Bolívia promulga lei que autoriza segunda reeleição de Morales

Medida foi votada no Congresso e teve aval do Tribunal Monstitucional

Fonte: G1

Comentários: (1)




O governo boliviano promulgou nesta segunda-feira (20) a lei que permite ao presidente Evo Morales concorrer a um terceiro mandato consecutivo, para o período 2015-2020, após a medida ser votada no Congresso e receber o aval do Tribunal Constitucional.


O vice-presidente Álvaro García, que preside o Congresso, promulgou a Lei de Aplicação Normativa em nome de Morales, que está nos Estados Unidos.


"Esta lei está abrindo o caminho, dando sinal verde para a candidatura do presidente Evo e do vice-presidente para competir democraticamente nas próximas eleições, em 2014", explicou o ministro da presidência, Juan Ramón Quintana.


Morales foi eleito em 2005 para o período 2006-2011, mas encurtou seu mandato para se candidatar em 2009 para o intervalo de 2010-2015, graças a uma recém-aprovada Constituição. Nela a República foi deixada de lado, dando lugar a um Estado Plurinacional.


O líder da Unidade Nacional (de oposição, centro direita), Samuel Doria Medina, manifestou sua decepção com a sentença e insistiu que Morales irá para o terceiro mandato, e não para o segundo, como defendem seus seguidores.


O debate surgiu em fevereiro passado, coincidindo com uma pesquisa do jornal 'Página Siete', que apontou que "54% estão de acordo com a reeleição de Evo Morales".


Já uma pesquisa do jornal 'El Deber', divulgada no último domingo, mostrou que "41% dos eleitores votariam em Evo Morales, enquanto que 53% não o fariam, se a eleição fosse hoje".

Palavras-chave: Bolívia Promulgação Lei Autorização Reeleição Morales

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/bolivia-promulga-lei-que-autoriza-segunda-reeleicao-de-morales

1 Comentários

Gilberto sua profissão23/05/2013 12:24 Responder

Adivinhem que próximo país aprovará tal aberração. Isso mesmo, \\\"Banânia\\\", o quintal dos PTralhas!

Conheça os produtos da Jurid