CCJ aprova PEC que convoca revisão constitucional em 2007

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (0)




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (10) a admissibilidade de proposta de emenda à Constituição que convoca uma Assembléia de Revisão Constitucional. De acordo com a PEC 157/03, do deputado Luiz Carlos Santos (PFL-SP), a assembléia, formada por deputados e senadores, deverá ser instalada no dia 1º de fevereiro de 2007.

O texto aprovado foi na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Michel Temer (PMDB-SP). A proposta estabelece a maioria absoluta de cada Casa, em votações separadas, como quorum de aprovação do texto, que deverá passar por dois turnos de discussão e de votação. Apenas a discussão será em sessão unicameral. No texto original, a aprovação se daria com maioria absoluta em votação reunindo todos os integrantes da assembléia, deputados e senadores. "Até por homenagem ao princípio federativo não se pode reduzir o valor do voto dado pelo senador como representante do seu estado", argumenta Temer.

Referendo

O substitutivo também determina que um referendo popular a ser realizado no primeiro domingo de junho de 2007 é outro pré-requisito necessário à promulgação do texto da revisão constitucional. A assembléia terá o prazo máximo de 12 meses para os trabalhos. A PEC autoriza ainda a realização de revisão constitucional a cada dez anos.

Luiz Carlos Santos aponta como necessária a revisão devido ao caráter detalhista da Constituição de 1988. Atualmente, afirma o autor da PEC, torna-se imprescindível que o texto constitucional seja modificado a cada governo que se elege.

Tramitação

Com a decisão da CCJ, será formada comissão especial para analisar a proposta. Caso seja aprovada também nessa instância, a PEC será votada pelo Plenário, com quorum de três quintos dos deputados e em dois turnos. Só depois disso tramitará no Senado.

Propostas relacionadas:

- PEC-157/2003

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-pec-que-convoca-revisao-constitucional-em-2007

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid