Aneel deverá explicar metodologia da cobrança das tarifas de energia

Comissão questiona Aneel sobre cobrança indevida de R$ 7 bi nas contas de luz entre 2002 e 2009

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A Comissão de Defesa do Consumidor realizará em 15 de junho uma mesa-redonda com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, para obter esclarecimentos a respeito da metodologia de cobrança das tarifas de energia elétrica.


A comissão quer que a Aneel explique a razão da cobrança indevida de R$ 7 bilhões nas contas de luz no período de 2002 a 2009, segundo cálculo do Tribunal de Contas da União (TCU).


Hubner reuniu-se com o presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), na quinta-feira (2). Também estiveram presentes o superintendente de Regulação Econômica e o subprocurador da Aneel, Davi Antunes e Luiz Eduardo Diniz.


Santiago perguntou aos dirigentes da agência se haverá compensação ao consumidor e se a regra foi alterada. A agência atribui a quantia paga a mais pelos consumidores a uma "diferença técnica”, e não a um erro, e não reconhece a necessidade de ressarcimento.


A mesa-redonda também vai discutir o Projeto de Decreto Legislativo 10/11, dos deputados Eduardo da Fonte (PP-PE) e Weliton Prado (PT-MG), que obriga as concessionárias de energia elétrica a devolver aos  consumidores as quantias cobradas indevidamente. O projeto susta o ato 3.872/10, da Aneel, responsável pela legalização da cobrança.

Palavras-chave: Aneel; Direito Consumidor; Cobrança; Tarifas; Metodologia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aneel-devera-explicar-metodologia-da-cobranca-das-tarifas-de-energia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid