Câmara vota hoje punição para quem fizer denúncia falsa contra candidato

A punição é estendida a quem, ?comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral?, divulgar ou propalar o fato falso por qualquer meio ou forma

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O Plenário da Câmara dos Deputados se reúne nesta quinta-feira (8) em sessão extraordinária marcada para as 11 horas, para votar a proposta que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral.


O Projeto de Lei 1978/11, do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), muda o Código Eleitoral (Lei 4.737/65) para punir com reclusão de dois a oito anos, além de multa, quem acusar injustamente um candidato a cargo eleitoral de prática de crime ou ato infracional. A punição vale para quem acusar sabendo que a vítima é inocente e quando for identificada a finalidade eleitoral da acusação.


A punição é estendida a quem, “comprovadamente ciente da inocência do denunciado e com finalidade eleitoral”, divulgar ou propalar o fato falso por qualquer meio ou forma. O regime de urgência para a votação do projeto foi aprovado ontem pelo Plenário.


Brasil e Irã


Também está na pauta do Plenário o acordo assinado entre Brasil e Irã para acabar com a necessidade de visto em passaportes diplomáticos. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1411/13.

Palavras-chave: direito eleitoral denúncia falsa candidatos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-vota-hoje-punicao-para-quem-fizer-denuncia-falsa-contra-candidato

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid