Busato: salário deve ser condigno para todo servidor público

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (6)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, disse hoje (23) ser favorável a um ?salário condigno? para os parlamentares brasileiros, que buscam isonomia com os vencimentos dos ministros do Supremo Tribunal Federal. ?Mas queremos um salário condigno também para aqueles servidores que ganham muito mal neste País, como os professores do ensino público, os médicos da saúde pública, os policiais, os defensores públicos, entre outras categorias pagas com dinheiro do contribuinte e que ganham verdadeiras migalhas diante responsabilidade que encaram?, afirmou o presidente da OAB, em entrevista.

Na opinião de Roberto Busato, para fazerem jus a um aumento de seus vencimentos, os parlamentares deveriam retribuir à sociedade brasileira ?um trabalho igualmente condigno?. Ele considera que essa retribuição ?poderia se dar na forma de leis para melhorar o perfil da distribuição de renda do País e de salários decentes para os funcionários públicos que prestam importantes serviços à população e são muito mal remunerados?.

O presidente da OAB disse defender salários condignos para detentores de mandatos do Legislativo, bem como para membros dos Poderes Judiciário e Executivo, ?mas não se pode descuidar de uma política de salários justos também para os servidores públicos e nem do salário mínimo que, além de inconstitucional, é uma vergonha nacional?.

?Entendo que o funcionário público deve ganhar um salário condigno até para que possa estar livre de qualquer tipo de chamativo à corrupção e outros desvios de conduta. Portanto, a justa remuneração é válida e eu entendo que deve haver também uma contribuição no exato termo do vencimento, uma retribuição na forma de trabalho voltado à sociedade brasileira?, frisou Busato na entrevista.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/busato-salario-deve-ser-condigno-para-todo-servidor-publico

6 Comentários

André Ricardo Policial24/02/2005 1:48 Responder

Estou totalmente de acordo com o artigo, porém os Médicos, Bombeiros e Policiais, não recebem sálario de acordo com a função que exercem, além de as vezes colocar recursos particulares para poderem desempenhar o serviço com o máximo de qualidade para a população. Isso se estende aos demais cargos públicos.

Cláudio deSanta Anna Militar da ativa/Bacharel em Direito24/02/2005 3:52 Responder

Salário mínimo, utopia constitucional; Salário dos parlamentares, vergonha nacional;esse tal de busato deve ser candidato nas próximas eleições, lamento a defesa do aumento salarial desejado pelos parlamentares, entretanto há um pouco de luz, digamos uma penumbra na defesa da reposição salarial a certas categorias do funcionalismo, mas somente a algumas.

Elcio Quintanilha Enfermeiro24/02/2005 10:19 Responder

O presidente da OAB está correto ao falar que as várias categorias merecem salários dignos, porém somente os integrantes do legislativo podem aumento a própria categoria. Os demais viem na penúria.

jose roberto da silva funcionario publico24/02/2005 12:40 Responder

Parabéns Presidente da OAB, alguém tem que alertar, falar aos quatro cantos do mundo a verdadeira realidade salarial do funcionalismo neste país. Será que o GOVERNO LULA, pensa assim?

Alexandre Zaidan Procurador Federal24/02/2005 12:53 Responder

Os argumentos trazidos pelo ilmo. Presidente da OAB demonstram o verdadeiro descaso da Administração Pública nas três esferas com os vencimentos dos seus servidores, o que de fato contribui para a péssima prestação dos serviços públicos essenciais como educação, saúde etc. Creio que só com a mobilização dos servidores, sociedade e instituições sérias comprometidas com o desenvolvimento do país pode mudar essa realidade. Fica aqui o meu apoio à manifestação do Dr. Busato, na crença de um Brasil menos desigual!

Edmilson Alves do Nascimento Sargento do Exército - Estudante de Direito26/02/2005 20:49 Responder

Parabéns Ilustríssimo Presidente da OAB pelo brilhante artigo. Concordo que o salário tem que condigo com o status do profissional, por isso desejo fazer o meu desabafo. Os militares das Forças Armadas tem sido esmagados pelo descaso das autoridades competentes para com a sua estrutura remuneratória. Só para ilustrar o que digo, um Aspirante Oficial do Exército ganha menos que um 3º Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, o cômico neste fato é que ambos recebem dos cofres da União. Outro exemplo é o fato de um coronel do Exército, após 25 anos de serviço percebe em torno de 4500,00 enquanto que um Policial Rodoviario recém admitido ganha mais que um coronel do Exército. A minha indignação é que os militares de todas as Forças estão esquecidos. As autoridades que ora estão no poder e foram perseguidos no período da ditadura, parece que desejam se vingar nos militares que hoje compoem as Forças Armadas, esquecendo que os mesmos têm famílias para sustentar.

Conheça os produtos da Jurid