13º salário: Especialista dá dicas para usar o benefício de forma consciente

O pagamento do décimo terceiro salário é uma excelente oportunidade para colocar as finanças em dia. Especialista dá dicas para planejar de forma consciente o uso do benefício.

Fonte: Marcelo Valentim

Comentários: (0)




Termina hoje, 30 de novembro, o prazo para que as empresas efetuem o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o valor médio do pagamento em todo o país neste ano é de R$ 2.500. O valor a ser recebido por cada trabalhador varia conforme o salário bruto e o tempo de atuação na empresa, por isso, é preciso saber quanto se tem direito a receber.


Marcelo Valentim, diretor administrativo da Eucontabilizo Web, explica: “Quem trabalhou por um ano completo, receberá o valor do salário bruto. Já o restante precisa fazer a conta de quanto irá receber: divida o salário por 12, depois, multiplique o resultado pelo número de meses em que trabalhou até outubro”. O valor total será pago em duas parcelas iguais, onde a segunda deve ser transferida até o dia 20 de dezembro.


Vale lembrar que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito a receber o 13º. A expectativa é que o benefício ajude a injetar R$ 232 bilhões na economia brasileira. Ao todo, 83 milhões de pessoas que trabalham com carteira assinada têm direito a receber duas parcelas do décimo terceiro. Em um momento tão difícil da economia, com inflação em alta e com 74,6% das famílias brasileiras endividadas, usar esse benefício com sabedoria nunca foi tão importante.


Pensando nisso, o especialista da Eucontabilizo Web separou algumas dicas para utilizar o 13º de forma consciente:


Pague as dívidas


O ideal para quem tem dívidas é usar, pelo menos, uma parte do 13º para quitá-las. Com o dinheiro em mãos, dá para negociar os valores. Ainda, priorize o pagamento das dívidas em atraso e com juros maiores. Caso tenha dívidas menores, utilize um valor da quantia para antecipar o pagamento de parcelamentos que representarem boa vantagem financeira, como a redução de juros.


Utilize para as despesas extras do fim de ano


Com a situação econômica atual, muitas pessoas não conseguiram fazer um bom planejamento financeiro, ficando despreparadas para as despesas extras de fim de ano, como férias, festas, viagens e as comemorações natalinas, além dos gastos de início do próximo ano, como IPTU, IPVA e despesas escolares. Utilize parte da renda extra para negociar tudo à vista com desconto, bem como evite entrar em novos parcelamentos. Se possível, opte por presentes e uma ceia mais simples, devido ao aumento dos preços.


Faça uma reserva de emergência


Caso não tenha dívidas, faça uma reserva financeira, guardando o dinheiro para momentos de necessidades e imprevistos. O 13º é uma excelente alternativa para completar ou começar a formar essa reserva. Se preferir, pode definir um percentual do valor a ser separado, utilizando o restante para consumo próprio.


Aproveite para investir


Todo dinheiro extra que entra no orçamento é uma ótima oportunidade para começar a poupar e investir. Neste caso, não existe um investimento perfeito, mas sim opções que são ideais para cada pessoa. “Hoje em dia temos uma lista grande de caminhos que podemos seguir quando falamos de investimento, portanto o ideal é que seja feita uma pesquisa para ver qual se encaixa melhor no seu perfil e no retorno que você procura, se é mais rápido ou a longo prazo, por exemplo”, aconselha.


Monte um planejamento financeiro para 2022


Ainda que grande parte dos brasileiros receba um valor não muito considerável no décimo terceiro, é possível aproveitar para iniciar um planejamento para 2022 e evitar ficar no vermelho. “Para isso, liste todas as despesas que vai ter mensalmente no próximo ano e guarde uma pequena parcela para utilizar pelo menos nos primeiros meses. Ainda que pareça pouco quando dividido, o valor pode ajudar a não precisar mexer no 13º salário no próximo ano”, explica. Também é possível fazer um planejamento para utilizar a quantia para planos como estudos, viagens ou reformas neste ano que está para iniciar.

Palavras-chave: 13º Salário Dicas Uso Benefício Forma Consciente

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/13o-salario-especialista-da-dicas-para-usar-o-beneficio-de-forma-consciente

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid