Cabeleireira é presa em Cumbica por crime de injúria racial

Fonte: Globo.com

Comentários: (0)




A cabeleireira Lucimar da Silva foi detida na manhã desta terça-feira (21) no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, sob acusação de injúria racial. De acordo com informações da Polícia Federal e da assessoria de imprensa da Infraero, ela teria chamado de "negrinha" a estagiária de turismo da Infraero Naira Liura de Oliveira, de 21 anos.

A estagiária participa do projeto Welcome to Brazil, criado para prestar apoio aos turistas estrangeiros que chegam ao país. Segundo a delegada da Polícia Federal, Regiane Martinelli, Lucimar chegou por volta das 10h de um vôo de Madrid e queria furar a fila da Receita Federal.

Lucimar ficou irritada quando a estagiária da Infraero pediu para ela respeitar a fila. "Ela se insurgiu, gritando. Falou várias palavras de baixo calão e começou a dar atributos desqualificadores sobre o país", comentou a delegada. "Ela a chamou de negrinha, entre outras palavras. O fato foi presenciado por todos que estavam no local", disse a delegada.

A cena deixou irritados os passageiros que estavam no saguão. A passageira Leila Alexandre da Silva perdeu seu vôo para Porto Alegre para servir como testemunha do caso. Segundo a delegada, a cabeleireira ainda tentou atenuar o impacto da ofensa. "No caminho, ela falou que usou a palavra vaquinha, como se a palavra fosse menos injuriosa, mas a esta altura o dano moral já havia ocorrido", comentou a delegada.

Lucimar está detida na Polícia Federal em Guarulhos, onde vai passar a noite. Ela será transferida para um Centro de Detenção Provisória (CDP), mas o juiz que for designado para acompanhar o caso pode determinar o valor da fiança para o crime de injúria racial, que é considerado de menor poder ofensivo que o crime de racismo. A pena prevista para quem pratica a injúria racial é reclusão de 1 ano a 3 anos, além de multa.

A delegada disse que o incidente não tem relação com os atrasos no vôos ocorridos por causa do controle do tráfego aéreo e que é normal haver filas para fiscalização da Receita Federal naquele horário por causa da coincidência dos desembarques.

Palavras-chave: injúria

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cabeleireira-e-presa-em-cumbica-por-crime-de-injuria-racial

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid