Biomédico pode concorrer a vaga de concurso do Exército destinada a farmacêutico bioquímico

A necessidade de formação específica em Análise Clínica, para farmacêuticos bioquímicos, foi considerada ilegal pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Fonte: STJ

Comentários: (34)




O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou os argumentos apresentados pela União em um recurso especial por meio do qual buscava manter a exigência de especialidade para participação em concurso público de admissão para formação de oficiais do Serviço de Saúde do Exército, realizado em 2007. A necessidade de formação específica em Análise Clínica, para farmacêuticos bioquímicos, foi considerada ilegal pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).


O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) ingressou com mandado de segurança no TRF2, requerendo que os profissionais biomédicos portadores de diploma de Ciências Biológicas, na modalidade “Médica”, também pudessem concorrer às vagas do concurso público destinadas à especialidade Farmacêutico Bioquímico – Análises Clínicas.


O pedido do CFBM foi atendido pelo TRF2, que considerou a exigência da especialidade uma violação aos princípios constitucionais da isonomia e do amplo acesso aos cargos públicos. Ao ingressar com recurso especial no STJ, a União alegou que não existia direito líquido e certo para fundamentar o mandando de segurança e que a decisão violava o artigo 1º da Lei n. 1.533/1951 e os decretos n. 85.878/1981 e 88.439/1983.


Ao rejeitar os argumentos trazidos no recurso, a Segunda Turma do STJ considerou que a verificação da existência ou não de direito líquido e certo amparado por mandado de segurança não tem sido admitida em recurso especial.


O ministro Mauro Campbell Marques, relator, ressaltou que o STJ não pode analisar eventual violação à Lei n. 1.533/51 e aos decretos n. 85.878/81 e 88.439/83, tendo em vista que possível transgressão não foi questionada no tribunal federal.

Palavras-chave: Biomédico Vaga Concurso Farmacêutico Bioquímico Ilegalidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/biomedico-pode-concorrer-a-vaga-de-concurso-do-exercito-destinada-a-farmaceutico-bioquimico

34 Comentários

maria bimedicos querem ser bio quimicos30/06/2011 11:16 Responder

Gente, pq esses biomédicos nao fizeram faculdade de farmacia-bioquimica se queriam concorrem a cargo de bioquimico??? Nao entendo, eles fazem essa merda de curso de biomedicina mas no fundo querem ser bioquimicos. Se liguem, vcs só conseguem coisas entrando na justiça. Lástima de profissao

Camila Buchwieser Biomédica 03/08/2011 11:44

Lástima é existir pessoas com esse tipo de opinião. Cada profissão tem sua atribuição, e Biomedicina é TOTALMENTE voltada para Analises Clínicas, diferente de Farmácia...então porque não podemos concorrer ao cargo sendo que desde 1994 já existe uma resolução federal que permite a inclusão de Biomédicos nos concursos do exército?

Carlos Biomédico Biomédico 13/10/2012 2:43

Maria, tenho pena de voce, saiba que para trabalhar, emitir exames, assinar, diagnosticar, realizar controle de qualidade, executar procedimentos em micologia, microbiologia, parasito, bioquimica, hematologia, homonios, imulologia, etc....etc...etc....os Biomédicos estudam ate! famacologia viu querida! existe um ditado que \\\" o medico sem o biomedico so suspeita\\\" entendeu? a bosta da \\\"profissao que voce falou\\\" é fundamental ate pra diagnosticar os seus disturbios hormonais.

Carlos Biomédico Biomédico 13/10/2012 2:46

desculpem os erros! fiquei puto com essa fulana.

Iponina de Souza Farmacêutica 14/10/2012 10:55

Acontece, q farmácia existe a muito mais tempo q biomedicina... podem concorrer, desde q tenha isso em edital e quem faz o edital é q decide quem vai concorrer ou não, paciência. Qdo tiver vagas para Biomédicos, podem concorrer tranquilos.

Iponina de Souza Farmacêutica 14/10/2012 10:58

Isso mesmo, inventaram uma profissão agora ficam brigando com todo mundo... Desde tempos remotos são: médico realizando o diagnosticos e Farmacêuticos dando o devido tratamento... isso é milenar.

Lucrécia Gonçalves Alves Biomédica 19/10/2012 0:21

Devemos respeitar todas as profissões felizmente ou infelismente vivemos em um mercado competitivo que sobre saí aquele q tiver mais preparado e habilitado para o cargo. A biomédicina é um curso sim muito bonito é um orgulho sim ser biomédica ..mas assim como todos nos dedicamos ao curso e estatisticamente os biomédicos devido seu preparo ardo da profissão é o que estão se destacando nos concursos ..por isso xiuuuuuuuu...respeite !!! A competição existe e se vamos concorrer é que somos muito bem nisso ...

Fernanda Caetano sua profissão 01/12/2012 1:13

nao onde que farmaceticos dão o devido tratamento....quem passa o remedio é o medico. entaõtb nao era pra ter farmaceuticos atuando no campo da pesquisa (o q mais tem), pq o curso deles não é voltado pra isso...affz

ritter silva Biomédico 24/02/2013 1:04

Pessoas com argumentos vagos e insustentaveis como os seus contribuem para as divergencias de entendimentos sobre direitos adquiridos e reconhecidos em lei. Por esse motivo temos meios juridicos que garantem e reconhecem a igualdade de deveres e direitos entre os cursos de biomedicina , farmacia e bioquimica, portanto cara colega vai estudar... deve estar com medo da concorrencia .

Jackson CONTADOR Contador 27/03/2013 10:15

Lástima é não ter competência para provar na prática que é superior aos Biomédicos. Aproveitando, que juramento foi o seu? Não contemplava ÉTICA?

R.Oliveira Biomédica09/02/2012 2:33 Responder

Por qual razão tamanho estresse Senhora Maria?Desculpe mas estamos preparadas para exercer a função a qual está em questão, então por qual razão não exercê-la? Não diga lástima de profissão pois isso é uma falta de respeito, todas as profissões têm a sua importância! Não fique com raiva se estamos aptos ao cargo também!

Hermanny!! Biomédico19/04/2012 2:30 Responder

Essa Maria é uma idiota... claro que não queremos fazer Bioquímica e nem farmacia, se tínhamos feito... Pq a gente faz tudo que um bioquimico faz e ainda muito mais... fique na sua tá querida, e se ligue vc sua lesa, sem noção das coisas!!! tu deve ser uma péssima profissional sem classe e ética...

Morgana Biomedica21/10/2012 16:18 Responder

Ambas profissões, tais como biomédico ou bioquímico é fundamental para o diagnóstico laboratorial.. Me admiro essas pessoas, formadas de níveis superior se rebaixar a tanto, a se referir a uma profissão que é tão útil quanto a dela. Querida, Maria.. Saiba que o nosso curso, ou melhor, a nossa grade é de carga horária parecida com a sua, tanto vc, quanto nós, auxiliamos no diagnóstico de doenças, onde é fundamental para o diagnóstico clínico para o médico. Portanto, com sua arrogância e ignorância, se pensa que despreza nossa profissão, esta muito enganada.. Infelizmente, nossa profissão é pouca conhecida, mas nós biomédicos, sabemos muito bem de nossa capacidade, contrário de vc uma pessoa leiga, que de bioquímica não entende nada, além de é claro, muita baixaria.. Imagina, como pessoas assim, não devem ser , profissionalmente!!!!!! # Frustrados!!

Katarina Médica07/11/2012 16:36 Responder

Os biomédicos são profissionais frustrados com sua carreira...pois gostariam de ter passado em medicina e não conseguiram! Essa é a verdade.

Fernanda Caetano sua profissão 01/12/2012 1:16

aiiii tem uns médicos que se acham muito mesmo...affz

ulisses junior coordenador - cursando biomedicina 19/05/2013 13:53

Para uma pessoa que é medica esse comentário foi triste...ninguém é superior a ninguém, pois no final todos somos iguais...antes de falar besteira melhor não dizer nada...

Hiago B. Biom?dico 22/05/2013 1:41

Se a Sr. Katarina se acha melhor com o seu diploma de cinco anos em medicina, mais a sua residência, que espero que tenha feito pelo menos uma especialização para não ser mais uma clínica geral e dizer que leucemia é virose, sinta-se a vontade em realizar os exames de todos os seus pacientes com manualmente como métodos de confirmação e se dê ao luxo de pelo menos saber o que está fazendo e como está fazendo, por que técnicos estamos cheios por ai, temos até médicos que são técnicos, por que esses são treinados para aquilo, nós Biomédicos sabemos o que estamos fazendo por que conhecemos os procedimentos fisiológicos, anatômicos e bioquímicos e colocamos em prática e não guardamos na gaveta junto com o nosso diploma...

Bela Dja Biomédica 22/05/2013 8:50

Eu queria fazer Medicina, mas quando tomei conhecimento de uma profissão (Biomedicina) que podia fazer muito mais pelas pessoas, e não apenas passar vários remédios e vários exames (Medicina), me apaixonei por ela! Coitadas das pessoas que vão ser cuidadas por uma médica sem classe e ética nenhuma!

Caio Andreás Bioquimico 22/05/2013 14:57

Que dó dessa que acha que todos querem ser médicos... kkkkk

Liliane Mendes Biomédica 22/05/2013 17:30

É por causa de pessoas assim que a medicina está precaria hoje em dia.. Por causa de médicos hipócritas que acham que a sua profissão é melhor do que as outras.. Já passei por clínicas e hospitais e o que percebi é que médicos não existem sem outros profissionais da saúde para auxilia-los... Eu fiz Biomedicina por ESCOLHA, NUNCA quis fazer medicina, e se quisesse o minimo que eu teria seria ÉTICA e RESPEITO às outras profissões da saúde!! Isso se essa pessoa for médica mesmo né, se for, lastimavel um comentário desse, deve ser mais uma que se acha e não sabe nada!

Thaise Almeida Biomedica 22/05/2013 19:28

Quem são os médicos hoje sem os diversos auxilios-diagnósticos? Já foi o tempo em que a clínica era soberana. Me espanta uma \\\"profissional de tamanho gabarito\\\" com pensamentos tão medíocres. Se existe a Biomedicina hoje, com certeza é porque os profissionais que já existem não foram capazes de fazer a diferença. Aliás o mercado de trabalho está aí para todos, e nossas conquistas estao apenas começando!!!

jeorge santos medico 22/05/2013 21:23

Você katarina que se diz médica pra fazer um comentário deste com os biomédicos, que também são profissionais da saúde, no minimo você ao invés de amputar um membro inferior vai amputar um membro superior pois não sabe qual a diferença entre os dois e mais talvez qdo prescrever terá que consultar o dicionario medico. respeite os profissionais de seja ele em qual função, pois nos médicos depende de cada um deles, por favor não emporcalhe nossa profissão de medico.

Ana Alawara Biomédica e Futura Médica 25/05/2013 17:36

Katarina, acho q 1º por existir pessoas assim é que as coisas não vão pra frente. Conheço muitos Biomédicos que preferem a área da pesquisa, do que as Analise Clínicas. aqui onde estudo, AcadEmicos de Biomedicina e farmacia se dão super Bem ( rsrs mesmo q superficialmente). Acho q as profissões deveriam ser mais amistosas. pois um profissional sempre depende do outro. (\\\" o medico sem o biomedico so suspeita\\\" ) ... Bom, mas o principal pra mim é o nível de ambição de cada pessoa. . . Se vc quiser passar sua vida td fazendo isso, vai com Deus e muita sorte. Sou biomedica formada, e agora entro na medicina. Minha madrinha academica é uma farmaceutica e sou sua fã nº1. Foi minha orientadora qndo era IC - em fisiologia Cardiovascular, na minha equipe somos em 6: 1 farmaceutico, 1 Biomedico (eu) e 5 academicos de medicina ( comigo). E só 2 Biomédicas (eu mais uma amiga) num Lab. de investigação com 50 pessoas. Entrei na area da saúde para ajudar minhas tias no tratamento do meu avô. E vi muita coisa errada durante esse processo. Como disse vai da ambição da pessoa, eu não quis parar na Biomedicina, entro na Meidicina, mas usando todas as técnicas que aprendi na 1ª graduação para poder me ajudar na precisão dos diagnósticos. Existem muitos médicos que só fazem merda!! assim como Biomédicos, farmaceuticos, os Técns, em todas as areas vai existir um merda!! Se você não tem certeza do que fala, pensa . . .reavalie suas formas de pensar agir . . . Vc deve ser uma filhinha de papai que teve td na mão, e talvez deve ter tido tudo na mão, e assim, como muitas q conheço aqui, só estão fazendo medicina pelo stattus social!! ( se estiver enganada me desculpe, mais gata, reavalie seu modo de pensar, seja mais humilde, sua profissão exije isso!!) Estou aberta a conversas Jvnevesmed@outlook.com

Maurycio Macêdo biomedico 31/05/2013 23:35

kkkk Essa é boa eu nunca quis ser médico sou bastante feliz com minha profissão, alias eu duvido muito que um estudante de medicina tenha feito esse comentario.

Julia Silva Biomédica 18/07/2013 17:07

Concordo plenamente ....ao invés destas pessoas com opiniões idiotas irem estudar e se garantirem, ficam ai falando mal de biomédicos competentes. Médicos são assim mesmo, incompetentes não é atoa que o Brasil está buscando profissionais competentes fora no exterior. Eu acho que os biomédicos amam o que fazem pelo contrario de farmacêuticos e médicos que fazem pelo dinheiro. Que pena destes profissionais.

junior faustino Estudante de biomedicina 01/09/2013 17:13

parabéns pelo seu comentário

REINALDO Barbir FUNC. PÚBLICO 04/04/2014 13:36

Não sou medico, biomedico bioquimico, mas tive a oportuidade e ver essas postagens e verifiquei. muitas besteiras. Voce Médica, acredito que cursou em Univ particular - paga - assim ate eu.. porvor procure se aprimorar na sua prof , acho melhor...talves vc foi bioquimica e deu sorte em pagar seu curso de medicina...

Katarina Médica07/11/2012 16:39 Responder

Os farmacêuticos devem lutar pela sua profissão. É um absurdo comparar uma profissão conceituada com uma mau elaborada (biomedicina).

Larissa Dias Discente em Biomedicina 22/05/2013 1:10

O seu comentário foi infeliz, se eu estivesse no seu lugar apagava-o ligeiramente . Que tipo de Médica é você ? É por esse motivo que o Brasil não vai pra frente, pois é um querendo entulhar os poços do outro, e aí que entra as guerras de profissões , cadê o respeito ? Seu diploma e nada para mim é a mesma coisa . O que adianta ter passado pela faculdade de medicina e não ter aprendido nada com a matéria de Ética ? RESPEITO É O QUE O BRASIL PRECISA, E NÃO DE PESSOAS IGUAIS A VOCÊ , que se formaram não sei pra que , se não exercerão com cidadania e ética .

Juliana Biomédica01/12/2012 1:24 Responder

Katarina, em primeiro lugar, mau é antônimo de BOM e, de modo algum, a biomedicina é MAL elaborada. Quer a simples prova? Os biomédicos PASSAM na prova, o que demonstra total capacidade de exercer a profissão. MUITO mais especializados do que milhões de farmacêuticos que tem currículo generalista, podendo trabalhar com análises clínicas sem nem ter visto micologia clínica e muitas outras matérias como ocorre na UFRJ com o currículo novo, enquanto o biomédico estuda toda a grade direitinho. Quem será que é melhor habilitado agora? Vá se informar melhor sobre a profissão, que é linda e sinceramente, não merece um comentário preconceituoso como esse!

Julia Silva Biomédica 18/07/2013 17:14

Parabéns Juliana!!! É isso mesmo diz que é médica (Katarina) mas até escreve mau errado sem sentido no português... Nossa peço a Deus para nunca cair na mão de uma \\\"médica\\\" tão \\\"estudada\\\" como essa.... Que não sabe nem o português o que dirá consultar alguém coitado dos pacientes. kkkkkkk...

Patrícia Estudante de Biomedicina05/12/2012 18:14 Responder

Sou estudante do Terceiro ano da graduação em Biomedicina, e cada dia me orgulho da minha futura profissão. Tenho pena dos que exercem Farmácia e Bioquímica, pois a cada dia eles conseguem se superar com as tolices que falam da minha futura profissão!!! Muito pelo contrário da coleguinha médica ai em cima, eu escolhi Biomedicina por que amo a pesquisa, não pelo fato de ser reprovada em um vestibular para medicina, já que o mesmo nunca aconteceu! Acho que cada um deveria seguir carreira com o que gosta e deixar de ficar com blasfêmias na opinião não só profissional de cada um, como também a Biomedicina é a minha escolha de vida! AMO o que eu faço!!!

tainara biomedica11/03/2013 13:31 Responder

acho que tudo que estão falando de biomedicina nao passa de dor de cotovelo, pq a biomedicina está tendo cada vez mais espaço no mercado de trabalho e atualmente esta fazendo ocupando cargos de farmaceuticos e tambem de bioquimicos, isso so pode ser arrependimento de nao ter escolhido biomedicina para vida de voces.

