Casal consegue reconhecimento de filho nascido em útero de outra mulher 1

O Juiz Da Vara de Sucessões e Registros Públicos de Florianópolis, reconheceu a paternidade e a maternidade pretendidas por um casal em relação a uma criança nascida por inseminação heteróloga.

Fonte: TJSC

Comentários: (2)




O juiz Gerson Cherem II, da Vara de Sucessões e Registros Públicos da Capital,  reconheceu a paternidade e a maternidade pretendidas por um casal em relação a uma criança nascida por inseminação heteróloga, que se desenvolveu em útero de outra mulher, irmã do pai. O caso chamou a atenção pelo ineditismo.

 

Segundo os autos, um casal realizou inseminação artificial e, mediante a cessão do útero da irmã do futuro pai, gerou uma criança. Para garantir o registro da criança aos pais, já que a gestação ocorrera no útero de outra mulher e a documentação do hospital indicava a tia como sendo a mãe, o juiz determinou a realização de exame de DNA. Entretanto, além do útero cedido, veio a saber-se que a criança era fruto de inseminação heteróloga - foi gerada com o sêmen do pai e o óvulo de uma doadora anônima.

 

Para resolver a questão, primeiramente o magistrado invocou dois princípios constitucionais: o da dignidade da pessoa humana, aplicável mesmo antes do nascimento, e o da igualdade entre homens e mulheres. Em seguida, com uso de analogia, recorreu ao Código Civil, em vigor desde 2002, o qual dispõe em seu artigo 1.597, V, que “Presumem-se concebidos na constância do casamento os filhos: havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que tenha prévia autorização do marido.”

 

O código não autoriza nem regulamenta a reprodução assistida, mas apenas constata a existência da problemática e procura dar solução ao aspecto da paternidade. “Toda essa matéria, que é cada vez mais ampla e complexa, deve ser regulada por lei específica, por um estatuto ou microssistema”, enfatiza Cherem II.

Palavras-chave: Maternidade Paternidade Barriga de aluguel inseminação heteróloga

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/casal-consegue-reconhecimento-de-filho-nascido-em-utero-de-outra-mulher-1

2 Comentários

pedro barros Advogado18/08/2010 20:32 Responder

Pretendo analizar o caso com o maior respeito ao julgado, onde, a primeira vista, há um triângulo gerador do feto, com aparente presença de diferentes DNA. O caso requer, por complexo, carece de uma maioranálise.

viniciussantiago@lopessantiago.com.br sua profissão28/11/2010 4:35 Responder

Bom

Conheça os produtos da Jurid