e outros com Procuradores dos Municípios, Estados até da União, nunca fizeram prova da OAB. Porque agora tem de fazer os novos Bacharéis, que estudam em livros escritos por muitos que nem fizeram a prova da OAB, que notório isso! Que coisa mais inusitada nesse país que nesse ponto está sem história, qual o numero da OAB de Rui Barbosa, Cândido Mendes, Carneiro Ribeiro, Evaristo de Morais, Pontes de Miranda,Teixeira de Freitas, Sobral Pinto, Pimenta Bueno, Miguel Reale, Pedro Lessa e outros. Bem como qual o nº da OAB do sr. Ofir, quando ele fez a prova? Podem me dizer? Obrigado pela diferença de hoje com os que estudaram direito. Direito diferente.

A. M. Silva Consultor Jurídico e Imobliário25/06/2013 17:34 Responder

TRANSPARÊNCIA PARA SABER O VERDADEIRO VALOR DA PROVA DA ORDEM, POIS É MAIS CARO QUE UM CONCURSO PARA O TERCEIRO GRAU, MOSTRE O VERDADEIRO VALOR DESSA PROVA CARÍSSIMA. PROVE ESSE VALOR. QUANTO COBRA NA VERDADE A FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS? É ISSO TUDO R$ 200,00 POR CANDIDATO? MOSTRE EM NÚMEROS. \\\"AUDITORIA JÁ NA ORDEM\\\".

A. M. Silva Consultor Jur?dico e Imobli?rio25/06/2013 17:37 Responder

QUEREMOS CPI DA ORDEM, CADÊ? DEVE ESTAR ENGAVETADA, REJEITARAM A PEC, TUDO BEM, MAIS A CPI NÃO PODEM REJEITAR, CPI JÁ!

A. M. Silva Consultor Jurídico e Imobliário25/06/2013 17:45 Responder

DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO - você deve ser daqueles que adora ser chamado de doutor, nem que seja dotor mesmo, logo os melhores advogados são que fazem falcatruas como temos visto nos noticiários, que armam com seus clientes, no caso dos empréstimos em todo país, que se acham que sabem demais, são egoístas, opulentos, com o ego mais que todos e até truculentos, sabichões, mais tem bacharéis que sabem que muitos desses. Porque não lutamos para o políticos seja pelo menos um que tenha o ensino médio para serem chamados de autoridade. Lute por isso tá! Deixe de se achar melhor que os outros só porque tem uma carteira da OAB, desça desse pedestal e trabalhe, seja humilde e cuidadoso para com seus colegas. Classe desunida a começar pelo senhor seu dotorzinho.

A. M. Silva Consultor Jurídico e Imobliário25/06/2013 17:49 Responder

DR: JOÃO LUÍS ALBERTINO - você deve ser daqueles que adora ser chamado de doutor, nem que seja dotor mesmo, logo os melhores advogados são que fazem falcatruas como temos visto nos noticiários, que armam para com seus clientes, no caso dos empréstimos em todo país, acham que sabem demais, são egoístas, opulentos, com o ego mais que todos e até truculentos, sabichões, muitos até ignorantes, contudo tem bacharéis que sabem que muitos mais que esses tais. Porque não lutamos para que os políticos sejam pelo menos um que tenha o ensino médio para serem chamados de autoridade? Lute por isso tá! Deixe de se achar melhor que os outros só porque tem uma carteira da OAB, desça desse pedestal e trabalhe, seja humilde e cuidadoso para com seus colegas. Classe desunida a começar pelo senhor seu dotorzinho.

Conheça os produtos da Jurid