Luciano Biomédico30/03/2013 19:40 Responder

Maria...você não deveria está questionando profissão alguma...se existe possibilidade das duas profissões para o concurso a única coisa que vai diferenciar é a sua competencia para aprovação para o cargo...estude e mostre o seu melhor!!!!! até pq quem é competente não perde a razão...#ficaadica

ADRIANA BIOMÉDICA03/04/2013 19:46 Responder

É UMA INFAMIA TÃO GRANDE DE \\\"FARMACÊUTICOS E MÉDICOS\\\" QUE ACABAM SE ACHANDO DEUSES...ISSO TUDO PARA MIM É MEDO DE PERDER O QUE NÃO TEM...MEDO DE CONCORRÊNCIA...RSRSRS ACABA SENDO CÔMITO E MELDICRE A ATITUDE DE PROFISSIONAIS ASSIM ISSO É SE PODEM SER CHAMADOS DE PROFISSIONAIS.

Valquíria Assistente Social18/04/2013 17:56 Responder

Queridos profissionais e pesquisadores da área de saúde.médicos, biomédicos e demais), o tema em debate, deveria com todo respeito enaltecer o estudo, o conhecimento e a dedicação desses profissionais. Saliento que o biomédico dedica horas de sua profissão em prevenção, fundamenta-se que a nobreza de ser biomédico está na busca de soluções para que a população seja mais saudável, menos dependente de médicos e remédios.Prevenir ainda é o melhor remédio, pesquisas realizadas provam isso . A população brasileira é doente, carente e vive sem solução para os problemas sociais. O Ministério da Saúde, deveria exigir a presença do biomédico, nas equipes dos postos de saúde. além dos laboratórios. O biomédico deve ter conhecimento bastante para esclarecer às comunidades sobre as parasitoses e tantas outras doenças adquiridas transmissíveis que os médicos em geral nunca dispõe de tempo para esclarecer à população. Muitos ficam com o paciente apenas 10 minutos, não dando tempo para o devido esclarecimento sobre a doença que o levou a procurá-lo. Assim, tem sempre espaço para os profissionais que são responsáveis e lutam pelo BEM ESTAR SOCIAL. Uma sociedade bem orientado sofre menos.

Adriana Fisioterapeuta02/05/2013 13:34 Responder

Lamentável ver que profissionais do nível dessa Maria, estão no mercado de trabalho e concorrendo a cargos para cuidar de pessoas. Baixo nível e ignorância total. Deve ser uma recém-formada, bancada pelos pais, que nunca trabalhou e não sabe o que cada profissional faz, que cada um tem sua importância e valor. Um depende do outro para que o trabalho dê certo. Ninguém é \\\"dono\\\" de nada!! O que interfere na hora de um concurso público não é o número de inscritos ou concorrentes, é a sua capacidade de conhecimento para responder as questões. Pode ter todos os tipos de profissionais concorrendo, mas se você for realmente bom, a vaga é sua. Não precisa se preocupar e nem xingar os demais. Bizarro! Que vergonha alheia que estou.

Alex estudante22/05/2013 0:56 Responder

Esse povo da farmácia tem é inveja de nós BIOMÉDICOS, se enxerguem falam da gente mais não passam de um bando de balconista...

Júlia Farmacêutica22/05/2013 1:22 Responder

Sou farmacêutica e neste momento me sinto envergonhada em ter como colega de profissão pessoas que são capazes de fazer comentários desse nível. Nobre colega honre o nome da nossa profissão e não tenha medo de concorrência, se o profissional biomédico é desqualificado e se a profissão é desnecessária, a senhora está afirmando de que a nossa também é. Trabalho com biomédicos e sei da competência do profissional, o mercado de trabalho é isso pessoal CONCORRÊNCIA... e não é no grito que se passa em um concurso. #vamosestudargalera

Liliane Mendes Biomédica com muito ORGULHO22/05/2013 17:47 Responder

É realmente lamentável ver médicos e farmacêuticos tentando rebaixar a Biomedicina, e quem é biomédico sabe que é uma piada alguém falar que biomédico queria ser bioquímico!! Mas estou me conformando que pessoas assim existem em todos os locais de trabalho, infelizmente!! Mas posso dizer que convivi com muitos farmacêuticos éticos que veêm a Biomedicina como uma profissão para somar na área da saúde, o que me faz ver que também há pessoas seguras de sua capacidade que não veêm outra profissão como uma ameaça.. Concorrência existe em qualquer lugar, o que importa é o conhecimento de cada um, antes de postarem essas coisas de baixo nível (\\\"profissionais\\\" de outras áreas) pensem que vocês estão se rebaixando e mostrando que nós, biomédicos, somos tão capazes quanto vocês, por isso a preocupação, por que se fosse uma profissão lastimável como disseram aí, nem perderiam seu tempo falando mal da nossa profissão, e sim confiariam no próprio taco!!

Gilma Martins Biomédica com todo respeito22/05/2013 18:17 Responder

É uma vergonha esses tipos de comentários. Acho que todos tem seu espaço, se você é bom no que se formou, ninguém vai tomar seu lugar. Independente da nossa graduação, acho que não é um bom profissional aquele que fica fazendo comentários leigos, sem sentido e desmerecedor. Afinal, no fim de tudo, somos todos iguais perante a Deus!

Thiago Ruan ESTUDANTE23/05/2013 10:08 Responder

Ta com medo? , se prepara a concorrência é forte. O conhecimento do Biomédico vai além de seu pensamento.

Lucas Biomédico23/05/2013 18:47 Responder

Amigos Biomédicos, É com um enorme prazer que falo muito orgulhoso de minha profissão (biomédico). Não tenho o costume de discriminar e muito menos menosprezar outras profissões mas, eu trabalho em um Hospital de grande porte, onde cada um tem seu devido papel (Farmaceuticos, médicos e biomédicos) para proporcionar melhor atendimento e qualidade de vida aos cidadãos. sendo assim já vi muitos erros de médicos, farmaceuticos e até mesmo biomédicos afinal, todos erram ... Já vi diversas vezes médicos ortopedistas marcando procedimentos cirurgicos de grande porte sem realizar TP, TTPA e coagulograma ... ja vi farmacêuticos liberando laudos microbiológicos errados como ex: sendo pseudomonas e liberando E. colli e por ai vai. Então pessoal, vamos parar com essa besteira de discriminação de curso e de profissão... cada um tem que confiar em sí e ter profissionalismo para se destacar entre os demais. Boa sorte a todos. Abraço!

nadja famcêutica25/05/2013 20:27 Responder

sou Farmacêutica com muito orgulho e lamento muito ver tanta baixaria , pois somos profissionais que são de grande importância para a saúde. biomedicina é um curso novo que com toda certeza terá seu espaço, não é tentando diminuir a profissão do outro que conseguirão o seu lugar. vamos respeitar uns aos outros e parar com esse bata boca que não levará a nada

kleber acadêmico em Biomedicina26/05/2013 0:48 Responder

meus caros, não é legal ficarmos discutindo quem é melhor ou pior, acho que o sol brilha pra todos, e a sombra fica pra quem está menos preparado...

Gisely Albertim BIOMÉDICA27/05/2013 16:09 Responder

Muito me admira são profissionais formados de nível superior que ingressaram numa faculdade e tem seu diploma baseado no respeito e ética ficam trocando palavras e desrespeitando os colegas. Nós Biomédicos tem sim nossa importância na pesquisa, na área laboratorial somos profissionais voltados para área de análises clínicas entre outras...não interessando qual curso começou ou não primeiro. Isso é argumento de quem não tem argumentos. Nós Biomédicos ganhamos cada vez mais espaço reconhecidamente. A Maria ..me surpreende saber que existe pessoas com pensamento tão pequeno como vc. Mas acho q isso é medo da concorrência...mas digo que um bom profissional que tem CONHECIMENTO QUE ESTUDA SE ATUALIZA E TEM ÉTICA tem seu espaço garantido no mercado. Então estude não importa quem irá prestar o concurso se vc for capaz e se lhe for merecido vc passa. E quanto a Katarina Médica..também me surpreendi com tamanha ingenuidade..hoje o diagnóstico clínico está cada vez mais necessitando do diagnóstico laboratorial que pretende de outros profissionais. Todo trabalho é em equipe precisamos de interdisciplinariedadeeee!!!

Gisely Albertim BIOM?DICA27/05/2013 16:11 Responder

Muito me admira são profissionais formados de nível superior que ingressaram numa faculdade e tem seu diploma baseado no respeito e ética ficam trocando palavras e desrespeitando os colegas. Nós Biomédicos tem sim nossa importância na pesquisa, na área laboratorial somos profissionais voltados para área de análises clínicas entre outras...não interessando qual curso começou ou não primeiro. Isso é argumento de quem não tem argumentos. Nós Biomédicos ganhamos cada vez mais espaço reconhecidamente. A Maria ..me surpreende saber que existe pessoas com pensamento tão pequeno como vc. Mas acho q isso é medo da concorrência...mas digo que um bom profissional que tem CONHECIMENTO QUE ESTUDA SE ATUALIZA E TEM ÉTICA tem seu espaço garantido no mercado. Então estude não importa quem irá prestar o concurso se vc for capaz e se lhe for merecido vc passa. E quanto a Katarina Médica..também me surpreendi com tamanha ingenuidade..hoje o diagnóstico clínico está cada vez mais necessitando do diagnóstico laboratorial que depende de outros profissionais. Todo trabalho é em equipe precisamos de interdisciplinariedadeeee!!!

Thaís discente de biomedicina30/05/2013 12:27 Responder

Não acredito que perdi parte da minha vida lendo ofensas entre profissionais da mesma área. O Neymar não faria Gol se não fossem sua equipe, nós precisamos uns dos outros.

Maurycio Mac?do biomedico31/05/2013 23:42 Responder

É triste isso eu sou biomédico e tenho grandes amigos Farmacêuticos e tenho muita estima por ele, nó temos que nos unir e trabalhar e lutar para presta um ótimo serviço para a população

CLAUDIA BIOMEDICA15/06/2013 18:22 Responder

Lugar de famaceutico é É TRABALHAR DENTRO DE FARMACIA, o nome ja diz F A R M A C E U T I C O!

CLAUDIA BIOMEDICA15/06/2013 18:30 Responder

Desculpem os erros , mas é revoltante ver pessoas falarem tal mal da profissão que escolhemos!

nadja farmacêutico29/06/2013 20:00 Responder

caríssima Claudia, lugar de farmacêutico não e apenas na farmácia a área e bem mas abrangente, muito mas abrangente que a profissão que você escolheu e a grande diferença entre biomédico e farmacêuticos esta justamente ai , um farmacêutico pode atuar na sua área porem um biomédico não atua em todas as áreas que nos farmacêuticos atuamos .aceita que dói menos

Julia Silva Biom?dica 18/07/2013 17:27

Nadja é nome de gente? kkkkkkkkk....

seu nome estudante de BIOMECINA 23/07/2013 18:32

Eu curso o 4° semestre de Biomedicina e a cada dia me apaixono mais e mais por esse lindo curso. Nadja querida, as duas profissões tem seu valor, e campos de atuação distintos. É muito feio tentar desmerecer a profissão de BIOMECINA. O que se pode notar nesses comentários todos é a falta de respeito e o preconceito da parte de alguns médicos e farmacêuticos contra os BIOMÉDICOS....E isso é ridículo... Respeito é bom, e cabe em todo e qualquer lugar e ocasião.

Julimara Sousa Biomedica01/09/2013 14:45 Responder

Pelo amor de Deus farmacêuticos e médicos se vocês se garantem tanto quanto falam porque tanto medo dessa concorrência de \\\"merda\\\", como falaram, vocês não se garantem não é??? Temos sim o direito gostem ou não e assim como vocês passamos por uma faculdade e mais que vocês somos habilitados a realizar analises clinicas gostem ou não terão de aceitar e respeitar... Falando em respeito por acaso vocês chegaram a pagar uma cadeira na faculdade chamada ÉTICA PROFISSIONAL???? Pois é vocês mesmos estão menosprezando a profissão de vocês com tanto medo dessa concorrência que vocês consideram tão péssima além disso estão matando o nosso país de vergonha é uma lastima existirem profissionais baixos como vocês!!! Obs: (Me refiro somente aos lamentáveis comentários acima). Tenho somente 20 anos, curso o 4º período de Biomedicina com muito orgulho e desde já garanto a todos, que venham mais e mais profissões e cursos os melhores jamais terão medo dos bons e boa sorte pra vocês porque nós vinhemos para ficar!!!

Julimara Sousa Estudante de Biomedicina06/09/2013 11:23 Responder

Pelo amor de Deus farmacêuticos e médicos se vocês se garantem tanto quanto falam porque tanto medo dessa concorrência de \\\"merda\\\", como falaram, vocês não se garantem não é??? Temos sim o direito gostem ou não e assim como vocês passamos por uma faculdade e mais que vocês somos habilitados a realizar analises clinicas gostem ou não terão de aceitar e respeitar... Falando em respeito por acaso vocês chegaram a pagar uma cadeira na faculdade chamada ÉTICA PROFISSIONAL???? Pois é vocês mesmos estão menosprezando a profissão de vocês com tanto medo dessa concorrência que vocês consideram tão péssima além disso estão matando o nosso país de vergonha é uma lastima existirem profissionais baixos como vocês!!! Obs: (Me refiro somente aos lamentáveis comentários acima). Tenho somente 20 anos, curso o 4º período de Biomedicina com muito orgulho e desde já garanto a todos, que venham mais e mais profissões e cursos os melhores jamais terão medo dos bons e boa sorte pra vocês porque nós vinhemos para ficar!!!

Felipe Biomedicina10/09/2013 19:49 Responder

Lamentável, lastimável, inaceitável e indeglutível saber que há pessoas sem o mínimo de ética profissional. Que se ensoberbam no diploma adquirido, tal diploma que foi totalmente custeado pelos pais, onde passaram seis anos de suas vidas hipócritas sem investirem um único tostão para manterem os seus cursos de medicina. O recalque da farmacologia é que um biomédico é muito mais preparado para análises clínicas, pesquisas celulares, estudos científicos voltados à saúde do que um farmacêutico preparado para desenvolver uma \\\"AS\\\" manipulada num quartinho qualquer de uma farmácia popular.

Mayara Cristina Estudante de biomedicina12/09/2013 16:27 Responder

Pra quem é totalmente leigo e não sabe a história da profissão ta ai : O curso de BIOMEDICINA surgiu, quando diversas Escolas de Medicina propuseram a formação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área médica. Então é graças ao nosso curso que a medicina é o que é hoje. E todos os profissionais devem trabalhar em harmonia e conjunto. Lembrando que temos total preparação para exercer esse cargo, já que temos habilitação para análises clínicas e muito mais...

Maria Cláudia Biomedica07/05/2014 11:08 Responder

Todas as profissões estão interligadas auxiliando no diagnostico e tratamento preciso e adequado para o paciente e cuidar da vida que é o bem maior.Não é justo que o farmacêutico exerça atribuições inerentes a profissão de biomédico. Uma vez que dedicamos todo o período da graduação e especializações na melhor forma de diagnóstico, e dizer com convicção que linfoma de hodgkin não é dor muscular, diagnóstico liberado por um farmacêutico, onde não se verificou e nem identificou os resultados dos exames detalhadamente, ou por falta de conhecimento. O medico tratou meu amigo com \\\"problema na coluna\\\". Enfim, o farmacêutico tem o conhecimento, obvio, não tão intensificado como a gente. Uma vez que não estamos dividindo nossas atenções com dose medicamentosa, efeitos, mecanismo de ação e segue-se os demais.

Maria Cl?udia Biomedica07/05/2014 11:19 Responder

É obrigação nossa saber que linfoma de hodgkin não é problema muscular e que leucemia não é virose. Filha de uma amiga minha faleceu de dengue hemorrágica , exame liberado por um farmacêutico informando que a menina estava com uma infTodas as profissões estão interligadas auxiliando no diagnostico e tratamento preciso e adequado para o paciente e cuidar da vida que é o bem maior.Não é justo que o farmacêutico exerça atribuições inerentes a profissão de biomédico. Uma vez que dedicamos todo o período da graduação e especializações na melhor forma de diagnóstico, e dizer com convicção que leucemia não é uma infecção bacteriana, a medica sem conhecimento, sem experiência entupiu a menina de antibióticos. Até a mãe, sem conhecimento acadêmico sobre, suspeitou de dengue, menos os médicos. Não são todos os farmacêuticos nem todos os médicos. Mas quem fala o que quer escuta o que não quer. Cada macaco no seu galho. É o mesmo que mandar um pedreiro construir um arranha-céu, com planta, cálculos, estudo de solo e etc. Sabe a pratica não a técnica do negocio.

Conheça os produtos da Jurid