Câmara aprova cotas para negros em concurso públicos

Proposta do governo não inclui vagas no Legislativo e no Judiciário

Fonte: Exame

Comentários: (2)




O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros que assim se declararem na inscrição.


O resultado da votação foi de 314 votos a favor, 36 contra e seis abstenções. A matéria vai para análise do Senado. A reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três. De acordo com o texto, a reserva de vagas a candidatos negros deverá constar expressamente nos editais dos concursos públicos, que deverão especificar o total de vagas correspondentes à reserva para cada cargo ou emprego público oferecido.


Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Durante a discussão do projeto na noite de hoje, chegou a ser colocada a possibilidade de se estender a cota de 20% para os cargos comissionados do Executivo. A proposta, no entanto, não teve apoio e foi derrubada.


A discussão no plenário teve momentos mais acalorados em que opositores e favoráveis ao estabelecimento dos percentuais para negros se alternaram nos microfones. "São hipócritas, demagogos, quem defende o projeto", afirmou da tribuna o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). O deputado Silvio Costa (PSC-PE) também criticou. "Como é que a gente pode qualificar este País tendo a cor como bandeira? Isso é demagogia pura".


Apesar das queixas, a maioria apoiou a votação da matéria. "As cotas dos não negros, nós sempre, negros, convivemos com elas, porque não foram para a escola nossos filhos, não foram para a universidade nossos filhos; eles não tiveram nenhum cargo que nós pudéssemos achar que era um cargo digno do seu conhecimento. Essa é a cota com a qual nós convivemos", afirmou Benedita da Silva (PT-RJ). "Nós vivemos num país onde a cor da pele discrimina, sim. Nós vivemos num país onde a grande maioria da população pobre é negra, onde as chances de disputa são menores, as chances de igualdade são menores", acrescentou Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Palavras-chave: direito constitucional cotas para negros

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-aprova-cotas-para-negros-em-concurso-publicos

2 Comentários

joao novais servidor p?blico27/03/2014 20:00 Responder

Isso é que chamo do verdadeiro apartheid ou apartáid brasileiro. Pois com isso, subjugam um povo, uma raça ou etnia, numa verdadeira segregação racial. Esta que todos já sabemos pelos dados do IBGE, que é mais de 60% da população brasileira, segundo estes dados nossa população é sim negras, em sua maioria. Daí cotas pra que?????, puro instrumento politiqueiro, não é isto que nosso povo preciso, mais sim, de justiça social, melhores escolas, melhor saúde, melhor segurança pública, melhor condições de vida ao povo, e não fazer discriminação politiqueira, dizendo com isso que o negro é incapaz por si só, o que não é verdade, são tão ou mais capazes que os ditos branco, vou aqui citar dois exemplos; Joaquim Barbosa, hoje {infelizmente}, presidente do STF, a mais alta corte Brasileira, (não tenho a menor simpatia por ele) mais é um exemplo de que se der oportunidades somos todos iguais Segregar, não foi e nunca é dar oportunidades, é intitular estes de burros e incapazes. O outro exemplo; É o ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan. Ambos ocupa ou ocupou, lugares de mais destacado no mundo. Daí são estes, loirinhos de olhos azuis não é mesmo!!!!! acorda povão...é só politicagem barata...Bandeira política vil e barrela, pra enganar os menos informados. Nesse sentido, as únicas cotas que deveria prevalecer, a meu juízo, seria pros alunos de escolas públicas e privadas, proporcional, em números se 50 %, 60% ...70% for das escolas públicas a mesma proporções das vagas nas universidades, e faculdades, na proporção de cada regiões, onde está o campus, pra não haver concorrências desleais. O resto é só bandidagens políticas, é o mesmo que ?tapar o sol com a peneira? como diz o dito popular artigão. Pois estes, os políticos, já sabem, que isto não passa de bandeira pra angariar votos...só isto?nada a ver, com justiça social com coisas sérias

IUSTUS REGNUM Ensaiante de Filósofo e de Poeta28/03/2014 0:05 Responder

\\\"Enquanto os homens exercem Seus podres poderes Motos e fuscas avançam Os sinais vermelhos E perdem os verdes Somos uns boçais...\\\" (Caetano Veloso) De fato, esta coisa esdrúxula de cotas racistas, de quaisquer espécies, é coisa de naçãozinha boçal, burra, néscia e imbecil!!!

Conheça os produtos da Jurid