Atraso no pagamento de parcelas de financiamento não gera danos morais

Motorista autônomo pretendia obter indenização por dano moral em razão da inscrição de seu nome no cadastro nacional de inadimplentes

Fonte: Jornal Jurid

Comentários: (0)




A 2ª Câmara de Direito Comercial do TJSC negou provimento ao recurso interposto por um motorista autônomo, que pretendia obter indenização por dano moral em razão da inscrição de seu nome no cadastro nacional de inadimplentes, promovida pela instituição financeira com a qual contratou o financiamento de um caminhão semipesado.


Ao analisar a contenda, o relator, desembargador Luiz Fernando Boller, ressaltou que, quando da lavratura do protesto, o carreteiro estava inadimplente, o que legitimou a negativa de crédito em sua origem. Ademais, segundo o magistrado, após a regularização da pendência, incumbia ao próprio interessado obter carta de anuência junto à financeira credora, a fim de solicitar a baixa do apontamento.


Além de tal providência não ter sido adotada, o motorista, esclarece o relator, "jamais honrou na íntegra os termos convencionados com a financeira, sempre realizando o pagamento dos valores devidos em datas diversas daquela ajustada, com isto evidenciando descaso com o cumprimento de seu compromisso contratual".


O apelante obteve, apenas, a declaração de inexistência do débito originador do aponte, permanecendo obrigado ao pagamento proporcional das custas e honorários sucumbenciais. A decisão foi unânime.


Apelação Cível nº 2014.035595-3

Palavras-chave: direito civil indenização por danos morais financiamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/atraso-no-pagamento-de-parcelas-de-financiamento-nao-gera-danos-morais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid