Arafat está em coma reversível, diz enviada palestina

PARIS - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP),Yasser Arafat, permanecia em coma nesta sexta-feira no hospital militar francês, onde está internado há uma semana, em meio a vários relatos sobre a gravidade de seu estado de saúde.

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




PARIS - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP),Yasser Arafat, permanecia em coma nesta sexta-feira no hospital militar francês, onde está internado há uma semana, em meio a vários relatos sobre a gravidade de seu estado de saúde. O líder de 75 anos está internado na unidade de terapia intensiva do hospital militar francês Percy, a natureza exata de sua enfermidade continua desconhecida. A porta-voz da delegação palestina na França, Leila Shahid, afirmou nesta sexta-feira que o Arafat está em coma 'entre a vida e a morte", mas negou que o líder palestino tenha tido morte cerebral.

Aumentando a incerteza em torno do estado de saúde de Arafat, dois altos funcionários do governo dos EUA, citados pela rede CNN, disseram que o líder palestino está sendo mantido vivo por aparelhos, enquanto autoridades da França, Israel e Egito negociariam com a família de Arafat e com assessores dele os preparativos para o enterro do dirigente.

Arafat sempre manifestou o desejo de ser sepultado em Jerusalém, cidade sagrada para muçulmanos, judeus e cristãos. No entanto, o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, rejeitou categoricamente a possibilidade de que isso possa acontecer.

Em Paris, em entrevista à rádio francesa RTL, a enviada palestina a Paris confirmou a gravidade do estado de saúde de Arafat.

- Hoje podemos dizer que Yasser Arafat, em seu estado de saúde e com sua idade, está em um cruzamento crítico entre a vida e a morte - afirmou - Mas posso garantir a vocês que ele não teve morte cerebral - disse.

- O coma de Arafat é reversível. Os médicos disseram que ele pode ou não despertar. Arafat não está em absoluto em estado de morte cerebral, asseguro. Ele está em coma, não sabemos de que tipo, mas é um coma reversível, porque foi anestesiado para a realização de exames a fim de determinar seu diagnóstico, que ainda não foi estabelecido. Os exames mostram que os órgãos vitais estão em funcionamento - completou ela.

Shahid descartou a possibilidade de Arafat renunciar ao cargo de presidente da Autoridade Palestina.

- Não há razão. Por que renunciar? - perguntou ela na entrevista. - As instituições palestinas contam com um vice-presidente para todos os postos ocupados por Yasser Arafat, e o vice-presidente vai assumir se necessário.

Uma autoridade do alto escalão palestino declarou que o primeiro-ministro palestino, Ahmed Qorei, um moderado, havia assumido alguns dos poderes de segurança e na área de finanças. Arafat não indicou qualquer sucessor e havia relutado anteriormente em ceder quaisquer poderes.

Ela disse que quando o presidente da França, Jacques Chirac, visitou Arafat na tarde de quinta-feira no hospital, o líder da ANP abriu os olhos e sorriu. Mas destacou que ninguém pode dizer se foi uma reação mecânica ou se realmente reconheceu Chirac e acrescentou que ela mesma não estava neste momento na unidade de conhecimentos intensivos.

Na tarde de quinta-feira, o responsável pelos serviços sanitários do Exército francês afirmou em comunicado, redigido em respeito à discrição exigida pela esposa de Arafat, Suha, que o líder palestino não havia morrido, rebatendo informações que circulavam na imprensa mundial sobre a morte do líder palestino.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/arafat-esta-em-coma-reversivel-diz-enviada-palestina

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid