ANS divulga índice de avaliação das operadoras de planos de saúde

Segundo os dados, cerca de 63,5% das empresas possuem avaliação boa e muito boa, subindo 17,2% em relação a 2009

Fonte: Último Segundo

Comentários: (0)




A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta segunda-feira (2/12) a nota das operadoras de planos de saúde. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2013 mostra que o número de operadoras com avaliação boa e muito boa subiu de 17,2%, em 2009, para 63,5%. As que tiveram a pior avaliação passaram de 29,8% para 3%.


Quanto à distribuição dos beneficiários entre as operadoras, o número de usuários em operadoras bem avaliadas passou de 43,6% para 74%, e de 6% para 0,5% naquelas com nota mais baixa.


O índice varia de 0 (pior) a 1 (melhor) e avalia quatro áreas: assistência ao usuário, rede das operadoras, situação econômico-financeira e a satisfação dos clientes. Ao todo, são analisados 33 indicadores. Foram avaliadas todas as operadoras em funcionamento no ano de 2012.


De acordo com a coordenadora de Qualidade e do Conhecimento da ANS, Andréa Lozer, o resultado reflete um maior cerco às operadoras mal avaliadas. “Qual o fenômeno que a gente tem: mais beneficiários em operadoras mais bem avaliadas pela ANS e o resquício, o número de beneficiários em operadoras que não estão tão bem avaliadas, está bem menor. Isso é um dado importante que demostra a ação regulatória da ANS. As operadoras ruins, ou pior avaliadas no programa, estão saindo do mercado. E as operadoras que estão ficando são as operadoras mais bem avaliadas”.


De 2009 para 2013, o número de operadoras de planos médico-hospitalares em atividade no país diminuiu 27%, caiu de 1.203 para 878. Já a quantidade de beneficiários aumentou 19%, passando de 41,2 milhões para 49 milhões. Entre as operadoras exclusivamente odontológicas, a queda foi 26%, de 433 para 320; com crescimento de 77% de usuários, que saltaram de 7,9 milhões para 14 milhões.


O diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da agência reguladora, Leandro Reis Tavares, explica que a avaliação anual do desempenho tem como objetivo aumentar a transparência do setor de saúde suplementar, promover o aprimoramento contínuo das operadoras, fornecer subsídios para o consumidor fazer a escolha e estimular a concorrência do setor.


“A gente percebe um esforço grande do mercado em uma tentativa de aderir aos preceitos, às recomendações e às exigências do órgão regulador com o objetivo de atender às necessidades do consumidor, porque a gente tem que lembrar que essas empresas existem porque o consumidor necessita delas, e, para tal, a gente percebe que essas empresas vem buscando aderir ao que a agência exige”.

Palavras-chave: direito do consumidor planos de saúde assistência

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ans-divulga-indice-de-avaliacao-das-operadoras-de-planos-de-saude

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid