1ª Turma mantém recebimento de denúncia contra deputada do Tocantins

Os ministros acolheram os embargos a fim de prestar esclarecimentos à deputada sobre decisão da Turma que, em junho de 2014, recebeu denúncia contra ela por compra de material didático sem licitação

Fonte: STF

Comentários: (0)




Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deu provimento a recurso de embargos de declaração apresentado pela deputada federal Maria Auxiliadora Seabra Rezende (DEM/TO) nos autos do Inquérito (Inq) 3587. Os ministros acolheram os embargos a fim de prestar esclarecimentos à deputada sobre decisão da Turma que, em junho de 2014, recebeu denúncia contra ela por compra de material didático sem licitação.

A parlamentar, também conhecida como Professora Dorinha, foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) pela suposta prática dos crimes de inexigibilidade indevida de licitação (artigo 89 da Lei 8.666/1993) e peculato (artigo 312 do Código Penal), em razão da compra direta de material didático e obras da literatura nacional, realizada em 2003 e 2004, quando ela exercia o cargo de secretária de Estado de Educação e Cultura.

“Cumpre apreciar os embargos de declaração com espírito de compreensão porquanto voltados, em última análise, ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional”, ressaltou o relator, ministro Marco Aurélio, ao observar que a análise dos embargos não representa crítica ao órgão julgador.

De acordo com o ministro Marco Aurélio, no recebimento da denúncia “descabe adotar entendimento sobre elemento subjetivo do crime - se culpa ou dolo - devendo ocorrer a instrução do processo-crime visando a elucidá-lo”. Dessa forma, o relator acolheu os embargos declaratórios, sem eficácia modificativa, apenas para elucidar dúvida quanto ao acórdão.

A decisão foi unanime.

Palavras-chave: Denúncia Deputada Esclarecimentos Compra Materiais Didáticos Licitação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/1a-turma-mantem-recebimento-de-denuncia-contra-deputada-do-tocantins

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid