Secretaria da Justiça e Cidadania realiza palestra sobre os 16 anos da Lei Maria da Penha

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) e de sua Comissão de Violência contra a Mulher, realizará no dia 09/08, das 17h às 18h, a palestra “16 Anos da Lei Maria da Penha e seus desdobramentos nas leis atuais”.

Fonte: Enviado por Caio Siqueira

Comentários: (0)




A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) e de sua Comissão de Violência contra a Mulher, realizará no dia 09/08, das 17h às 18h, a palestra “16 Anos da Lei Maria da Penha e seus desdobramentos nas leis atuais”.


A palestra será ministrada online pela plataforma Zoom pela dra. Cíntia Rosa Dias, advogada especialista em Regime Próprio do Servidor Público e voluntária na ONG Defesa e Cidadania da Mulher da Praia Grande. Marli Parada, Conselheira do CECF, será a mediadora.


Serão abordadas na live a Lei 12.737/2012 - Lei Carolina Dieckmann; Decreto 8.086/2013 - Casa da Mulher Brasileira; Lei 12.845/2013 - Lei do Minuto Seguinte; Lei 13.104/2015 - Lei do Feminicídio; Lei 13.444 /2016 - Lei Contra Tráfico de Pessoas; Lei 13.718/2018 - Lei Pornografia de Vingança, Campanha do Sinal Vermelho; e Lei 14.022/2020 - Registro do Boletim Eletrônico.


Apoio às vítimas


A Secretaria da Justiça e Cidadania mantém uma política pública de constante inovação, calcada no conceito da solidariedade e de responsabilidade pelas necessidades de mulheres em situação de violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, com a missão de promover o exercício da Cidadania e garantir formas alternativas de acesso à Justiça.


Com o objetivo de acolher vítimas de violência doméstica e de estimular as denúncias, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do governador Rodrigo Garcia e do secretário da Justiça e Cidadania Fernando José da Costa, tem implantado os Centros de Referência e Apoio à vítima (CRAVI) e Centros de Auxílio à Mulher (CAM), boa parte nos Centros de Integração da Cidadania (CICs). “É importante que a mulher se sinta protegida pelo Estado, que vá ao CAM e faça seu relato para que possamos auxiliá-la e punir o agressor”, afirma o secretário.


Diariamente, o CAM disponibiliza serviços de acolhimento, proteção e encaminhamento de mulheres para a rede de proteção, inclusive por whatsapp. Em parceria com os postos CICs estão envolvidas diversas instituições do Estado e da sociedade civil com o objetivo de promover o fortalecimento da mulher, o resgate de sua autoestima, sua cidadania, a prevenção e o fim da violência doméstica.


O CRAVI foi criado em julho de 1998 para dar atendimento psicossocial e jurídico gratuito às vítimas e familiares de crimes contra a vida, como homicídio, latrocínio e feminicídio. Na gestão do atual secretário, o número de unidades do CRAVI passou de cinco para treze na capital, grande São Paulo, litoral e interior. 


Serviço:


Palestra “16 anos da Lei Maria da Penha e seus desdobramentos nas leis atuais”


Dia 09/08/2022, às 17h


Entrar na reunião Zoom


https://us02web.zoom.us/j/5106789777?pwd=aEF3L1dNR0s5OUhxb3dKbjBxdnJPUT09


ID da reunião: 510 678 9777


Senha de acesso: 787258


Tópico: Delegada Rose Presidente CECF

Palavras-chave: Palestra 16 Anos Lei Maria da Penha Secretaria da Justiça e Cidadania

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/secretaria-da-justica-e-cidadania-realiza-palestra-sobre-os-16-anos-da-lei-maria-da-penha

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid