Campanha da OAB em defesa do Exame de Ordem

Um instrumento fundamental para garantir a qualidade dos trabalhos prestados pelo advogado na defesa dos interesses do cidadão. É assim que a OAB Nacional define o Exame de Ordem

Fonte: OAB Nacional

Comentários: (5)




Um instrumento fundamental para garantir a qualidade dos trabalhos prestados pelo advogado na defesa dos interesses do cidadão. É assim que a OAB Nacional, bem como suas 27 seccionais, definem o Exame de Ordem, instrumento garantidor do preparo profissional para o regular exercício da advocacia.

A exemplo do que ocorre no início de cada nova legislatura do Congresso Nacional, a Ordem reafirma sua defesa ao Exame. “Trata-se, essencialmente, da defesa e da proteção do cidadão contra os profissionais sem qualificação para atuar”, afirmou o presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Leia, abaixo, o texto da campanha pela manutenção do Exame de Ordem, elaborado pela diretoria nacional da OAB:

Exame de Ordem e a proteção da sociedade

A preservação dos direitos das pessoas depende da adequada orientação jurídica e da apropriada demanda judicial, tarefas do advogado. O Exame de Ordem objetiva impedir a atuação profissional de quem não possui o mínimo conhecimento técnico e, dessa forma, proteger o cidadão de injustiças e prejuízos irreparáveis.

Ninguém será privado de bens e de liberdade sem o devido processo legal, sendo assegurada a ampla defesa. Tal princípio constitucional se torna letra morta diante de uma atuação profissional deficitária, incapaz de articular com precisão a tese jurídica necessária à proteção do cidadão contra agressões a seus direitos e interesses.

O aparato jurídico do Estado é composto por profissionais concursados. Juízes, integrantes do Ministério Público, delegados de polícia e advogados públicos são submetidos a rigorosa seleção. O advogado do cidadão também deve ser aprovado num teste de conhecimento mínimo, sob pena de inexistir a necessária paridade a presidir a distribuição da justiça.

Essencial ressaltar que não há curso de advocacia, mas bacharelado em Direito. A graduação abre oportunidades para diversas carreiras jurídicas, cada qual com um teste seletivo para ingresso. A advocacia não é mais nem menos importante que as demais carreiras. Todos os bacharéis em Direito, ao ingressar nas faculdades, têm ciência, desde o edital do vestibular, de que o curso não habilita por si só ao exercício da advocacia.

O Exame de Ordem decorre do artigo 5º, § XIII, da Constituição Federal. Ali está estabelecido que "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". E a legislação existe. É a Lei 8.906, de 1994, declarada constitucional por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal. Os juízes da Suprema Corte consideraram que a advocacia é profissão que pode trazer prejuízos graves a terceiros, razão por que o legislador fica autorizado a instituir o exame para medir a qualificação para o exercício profissional.

No Exame de Ordem brasileiro não há limite de vagas para aprovação. Nem se inibem as tentativas do bacharel para conseguir superar a prova: ele pode prestar tantos exames quantos quiser até atingir a nota mínima exigida. Não há arguição. Trata- se de uma prova com 80 questões objetivas e outra que consiste em apresentar uma petição profissional e com perguntas de ordem prática, na área do Direito escolhida pelo examinando.

Não se pode deixar de observar que o Brasil não é o único país a exigir um teste de conhecimento para advogados. Inúmeros outros adotam o exame de admissão para ingresso na carreira, muitos com etapas mais rigorosas que as nossas, como Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Japão, China, México e Chile.

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas revelou que a ampla maioria dos bacharéis é favorável à sua permanência. Essa é também a opinião de professores de Direito e de diretores das boas faculdades, que não querem ser niveladas por baixo. Os cursos que primam pela qualidade aprovam quase todos os alunos e bacharéis logo na primeira submissão ao exame.

Em cada Exame de Ordem é aprovada uma média de 20 mil pessoas. Com a realização de três exames anuais, 60 mil novos advogados começam a atuar por ano no Brasil, mais que uma França de profissionais da advocacia. Temos 850 mil advogados, perdendo apenas para os Estados Unidos e superando em muito a média mundial.

Em 2013, o Brasil teve 95 mil concluintes do curso de Direito; sendo que neste ano foram 64.501 aprovados no Exame de Ordem. Ou seja, 67,89% dos que se formam conseguem aprovação e se tornam advogados.

Numa visão meramente mercantilista, mais rentável seria o fim do Exame de Ordem, pois a OAB passaria a ter milhares de novos inscritos, pagando uma anualidade média de cerca de R$ 800. Uma arrecadação quase bilionária.

Palavras-chave: OAB Exame de Ordem Defesa Campanha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/campanha-da-oab-em-defesa-do-exame-de-ordem

5 Comentários

Helio Jorge silvino de lima Bacharel Direito23/04/2015 20:16 Responder

Isto é uma vergonha a OAB esta mostrando a incompetência dela, e também, a grande preocupação com a falta da mina de ouro que pode acabar e deve acabar, pois isto para nós Bacharéis Direito é uma verdadeira escravidão e exploração. Vamos todos juntos por fim nesta escravidão, já esta na hora.

Helio Jorge silvino de lima Bacharel Direito23/04/2015 20:16 Responder

Isto é uma vergonha a OAB esta mostrando a incompetência dela, e também, a grande preocupação com a falta da mina de ouro que pode acabar e deve acabar, pois isto para nós Bacharéis Direito é uma verdadeira escravidão e exploração. Vamos todos juntos por fim nesta escravidão, já esta na hora.

carlos santos autonomo23/04/2015 21:08 Responder

Rapaz, duvido muito que o Cunha coloque esse projeto de Lei para votação..já tenho minhas dúvidas se isso não passa de politicagem... É notório que a cada dia, nota-se uma sociedade limitada, alienada e amantes de si próprios, Sinceramente, para eles tanto faz, para os políticos, isto é palanque... Quantos aos bacharéis, parece que nem existem, porque apesar de tantas queixas das provas desse EXAME, ou melhor da correção deles, não se vê manifestação proporcional ao que se noticia...

Maria de Lourdes de Moura Fialho advogada23/04/2015 23:13 Responder

Sou contra o exame da ordem. Não é este exame que irá qualificar o advogado.

Adenaldo Advogado05/05/2015 16:26 Responder

Perfeito o texto da OAB. Com algumas exceções, quem é contrário ao exame da Ordem é geralmente o indivíduo que faz a prova insistentemente e não consegue passar. Fica magoado, não aceita as limitações pessoais de cunho técnico ou psicológico, então passa a atacar o exame.

Conheça os produtos da Jurid